Qual a aparência do bagre azul e como é útil, onde é encontrado e receitas

Recentemente, o bagre azul pode ser visto cada vez com mais frequência nas prateleiras das lojas. Este peixe é cada vez mais popular no nosso país, mas nem todos se arriscam a adquiri-lo devido ao seu nome invulgar. Este é um grande peixe marinho com sabor incrível e textura de carne única. O bagre é comum nas águas frias do mar do Hemisfério Norte e é de grande interesse para pescadores e produtores de produtos pesqueiros.


Que tipo de peixe é este

O bagre azul é a espécie mais capturada e comercializada.É parente da perca, mas é membro de uma família própria, o bagre.

Já o filé de bagre é muito procurado pela falta de espinhas e sabor adocicado, além de suculência e teor de gordura. A polpa em si apresenta uma tonalidade branca característica.

Dimensões e aparência

Ao contrário da variedade listrada, a cor deste representante pode variar do cinza ao azul e até marrom. Vive em profundidades de até um quilômetro e meio nas águas do norte do Atlântico, bem como nos mares do Oceano Ártico.

Excelentes exemplares desse peixe podem atingir dois metros de comprimento e pesar até 30 quilos. Aos 5 anos de idade ela inicia o processo de desova, embora seus locais de desova ainda sejam desconhecidos. Além disso, ela é monogâmica durante toda a vida, que é de 14 anos; ela se relaciona com um parceiro para o resto da vida.

Onde os peixes são encontrados?

Os bagres azuis são encontrados nas águas do Atlântico Norte e do Oceano Ártico, especialmente ao longo da costa do extremo leste da Rússia. A pesca comercial mais popular desta espécie ocorre na costa atlântica do Canadá, bem como nos países nórdicos. A Rússia pesca bagre no Mar de Barents.

Como o bagre azul é diferente dos outros?

O bagre pode ser dividido em cinco espécies, e o azul (também conhecido como azul) é apenas uma delas. Cada tipo possui características próprias, por isso você deve se familiarizar com elas antes de comprar na loja.

bagre azul

Os bagres azuis são facilmente reconhecidos pela sua característica cor azul, que os distingue da variedade malhada.

O bagre manchado, também chamado de bagre manchado, é listrado ao nascer, mas à medida que amadurece, essas listras se transformam em manchas.Esta espécie em particular pode ser encontrada nas águas do Atlântico Norte, perto do Alasca, em águas com cerca de meio quilômetro de profundidade, próximo à costa. Esses peixes têm mandíbulas e dentes grandes e salientes, o que os torna intimidantes, e o comprimento do corpo é superior a 1 metro e pesa cerca de 28 a 32 kg.

Os bagres do Extremo Oriente e da enguia geralmente não são consumidos; essas espécies são usadas principalmente pela pele, e não pela carne, por algumas pequenas populações do norte.

Curiosamente, o bagre azul é geralmente capturado em redes de arrasto apenas quando seu comprimento é de pelo menos 50-80 cm, o que sugere que o peixe vive muito tempo - sete anos ou mais, dependendo do habitat.

As características externas do bagre malhado e do bagre azul são semelhantes, pois ambos possuem corpo alongado, boca larga e dentes assustadores projetando-se para a frente. Além disso, ambas as espécies possuem uma cabeça grande com uma mandíbula poderosa usada para abrir mariscos. Os seus habitats sobrepõem-se, uma vez que ambos vivem na parte norte das águas do Atlântico. Sua dieta também é semelhante, pois consiste em águas-vivas, moluscos, crustáceos, cavalos-marinhos e outros equinodermos.

Seu estilo de vida e comportamento também são bastante semelhantes, pois preferem um estilo de vida solitário. Uma característica distintiva de todos os bagres é que todos os seus dentes são substituídos anualmente, mesmo independentemente do grau de desgaste.

Em termos de valor nutricional, estas duas variedades também são iguais, a sua carne é branca, desossada e de sabor ligeiramente adocicado.

foto de bagre azul

Valor nutricional do peixe

A carne do bagre azul, como outros tipos de peixe, é uma fonte valiosa de proteínas e outras substâncias úteis.É rico em microelementos como ferro, zinco, cobre, magnésio, potássio e fósforo. Além disso, a carne do bagre contém vitamina A, vitamina B12, vitamina D e ácidos graxos ômega-3, que têm um efeito benéfico no sistema cardiovascular e ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Porém, vale lembrar que o valor energético da carne do bagre depende do método de cozimento e do tamanho da porção.

A carne do bagre azul tem um valor energético relativamente baixo em comparação com os animais terrestres - 120-130 kcal, mas é importante notar que este número é elevado em comparação com outros tipos de marisco. Isso se deve ao alto teor de gordura: 100 gramas contêm 4,9-5,6 gramas de gordura. 100 gramas de filé contém mais de 17 gramas de proteína.

Propriedades úteis e prejudiciais

O bagre azul ou azul é uma fonte de alimento saudável devido à sua ampla gama de vitaminas e minerais. Este peixe é uma excelente fonte de proteína, pois apenas 300 gramas podem satisfazer as necessidades diárias de uma pessoa.

A carne do bagre azul contém uma série de vitaminas e substâncias benéficas, incluindo:

  1. Proteína: 18 g (36% do valor diário para um adulto).
  2. Gordura: 1,5g.
  3. Vitamina B12: 11,9 mcg (198%).
  4. Selênio: 61,6 mcg (111%).
  5. Fósforo: 276 mg (28%).
  6. Niacina: 4,7 mg (24%).
  7. Riboflavina: 0,2 mg (12%).
  8. Vitamina D: 0,1 mcg (2%).

Estas vitaminas e nutrientes não só promovem uma dieta saudável, mas também melhoram o sistema imunitário, fortalecem a visão e apoiam ossos e músculos saudáveis. Porém, deve-se ter em mente que o percentual do valor diário pode variar dependendo da idade, sexo e atividade física da pessoa.

bagre azul na água

As qualidades benéficas do bagre azul são evidentes em sua composição rica em nutrientes, e avaliações positivas indicam benefícios em uma dieta hipercalórica e valor nutricional. Este peixe é especialmente útil para quem está em recuperação de doenças graves ou cirurgias, bem como para atletas que desejam ganhar massa muscular rapidamente.

Além disso, existem certas condições médicas que exigem o consumo regular de bagre azul. Por exemplo, o alto teor de iodo é benéfico no tratamento de problemas de tireoide. Em geral, as diversas vitaminas e minerais contidos neste habitante do fundo do mar melhoram a visão e curam feridas na pele, além de prevenir o desenvolvimento da aterosclerose e ajudar a eliminar o excesso de colesterol do corpo, ajudando assim a prevenir possíveis problemas cardíacos.

A carne de bagre pode ser preparada de várias maneiras e combinada com vários ingredientes. Isso significa que quem deseja fazer do bagre uma parte regular de sua dieta não se sentirá limitado na ingestão de alimentos, pois poderá desfrutar de alimentos deliciosos e variados, ao mesmo tempo que obtém os nutrientes essenciais de que seu corpo necessita.

Portanto, mesmo aqueles que normalmente não têm um bom autocontrole e tendem a escolher alimentos não saudáveis ​​​​em vez de opções saudáveis ​​​​podem seguir os conselhos de um nutricionista.

peixe-gato

A carne do bagre azul, como qualquer outro produto, nem sempre é saudável e, em alguns casos, até prejudicial.Por exemplo, se você é alérgico a bagre (ou frutos do mar em geral), não é recomendado consumir tal produto, apesar dos benefícios potenciais que já foram discutidos.

Em alguns casos, este peixe pode causar danos à saúde. Muito iodo no corpo proveniente de peixes ricos nesse mineral deve ser totalmente evitado, e o bagre não é exceção. Noutros casos, não é o peixe em si que é perigoso, mas sim os pratos confeccionados com ele, uma vez que algumas pessoas com problemas digestivos não toleram alimentos fritos, picantes ou salgados. É claro que o bagre não é proibido em tais situações, mas ainda assim deve ser cozido no vapor ou fervido.

Recentemente, tem havido um aumento na atividade de pessoas que defendem uma redução no consumo de frutos do mar. Eles raciocinam assim: devido aos esforços insuficientes para reduzir os resíduos despejados nos oceanos, os peixes vivem em águas poluídas e absorvem toxinas em seus corpos, que, quando ingeridas, são transferidas para os humanos.

Especialista:
Apesar das desvantagens da piscicultura artificial, deve-se notar que o bagre azul, que antes nunca era capturado na natureza, ainda não é criado em fazendas. Assim, os consumidores não têm escolha entre peixes selvagens e peixes de viveiro.

Também é importante notar que o bagre tem uma vida útil curta. O peixe congelado dura dois meses, enquanto o pescado fresco só permanece comestível por um dia. Portanto, ao escolher o peixe em uma loja, é preciso ter muito cuidado, pois sempre existe o risco potencial de que ele se estrague durante a exposição.

Quando se trata de bifes ou qualquer outra carne pré-cortada, é uma boa ideia escolher produtos que estejam claramente marcados com prazo de validade. Em um filé inteiro, você pode determinar o grau de frescor - os espécimes frescos têm uma tonalidade branca, não cinza. Ao comprar uma carcaça inteira, procure comprar uma com a cabeça ainda intacta, pois os olhos são um indicador de frescor; Se não estiverem turvos, o peixe está em boas condições. Por outro lado, se a carcaça já tiver sido decapitada, esta pode ser uma tentativa de esconder o seu envelhecimento.

É importante notar que o peixe congelado também estraga. Na verdade, você só pode congelar e descongelar um produto uma vez porque a textura da carne é destruída durante esse processo. Há uma boa chance de que o bagre tenha estragado durante o descongelamento.

Isso é fácil de detectar - se o bagre foi congelado repetidamente, então pedaços de gelo ficam visíveis em seu interior, mas se a carcaça foi processada usando o método correto, parecerá um pedaço de gelo.

bagre azul

Como cozinhar bagre

O bagre azul pode não ser uma iguaria muito conhecida, mas pode ser preparado de várias maneiras e ainda assim ter uma aparência atraente e saborosa. Os métodos comuns de cozimento incluem fritar e grelhar, assar em panela elétrica, escaldar ou cozinhar no vapor.

Bife grelhado

O Bife de Peixe-Gato à milanesa é uma ótima forma de preparar esse delicioso e nutritivo peixe. Aqui está uma receita simples que pode ser feita em uma frigideira.

Ingredientes:

  1. Filé de peixe bagre – 2 unid.
  2. Ovos – 2 unid.
  3. Pão ralado - 1 xícara.
  4. Óleo vegetal - para fritar.
  5. Sal - a gosto.
  6. Pimenta preta - a gosto.

Instruções:

  1. Quebre os ovos em uma tigela e bata-os com um garfo.
  2. Coloque o pão ralado em outra tigela.
  3. Tempere cada pedaço de peixe com sal e pimenta-do-reino.
  4. Mergulhe cada pedaço de peixe nos ovos e depois na farinha de rosca para cobrir todos os lados.
  5. Aqueça uma frigideira em fogo médio e adicione óleo vegetal.
  6. Coloque os pedaços de peixe numa frigideira e frite por 3-4 minutos de cada lado até dourar.

bife de bagre azul

Peixe-gato assado com batatas

Batata com queijo e bagre são uma ótima combinação que pode ser facilmente preparada no forno. Aqui está uma receita que é uma ótima opção para jantar ou almoço.

Ingredientes:

  • 500g de filé de bagre;
  • 4 batatas grandes;
  • 100g de queijo duro;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1/2 colher de chá de pimenta preta;
  • alecrim fresco (opcional)

Instruções:

  1. Corte as batatas em rodelas finas e coloque-as numa única camada sobre uma assadeira untada com azeite. Salgue e apimente as batatas e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus Celsius por 20 minutos.
  2. Enquanto isso, corte os filés de bagre em porções e tempere com sal e pimenta dos dois lados.
  3. Retire a panela do forno e coloque as porções de peixe por cima das batatas. Polvilhe com queijo duro picado e adicione alecrim fresco, se desejar. Retorne a panela ao forno e cozinhe por mais 15-20 minutos até que o peixe esteja cozido e o queijo doure.
  4. Sirva decorado com alecrim fresco e rodelas de limão para realçar o sabor. Bom apetite!

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim