Que tipo de peixe áspide é esse - onde é encontrado o sheresper e o que ele come, tipos e valor da carne

Asp é um representante único dos Karpovidae, o único peixe predador desta família. A espécie tem muitos nomes populares: sheresper, cavalo, grip, belest. A captura de áspides não é fácil, apesar da tendência de se reunirem em grandes cardumes no verão, já que os peixes são extremamente cautelosos. Mas é precisamente por isso que capturar um predador de rio é um prazer especial. Para os pescadores, contamos detalhadamente sobre o peixe áspide: que tipo de peixe é, como pescá-lo, quão saboroso e nutritivo é.


Descrição do peixe

Este peixe é grande, maciço, com corpo alongado e forte.As escamas são prateadas brilhantes, pequenas e não rígidas. A parte dorsal das escamas é mais escura e apresenta tonalidade azulada. E a barriga é prateada clara. Sheresper cresce em média até 50 cm, mas alguns indivíduos podem crescer até um metro. O peso médio de um peixe adulto é de 2 a 4 kg, mas alguns indivíduos podem comer mais de 10 kg.

A cabeça tem um formato interessante: é alongada, com focinho pontudo e boca grande, e o maxilar inferior é curvado para cima, como um buldogue. Os olhos são pequenos, amarelo-esverdeados. As barbatanas caudal, dorsal e pélvica são cinzentas com uma borda cinza escura, e as barbatanas peitorais localizadas nas laterais são avermelhadas. A barbatana dorsal da áspide é semelhante à de um tubarão. Ou seja, quando o peixe sobe à superfície do reservatório, a barbatana fica visível acima da água.

O antigo nome do peixe - sheresper - foi dado a ele por sua capacidade de espalhar amplamente suas nadadeiras. É assim que a áspide se ajuda a pular da água em busca de uma presa.

A expectativa de vida é determinada pelas condições de vida. Em média, uma áspide vive até 10 anos. Porém, nas condições modernas, os representantes da espécie raramente chegam a esta idade, pois, em primeiro lugar, são um peixe comercial desejado por muitos pescadores e, em segundo lugar, a situação ambiental nos seus habitats deteriora-se a cada ano.

Habitat

A espécie é considerada europeia, embora na realidade a sua distribuição seja mais ampla. Asp é encontrada nos rios das bacias do Mar Negro, Báltico, Azov e Cáspio. Populações particularmente grandes são observadas nas bacias do Mar Negro: no Don, Dnieper, Danúbio, Dniester e seus afluentes. Nas regiões do norte da Rússia, a áspide vive nos lagos Pskov, Ladoga e Onega, no Dvina do Norte, no Neva e seus afluentes e no Lago Ilmen.

Os escandinavos também pescam áspide em seus lagos e rios. Populações significativas de peixes predadores são observadas em reservatórios alemães, austríacos e balcânicos.Na região da Ásia Central, o sheresper também é comum: é capturado no Lago Balkhash, nos rios Cáspio Syr Darya e Amu Darya, em vários reservatórios do Cazaquistão e do Uzbeque.

peixe asp que tipo de peixe é esse

A áspide prefere nadar perto da superfície e nas camadas intermediárias da água. A tendência de subir à superfície da água é especialmente observada em peixes em dias claros e quentes, uma vez que os representantes da espécie gostam de calor. E nos dias ruins, a áspide tenta ficar no fundo do reservatório. O sheresper hiberna nas depressões do fundo, passa ali a noite e durante o dia tende a águas rasas.

Canais fluviais de média profundidade, lagos e reservatórios próximos a barragens são os principais habitats da áspide. Este peixe não pode existir em um reservatório com água estagnada e lamacenta, coberta de lama e vegetação aquática. Peixes grandes não conseguirão viver em pequenos rios e riachos. Por ser uma espécie de água doce, a áspide não vive nos mares. Para um habitat confortável para peixes predadores, o reservatório deve ser amplo, limpo, com boa e estável circulação de água e número suficiente de pequenos animais que servirão de alimento.

Dieta

Asp é um lutador predador. Ele não embosca suas vítimas, mas as ataca rápida e furiosamente. Ao descobrir um cardume de pequenos peixes, o predador dirige-se rapidamente naquela direção, salta do reservatório e, antes que as vítimas recuperem o juízo, atinge a água com sua cauda forte. O golpe atordoa os peixes e eles permanecem atordoados por vários segundos. Esse tempo é suficiente para a áspide engolir a vítima.

Apesar de seu estilo de vida predatório, a áspide não possui dentes na mandíbula. Este predador concentra-se em pequenas presas que podem ser engolidas inteiras, para capturá-las utiliza o método de caça específico descrito acima.É por seus hábitos barulhentos de caça, por atacar a presa de cima durante um salto, que a áspide, também conhecida como cereja ou tereh em algumas regiões, recebeu os nomes populares de “cavalo” e “agarrar”.

peixe áspide

Além de peixes pequenos, principalmente gobiões, desolados e espadilhas, o sheresper caça:

  • fritar;
  • vermes de fundo;
  • pequenos anfíbios;
  • pequenos crustáceos;
  • libélulas, mariposas, besouros;
  • larvas de insetos se desenvolvendo na água.

No verão, quando os reservatórios ficam cheios de peixes jovens, as víboras se reúnem em cardumes, escondendo-se todas juntas nas curvas dos canais dos rios para maior comodidade do ataque às vítimas. Embora em outras épocas do ano esses peixes predadores prefiram um estilo de vida solitário. Depois de comer, os predadores descansam nas profundezas e digerem a comida. A áspide se alimenta apenas durante o dia, por isso deve ser capturada durante o dia.

Nos últimos dias de outubro, os peixes vão para as depressões do fundo para o inverno, onde até a chegada da primavera quase não se alimentam, apresentam atividade física mínima e ficam em estado letárgico. Portanto, é inútil pegar um sheresper invernal, você deve pescar esse predador no verão.

Inimigos naturais

Uma áspide adulta é um peixe grande e cauteloso, por isso raramente se torna vítima de outros predadores. As únicas coisas que a assustam são as grandes aves de rapina que conseguem arrancar peixes da água com as garras, por exemplo, águias-pescadoras e águias. Mas as jovens áspides são praticamente indefesas contra outros grandes peixes predadores. Gaivotas e outras aves lacustres e fluviais também capturam peixes jovens.

Mas, é claro, os humanos podem ser considerados o inimigo mais sério da áspide. Pescar um sheresper é o sonho de muitos pescadores que pescam de maio a outubro. Eles pegam peixes predadores com uma vara de pescar com bóia ou vara giratória. Como isca, usam vários seres vivos dos quais a áspide se alimenta: besouros, vermes, larvas.Para a pesca com mosca, são utilizadas iscas artificiais em forma de insetos e pequenos peixes. No verão, período de maior atividade dos peixes, eles os capturam com vara giratória e isca viva com spinner ou wobbler.

As competições de spinning Asp são populares no Ocidente. Eles geralmente são organizados no início da manhã, quando um predador faminto agarra qualquer isca.

foto de peixe asp

Não é difícil determinar como um peixe predador se move ao longo de um rio. Para fazer isso, você precisa ficar atento a respingos de golpes de cauda na superfície da água. Recomenda-se lançar a isca exatamente no local onde o peixe acabou de atingir a água. Após o golpe, a áspide engole a vítima desorientada, e há chance de que ela também morda a isca. O sheresper é forte, depois de fisgado, ele irrompe ativamente. Portanto, para capturar esse peixe é necessário usar equipamentos fortes e confiáveis.

A áspide tem excelente visão e consegue distinguir um peixe vivo de uma isca. Portanto, você deve comprar uma isca o mais realista possível, praticamente diferente de um peixe real. É preciso também levar em conta que uma áspide, nadando na superfície da água, é capaz de distinguir um pescador sentado na praia. Ao perceber que o perigo ameaça, o peixe nunca agarrará a isca, mesmo a mais realista. Portanto, o pescador deve usar um traje camuflado que lhe permita se misturar com a natureza ao seu redor. E durante a pesca, você não deve fazer barulho na costa ou mover-se ativamente.

Reprodução e desova

O peixe torna-se sexualmente maduro aos 4 anos de idade. Nessa idade, a áspide já pesa 500 G. Machos e fêmeas não diferem no tamanho corporal. Esta espécie de carpa desova em cardumes. Depois de um inverno faminto, a áspide fica fraca e exausta, por isso durante a desova ela não caça: simplesmente não há capacidade física para isso.Os peixes desovantes alimentam-se apenas de presas inativas: larvas, crustáceos e vermes. Mas após a desova eles começam a comer.

Um par de peixes em processo de acasalamento nada no fundo de um reservatório. Em um trecho do rio você pode ver uma dúzia de pares de peixes ao mesmo tempo. Pertencentes à família Karpov, as víboras apresentam um caráter complexo durante o período de desova: os machos são agressivos entre si; na luta por atenção, as fêmeas muitas vezes iniciam brigas, causando ferimentos mais ou menos graves aos seus oponentes.

peixe áspide

A desova começa no final de abril e dura vários dias em maio. A temperatura confortável da água durante a desova é de +8-15°C. Não importa quão forte seja a corrente. O peixe é forte o suficiente para nadar contra a corrente. As fêmeas, tendo escolhido uma área com fundo rochoso, arenoso ou lamacento, colocam 100-300 ovos bastante grandes, atingindo um diâmetro de 2 mm, nos caules das plantas subaquáticas. O macho então os fertiliza. Os ovos de Asp são pegajosos, por isso ficam firmemente presos às plantas.

A duração da incubação é determinada pela temperatura da água. Se a temperatura exceder +15°C, a prole poderá ser esperada dentro de 5 dias. Se a temperatura da água for mais baixa, os alevinos eclodirão em 8 dias. E se a temperatura estiver abaixo de +12°C, a prole aparecerá em 12 a 15 dias.

Os alevinos recém-nascidos são pequenos, não ultrapassando 7 mm de comprimento. Eles primeiro se alimentam do conteúdo do saco vitelino em seu abdômen. Em seguida, eles encontram um trecho de um reservatório com corrente tranquila ou uma área rasa e começam a procurar comida ali. Os alevinos se alimentam de plâncton animal. Os peixes jovens crescem rapidamente e durante o verão crescem tanto que no outono há peixes pequenos suficientes.

Número e população

A população deste peixe comercial é pequena devido à mortalidade significativa de animais jovens. As áspides juvenis são frequentemente capturadas em redes de pesca, mas são descartadas como outros peixes “lixo”. O segundo fator no declínio populacional é a poluição da água. O declínio da população fez com que a áspide fosse hoje uma espécie rara e estivesse listada no Livro Vermelho Internacional. A Rússia também está preocupada com a redução do número de espécies comerciais. Em algumas regiões russas, o asp tornou-se tão raro que foi incluído nos Red Data Books regionais, por exemplo, na Carélia.

Devido à redução da população natural, surgiu a questão sobre a criação de sheresper para fins comerciais em reservatórios artificiais. A única dificuldade é que a áspide não gosta de viver em corpos d'água estagnados. Ou seja, os lagos artificiais devem ser feitos de forma que sejam confortáveis ​​para os peixes. Já existem empresários envolvidos na criação de áspides em tanques. E a experiência adquirida prova que quando são criadas condições confortáveis, os peixes ganham peso bem e produzem descendentes ativamente.

foto de peixe asp

Variedades

Existem 3 subespécies de peixes carpas predadores:

  • asp comum, também conhecida como asp europeia, encontrada em toda a Europa;
  • lábios vermelhos - encontrados em rios pertencentes às bacias sul e média do Mar Cáspio;
  • Aral - encontrado exclusivamente no Syr Darya e Amu Darya.

Valor comercial

O Asp é considerado um peixe comercial valioso, pois sua carne tem sabor apurado. Porém, devido ao declínio da população da espécie, a sua captura comercial tornou-se secundária. Antigamente, na Rússia, os sherespers eram capturados ativamente nos rios Urais. E a participação desse peixe na captura total do rio chegou a 80%.

Hoje, a participação da áspide na captura total não ultrapassa 10%, e mesmo assim apenas onde as populações são bastante numerosas. Onde as asp vivem em pequenos números, 1-3% da captura total é capturada. Este peixe é capturado hoje nos rios do sul do Cáspio, em reservatórios e cursos de água do baixo Volga. A variedade de lábios vermelhos é cultivada em fazendas instaladas nos rios do Mar de Aral.

pesca asp peixe

Sobre carne asp

A carne de Sheresper tem teor médio de gordura, mas é excepcionalmente macia, macia e suculenta. Contém grandes quantidades de vitaminas do grupo B, ácido ascórbico, retinol, cálcio e fósforo.

Sheresper é bastante ossudo, por isso é melhor usar peixes grandes e médios. Devido ao alto teor de ossos, o asp é mais adequado para assar, ferver, defumar e secar. Raramente é frito. Quando defumado ou seco, o produto torna-se uma verdadeira iguaria. Sob a influência do sal e da temperatura, os pequenos ossos dos peixes amolecem e tornam-se imperceptíveis quando mastigados.

A áspide seca salgada quase não difere do caro balyk feito de salmão.

O teor de gordura depende de onde e em que época do ano o peixe é capturado. Os exemplares mais gordos são encontrados em grandes rios no outono, porque nesta época do ano o sheresper engorda antes do inverno. Portanto, é preferível que pessoas em dieta usem áspide na culinária na primavera.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim