O peixe-escorpião é um peixe predador que leva um estilo de vida de fundo. Tornou-se difundido nas zonas costeiras do Atlântico Oriental, na costa da Austrália e no Mar Mediterrâneo. Esses indivíduos passam a maior parte do tempo caçando escondidos. Têm um aspecto muito invulgar, que é necessário para se disfarçarem de pedras cobertas de plantas. Os espinhos afiados presentes nas nadadeiras são uma arma formidável.
Descrição do peixe
Os peixes-escorpião são indivíduos pequenos, medindo não mais que 30 centímetros.Eles se distinguem por uma cabeça grande e um corpo curto. A cauda é pequena. Além disso, as barbatanas são bastante grandes e possuem raios desenvolvidos. A barbatana dorsal é dividida em 2 partes por um entalhe. O componente anterior inclui 7 a 17 raios, que se transformaram em pequenos espinhos, o componente posterior contém apenas um espinho.
Além disso, 2-3 espinhos estão presentes na barbatana anal e um em cada barbatana ventral. Cada um deles inclui 2 sulcos ao longo dos quais o muco flui. É produzido por glândulas próximas à base da coluna. Os dentes venenosos das cobras têm uma estrutura semelhante.
O peixe-escorpião contém uma ponte óssea sob o olho. É necessário para proteger a cabeça. Existem também pequenos espinhos nas bochechas dos indivíduos. No entanto, eles não são venenosos. Os olhos dos peixes estão esbugalhados. Nisso eles são semelhantes a sapos e rãs. A boca do peixe-escorpião é grande e, quando necessário, abre-se muito.
Peixes se assemelham a cobras de outra maneira importante. O fato é que esses indivíduos perdem o controle. De vez em quando eles mudam de capa. Em particular, o peixe-escorpião do Mar Negro elimina mensalmente. Como as cobras, ele troca completamente a pele em forma de meia.
No entanto, a principal característica distintiva destes peixes são os múltiplos crescimentos que cobrem o seu corpo. Eles podem se desenvolver em vários graus, desde tufos curtos que lembram musgo até estruturas ramificadas que lembram algas. Além disso, o peixe é caracterizado por uma cor variada.
Muitas espécies de peixes-escorpião têm corpo marrom-avermelhado. Porém, a abundância de pequenas linhas, manchas e manchas torna o padrão muito rico. Devido a isso, o peixe torna-se invisível contra o pano de fundo dos recifes de coral.
O peixe-escorpião rendado é caracterizado por uma cor muito variável. Entre os representantes desta espécie encontram-se indivíduos de diversas cores - vermelho, amarelo, preto.Eles vêm em uma única cor e multicoloridos. Os peixes fêmeas e machos têm a mesma aparência.
O peixe-escorpião não possui bexiga natatória, o que proporciona flutuabilidade ao peixe. Portanto, esse indivíduo é forçado a levar um estilo de vida que vive no fundo do poço. Na maioria das vezes fica no fundo, mas às vezes nada de um lugar para outro.
Esses peixes são predadores que atacam em emboscadas. Esses indivíduos são difíceis de distinguir no contexto da paisagem. Além disso, eles são capazes de se enterrar no solo de forma que apenas os olhos permaneçam na superfície. É por isso que eles são tão convexos.
O peixe-escorpião aguarda sua presa em uma emboscada. Quando a presa aparece, o peixe rapidamente abre a boca e a engole. Como esses indivíduos atacam pequenos animais, eles os engolem inteiros. As vítimas do peixe-escorpião são geralmente camarões, peixes pequenos e cefalópodes - principalmente lulas.
Espécies de peixes-escorpião de águas profundas e caçadores noturnos encontram suas presas devido à linha lateral desenvolvida, localizada na cabeça. Devido a isso, os predadores são capazes de detectar as vibrações da água produzidas pela presa e determinar sua localização mesmo na escuridão total.
Os ovos do peixe-escorpião são colocados em porções na forma de balões de muco. Eles sobem à superfície da água, dividindo-se em ovos individuais. Com o tempo, as larvas emergem dos ovos flutuantes. A princípio eles estão perto da superfície da água. No entanto, à medida que as larvas amadurecem, elas descem para as camadas inferiores.
Habitat
O peixe-escorpião vive nas zonas tropicais e subtropicais do planeta. Muitos desses peixes vivem nas Filipinas, nas ilhas do arquipélago malaio e na Tailândia. Uma das espécies mais setentrionais é o peixe-escorpião do Mar Negro, também chamado de rufo-do-mar. Ela mora no Mar Negro.
Em geral, todos os indivíduos são encontrados apenas em água salgada. Ao mesmo tempo, seus habitats favoritos são áreas costeiras e águas rasas de atóis de coral. Além disso, algumas espécies podem ser encontradas em profundidades de até 2 mil metros.
Esses indivíduos passam a maior parte do tempo imóveis. Eles estão no fundo e esperam pela presa. Ao mesmo tempo, o peixe-escorpião nada raramente e em distâncias curtas. Eles podem fazer rajadas rápidas quando necessário. Esses indivíduos levam um estilo de vida solitário. Alguns dos peixes estão ativos apenas à noite.
Recursos de pesca
Você pode pegar o peixe-escorpião na costa ou em um barco. Neste caso, é necessário nadar até uma profundidade de pelo menos 3 metros. É melhor fazer isso de manhã e à noite. As águas costeiras com corais, conchas e fundos rochosos são adequadas para a pesca. Você também pode pescar peixes-escorpião nas encostas dos recifes de coral.
Seleção de marcha
Os peixes-escorpião vivem nas águas do Mar Negro e em muitos outros. Para uma pesca bem-sucedida, é importante preparar adequadamente o seu equipamento. Neste caso você precisa ter o seguinte:
- linha de pesca com 0,4 mm de espessura;
- chumbada pesando 50-100 gramas;
- trela 0,3 mm, montagem giratória;
- 2 anzóis nº 5-9 – tudo depende da isca utilizada;
- grande flutuador de espuma.
Para capturar o peixe-escorpião na costa, um equipamento flutuante é adequado. Ao mesmo tempo, recomenda-se usar Donka à noite. Como chumbada, você deve usar um fio grosso enrolado em um anel. Deveria ter bordas seladas. Recomenda-se lançar vários donks à noite. Isso deve ser feito a uma profundidade de 40 a 80 metros.
Na pesca de barco, recomenda-se o uso de vara giratória, que possui ponta sensível. Ao mesmo tempo, ele próprio deve ser bastante durão.A reserva de linha na bobina é de 50 metros. Pode ser inercial ou não inercial. Uma chumbada regular pode ser substituída por um reforço em forma de V, cujo comprimento é de 20 a 30 centímetros. Este formato elimina a possibilidade de prender pedras e algas.
Que isca usar
Na pesca do peixe-escorpião no mar, é permitido o uso de diversos tipos de iscas. As opções mais adequadas incluem:
- pequenos caranguejos;
- pedaços de sardinha ou outro peixe;
- camarões;
- mexilhões;
- carne de rapana crua ou cozida.
Técnica de pesca
As características da pesca do escorpião dependem de uma série de fatores - em primeiro lugar, do equipamento utilizado. A utilização de um círculo náutico ou aposta não causa dificuldades particulares. Esse equipamento é geralmente usado para pesca vertical. Ao usar uma vara giratória, você precisa abaixar a aposta até o fundo, tirar a folga para obter tensão e esperar uma mordida. Ao usar um círculo marinho, o anel da corda deve ser abaixado até o fundo. Depois disso, o equipamento precisa ser verificado após 20 minutos.
Se uma vara giratória for usada para capturar o peixe-escorpião, a mordida se manifesta na forma de uma série de puxões curtos. Isto é seguido por um empurrão pronunciado. Se falamos de mordidas em círculo, o peixe simplesmente agarra a isca com avidez e se fisga. Se você perder a mordida de um peixe-escorpião em uma vara giratória, ele arrastará o equipamento para baixo de uma pedra. Neste caso, ocorrerá uma ruptura. Ao usar uma caneca, as coisas são diferentes. Neste caso, a própria presa é detectada. No entanto, uma guia curta evita que o peixe-escorpião se mova para uma fenda ou debaixo de uma pedra. Portanto, a engrenagem não quebra.
Tirar os peixes da água não é difícil. Dificuldades surgem para o pescador quando o peixe-escorpião chega à praia.É imprescindível seguir as regras de segurança com este peixe. É preciso ter muito cuidado ao retirar o predador do anzol. Caso contrário, existe o risco de ficar preso nos seus espinhos venenosos. A injeção com eles causa dor intensa. As glândulas venenosas do indivíduo estão localizadas próximas ao primeiro raio da nadadeira ventral. Eles também estão localizados próximos à base de todos os raios anteriores da nadadeira dorsal e dos três primeiros raios da nadadeira anal.
Existem muitas opções para retirar o anzol da boca deste peixe. Um dos métodos mais acessíveis é pressionar o peixe-escorpião no chão ou no fundo do barco com o cabo de uma vara de pescar, agarrá-lo pelo maxilar inferior com uma pinça e retirar as barbatanas com uma tesoura. Só depois disso é permitido tirar o anzol da boca.
Perigo dos peixes para os humanos
É importante considerar que os peixes-escorpião estão entre os 10 representantes mais perigosos da ictiofauna da Terra. Uma picada de espinho não é fatal, mas é considerada bastante dolorosa. Esses danos geralmente causam dor, inchaço na área afetada e vermelhidão. Em algumas pessoas, o veneno do peixe-escorpião que entra no corpo causa náuseas e vômitos.
Quando um pescador é atingido por um espinho desse predador, é importante determinar imediatamente a área afetada e remover os espinhos de lá. Depois disso, é necessário espremer o máximo de sangue possível da ferida. Então é recomendado lavar a ferida. Para fazer isso, você deve usar água oxigenada ou água do mar.
Características da carne
O rufo do mar é caracterizado por uma carne branca densa e de sabor adocicado. Inclui um pequeno número de pequenos ossos. O produto traz grandes benefícios ao corpo:
- O teor mínimo de gordura e a abundância de componentes úteis fazem da carne do escorpião um produto valioso que pode ser incluído na dieta alimentar.
- Se você comer 100 gramas de peixe, poderá suprir a necessidade diária de cromo do corpo, necessário para manter os níveis normais de açúcar. Além disso, este produto melhora o funcionamento do sistema cardiovascular. Com sua ajuda é possível manter o funcionamento do sistema nervoso e fortalecer a estrutura do tecido ósseo.
- O peixe-escorpião contém muito fósforo, zinco e flúor.
- A abundância de vitamina PP nos peixes torna-o útil para regular os níveis de colesterol. Este elemento fortalece o coração e os vasos sanguíneos, apoia a respiração dos tecidos e melhora a função hepática.
O peixe-escorpião é um peixe bastante interessante que se espalhou por todo o mundo. Seu corpo está coberto de espinhos venenosos, cujas injeções podem levar a consequências perigosas para a saúde. Por isso, é importante ter cuidado ao capturar esse predador.