Receitas passo a passo para fazer geléia de amora sem sementes para o inverno

A geléia de amora tem sabor e aroma muito agradáveis. É adequado para fazer tortas, biscoitos, pãezinhos. Ou você pode servir como sobremesa para o chá.


Características de preparo de geléia de amora

Ao preparar geléia de amora, uma série de características devem ser levadas em consideração:

  • Para garantir que os frutos da geléia permaneçam intactos, o líquido deve ser mexido delicadamente durante o cozimento. Afinal, quando aquecidos, os frutos ficam frágeis e se desfazem facilmente.
  • As amoras têm sementes grandes e duras. Não é necessário retirá-los, mas se não gostar, pode fazê-lo passando os bagos quase prontos por uma peneira.
  • Para realçar o sabor das amoras, você pode adicionar frutas cítricas e temperos à geléia. A principal condição é manter as proporções. Caso contrário, ingredientes adicionais podem interromper o sabor dos frutos silvestres.
  • Para preservar as propriedades benéficas da fruta, a geléia deve ser cozida em fogo alto por pouco tempo.
  • As bagas devem estar maduras para cozinhar. Se estiverem verdes, a geléia ficará azeda.

O doce de amora, preparado levando em consideração as recomendações acima, fica muito saboroso.

Preparação de matérias-primas

Ao escolher e preparar amoras, você também deve seguir uma série de recomendações:

  • Na hora de comprar deve-se escolher frutas maduras, mas firmes. Bagas escovadas ficam muito cozidas. Eles são adequados se você planeja moê-los durante o processo de cozimento.
  • Os frutos silvestres colhidos devem ser consumidos imediatamente após a colheita. Caso contrário, perderão um pouco do suco.
  • Antes de cozinhar, os frutos devem ser preparados - separados, retirados e bem lavados. É melhor mergulhar as amoras em água e escorrer a água com cuidado para não danificar as frutas.

fruta amora

No processo de preparação da geléia, os frutos podem ser esmagados. Mas o prato fica mais saboroso se for preparado com frutas inteiras.

Como fazer geléia de amora

Para fazer geléia de amora você pode usar várias receitas. Vejamos alguns deles.

Uma receita simples para o inverno

Para fazer geléia de acordo com esta receita, você precisa de amoras e açúcar em proporções iguais (1:1). Polvilhe os frutos silvestres com açúcar granulado. Proceda com cuidado para não danificar a fruta. Deixe por 30 minutos para permitir que a mistura libere o suco.Cozinhe por 30-40 minutos em fogo médio, mexendo regularmente.

açúcar e amoras

Em uma panela elétrica

A confeitaria de amora na panela elétrica fica mais suculenta, as frutas não transbordam. Na tigela:

  • Adicione 750 g de fruta.
  • Adicione a mesma quantidade de açúcar granulado.
  • Coloque no modo “Ensopado” e cozinhe por 20 minutos.
  • Depois disso, deixe a geléia esfriar por 20 a 30 minutos.
  • Em seguida, ligue novamente o modo “Guisado” e cozinhe por 40 minutos.

amoras frescas

A geléia deve ser mexida regularmente para evitar que queime. A quantidade de frutas vermelhas e açúcar utilizada pode ser aumentada. Mas neste caso é melhor cozinhar a sobremesa com a tampa aberta.

Com gelatina

Para a receita você vai precisar de:

  • 2kg de amoras;
  • 2kg de açúcar;
  • um pacote de gelatina;
  • 500ml de água;
  • 1 colher de chá. raspas de limão.

amoras em uma jarra

Despeje a gelatina com água quente (use meio copo) e deixe inchar por 15 minutos. Despeje o açúcar granulado nas amoras e deixe na geladeira durante a noite. Pela manhã as frutas vão liberar grande quantidade de suco. Adicione 500 ml de água e raspas de limão às frutas. Transfira para uma tigela esmaltada e cozinhe em fogo médio por 25 minutos. Adicione a gelatina inchada.

A sobremesa resultante é melhor armazenada na geladeira por 2 a 3 semanas, mas também pode ser enrolada em potes.

Sem sementes

Despeje 200 ml de água no fundo da panela e leve para ferver. Adicione 1 kg de amoras e, mexendo regularmente, ferva as frutas por 2-3 minutos. Coloque a matéria-prima amolecida em uma peneira e esfregue com uma colher para retirar as sementes. Adicione 400 g de açúcar granulado, leve ao fogo e cozinhe a geléia até reduzir o volume em 1/3.

amoras em um prato

Com frutas inteiras

Preciso:

  • 1kg de amoras;
  • 1kg de açúcar.

Moa 650 g de amoras no liquidificador até obter um purê homogêneo com sementes. Adicione 500 g de açúcar e leve ao lume. Ferva por 10 minutos e, em seguida, coloque mais 350 g de frutas inteiras e 500 g de açúcar granulado na panela.Cozinhe por mais 10 minutos. O preparo dessa sobremesa leva pouco tempo, por isso as propriedades benéficas das amoras são preservadas.

geleia de amora preta

De amoras congeladas

No inverno, a geléia pode ser feita com amoras congeladas. Não necessita de pré-preparação e pode ser utilizado imediatamente após a descongelação. Polvilhe 400 g de frutas vermelhas com 250 g de açúcar e leve à geladeira por várias horas. O suco deve se formar. Em seguida, triture as frutas no liquidificador e cozinhe por 25 minutos em fogo médio.

Como armazenar a guloseima acabada

Você pode guardar a geléia em potes na geladeira por várias semanas. Mas se o sabor da guloseima mudar ou sua superfície ficar mofada, não é recomendável comê-la.

A geléia, colocada em potes pasteurizados, pode ser armazenada por 2 a 3 anos no porão ou na geladeira. Outra forma de armazenar geléia de amora é embalá-la em recipientes plásticos e colocá-la no freezer. Mas após o descongelamento, o sabor da guloseima pode mudar.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim