A ameixa é uma das melhores frutas para enlatar. A sua principal vantagem é a riqueza de sabor e a capacidade de manter bem a sua forma durante o tratamento térmico. Você pode encontrar milhares de receitas de geléias e compotas de ameixa na Internet, mas hoje dificilmente isso surpreenderá ninguém. O mesmo não se pode dizer das ameixas em conserva - um petisco bastante raro, mas saboroso e, além disso, fácil de preparar.
Segredos culinários
Nem todas as variedades são adequadas para ameixas em conserva.A variedade “Húngara” (outro nome é “Ugorka”) é considerada ideal em termos de sabor e propriedades. Estas ameixas são firmes, com polpa densa e mantêm bem a sua forma durante o tratamento térmico.
Para manter a elasticidade da fruta, adiciona-se conhaque à marinada - em quantidade simbólica (1-2 colheres de sopa por 1 kg de fruta). O conhaque não melhora apenas as propriedades das frutas. Também confere sabor e aroma picantes refinados.
A maioria das receitas contém vinagre. Não há recomendações claras quanto ao seu tipo: você pode usar vinagre de mesa comum ou vinagre de maçã ou vinho, como preferir.
Preparando recipientes e produtos
Na hora de escolher frutas para decapagem, dê preferência àquelas firmes, intactas e não totalmente maduras. Isso evitará que o prato vire um purê. Antes do cozimento, os frutos são cuidadosamente separados, descartando-se os que apresentam indícios de defeitos, os cortes são retirados e bem lavados em água corrente.
Como qualquer preservação, a costura de ameixas em conserva requer a esterilização dos frascos. A esterilização pode ser realizada por qualquer um dos métodos conhecidos:
- no banho de vapor: ferva a água em uma panela, coloque uma peneira ou peneira sobre ela e sobre ela - potes com o gargalo para baixo. Tempo de esterilização – 10-15 minutos;
- no forno: os potes lavados são levados ao forno pré-aquecido a 160 graus e deixados por 10 a 25 minutos, dependendo do volume do recipiente;
- em banho-maria ou forno micro-ondas conforme instruções de operação do equipamento.
Como conservar ameixas em potes para o inverno?
Conservar ameixas secas para o inverno não é mais difícil do que fazer geleia ou compota com elas. Neste caso, pode-se enrolar em potes da maneira usual ou pasteurizar.
Receita simples
A maneira mais fácil de preparar ameixas é mariná-las inteiras, junto com o caroço.
Lista de ingredientes:
- ameixas – 1kg;
- água – 0,75 l;
- açúcar – 1 copo;
- ácido cítrico – 2 colheres de sopa. eu.;
- anis - 1 unid.;
- pimenta preta – 3-5 ervilhas;
- cravo – 3-5 peças;
- canela – 0,5 paus;
- folha de louro – 1-2 peças;
- conhaque – 1 colher de sopa. eu.
Selecione ameixas firmes, semi-maduras e sem defeitos externos, retire os cortes e lave bem. Em seguida, embale bem em potes do tamanho necessário.
Ferva água em uma panela e despeje sobre as ameixas até o pescoço. Deixe a fruta fermentar e esfriar.
Agora despeje a água de volta na panela, adicione os ingredientes restantes (exceto o conhaque) e cozinhe depois de ferver em fogo baixo por 10-15 minutos. Dois minutos antes de retirar do fogo, acrescente o conhaque à marinada.
Despeje a marinada picante preparada de volta nos potes e feche-os da maneira usual: com chave ou tampas de rosca especiais. Seu prato está pronto!
Sem esterilização com especiarias
Você precisará de:
- ameixas – 1kg;
- água – 1 litro;
- sal – 1 colher de chá;
- açúcar – 2 colheres de sopa. eu.;
- pimenta em grão – 12 unid.;
- anis estrelado – 4 peças;
- cravo – 6-8 peças;
- bagas de zimbro – 3-4 unidades;
- canela – 2 paus;
- vinagre de mesa – 100 g;
- endro – 1-2 raminhos;
- raiz-forte - 1 folha.
Prepare a fruta: lave bem, retire os caules, verifique se a fruta está estragada e dura. Corte as ameixas ao meio, não é necessário retirar o caroço.
Em uma panela com água, misture sal, açúcar e temperos: pimenta, anis estrelado, cravo, canela, zimbro - e leve ao fogo alto. Assim que ferver, retire a panela do fogo e despeje o vinagre. Mergulhe as ameixas na marinada preparada e deixe descansar um pouco.
Coloque as folhas de raiz-forte com endro em uma jarra de litro e adicione as ameixas com a marinada.Envie a peça resultante para pasteurização em banho-maria por 10-15 minutos. As ameixas em conserva estão prontas, basta resfriá-las em local fresco e escuro.
Com cravo
Existem muitas receitas para fazer ameixas em conserva com cravo. O cravo está presente em quase todas as receitas salgadas. Mas se você adora o cravo como tempero dominante, esta receita é especialmente para você. Você terá que ter paciência porque o cozimento não é rápido, mas vale a pena!
Então, você precisará de:
- ameixas – 2 kg;
- cravo – 5g;
- folha de louro – 7-8 g;
- vinagre – 200ml;
- açúcar – 600g.
Separe e descasque as mudas de ameixa e lave-as. Adicione as folhas de louro e o cravo ao recipiente de frutas e misture bem.
Em uma panela pequena, misture o açúcar e o vinagre e ferva até que o açúcar se dissolva. Despeje a calda resultante sobre as ameixas e deixe fermentar por 12 horas.
Não se preocupe com pouca marinada. Cada vez sua quantidade aumentará devido ao suco da própria ameixa.
Após 12 horas, escorra a marinada e ferva. Em seguida, despeje novamente sobre as ameixas e deixe por 12 horas. Repita essas etapas cinco vezes.
Antes da última fervura, distribua os temperos uniformemente nos potes, coloque as ameixas neles e regue com a marinada fervente. Enrosque as tampas dos potes e deixe-os em local fresco por um mês.
Regras e períodos de armazenamento
Como qualquer outro tipo de preservação, as ameixas em conserva devem ser armazenadas em local fresco e escuro. Uma cave ou arrecadação é ideal se não estiver quente.
Se as ameixas foram conservadas sem caroço, a conservação é armazenada por 3 anos, mantendo a frescura e o sabor.Se as sementes não forem retiradas durante o cozimento, o prazo de validade é reduzido para 1 ano devido ao ácido cianídrico, que gradativamente começa a penetrar das sementes na marinada.
Se armazenadas adequadamente, as ameixas pasteurizadas mantêm sabor e qualidade por até 1 ano.