Você não surpreenderá ninguém com os habituais pepinos enlatados. Mas se desejar, você pode agradar sua família e convidados se preparar pepinos com canela para o inverno. Podem ser servidos como aperitivo de pratos principais ou em saladas.
informações gerais
Nos tempos antigos, a canela estava disponível apenas para alguns. Hoje em dia esta especiaria é vendida em quase todas as lojas. É usado na culinária, cosmetologia e dietética. Além do tempero agregar sofisticação aos pratos, também ajuda a normalizar o metabolismo do corpo.Portanto, a canela é usada com sucesso em dietas se você deseja perder o excesso de peso.
Normalmente o tempero é adicionado a pratos doces, mas a canela também tem se mostrado bem como ingrediente usado em conservas de vegetais. Entre as diversas formas de preparar pepinos para o inverno, há receitas de enlatá-los com adição de canela, que confere aos pepinos um sabor picante.
Se a canela não evoca um sabor agradável em sua casa, então você não deve experimentar - muito provavelmente, a família não gostará de pepinos levemente salgados de acordo com esta receita.
Salada de pepino
Esta preparação tem um sabor requintado e invulgar. As donas de casa são atraídas pela simplicidade do preparo.
Ingredientes:
- pepinos (de preferência pepinos) - 4 kg;
- 100g de salsa fresca picada;
- 1 cabeça grande de alho;
- 1 Colher de Sopa. eu. canela em pó;
- 10 grãos de pimenta preta;
- 200g de açúcar granulado;
- 80 g (4 colheres de sopa) de sal de cozinha;
- vinagre de mesa - 250 ml;
- 1 xícara de óleo vegetal refinado.
Seque bem os pepinos em água corrente. Descasque os dentes de alho e corte-os em pedaços grandes. Seque a salsa lavada e pique finamente.
Só depois de preparar todos os ingredientes você pode começar a cortar os pepinos. Corte as pontas das frutas pequenas e corte-as transversalmente em rodelas. Pepinos maiores podem ser pré-divididos em duas partes e depois cortados em meias argolas.
Todos os ingredientes, incluindo azeite, vinagre, sal, canela e açúcar, são colocados em um recipiente e misturados delicadamente com salsa. Depois disso, tampe a panela e leve à geladeira por 24 horas.
Depois de um dia, é necessário lavar potes pequenos (0,5 e 1 l), enchê-los com a salada pronta da geladeira e esterilizá-los em uma panela com água fervente por 15 a 25 minutos, dependendo do tamanho. Ao final desse tempo, os recipientes são enrolados com tampas esterilizadas.
Em seguida, os potes são virados de cabeça para baixo e cobertos com uma toalha felpuda até esfriarem, depois são baixados para a adega. Esta salada pode ser servida imediatamente após esfriar.
Pepinos em marinada
Você também pode marinar pepinos inteiros com canela. Esta preservação tem um sabor único e inimitável.
Ingredientes para 5 kg de pepinos médios:
- uma mistura de diferentes variedades de pimenta (preta e pimenta da Jamaica) - 15 unidades por frasco de 3 litros;
- 3 inflorescências de cravo por 1 frasco;
- 2 – 3 dentes de alho por 1 frasco;
- 3 cebolas;
- para cada frasco 1 colher de chá. canela em pó;
- 150g de sal;
- folha de louro - 7 - 8 unid.;
- 250 ml de vinagre.
As receitas de conservas de pepino não fornecem doses precisas de ingredientes. Eles podem ser ajustados a gosto. Por exemplo, você pode adicionar mais cebolas se os membros da família gostarem deste vegetal.
Ao iniciar o enlatamento, deve-se lavar bem os potes e esterilizá-los em banho-maria ou no forno por 20 minutos. Em seguida, os pepinos são lavados com um pano macio em água corrente e suas pontas são cortadas. Cebola descascada e alho são cortados em rodelas.
Especiarias, ervas, cebola e alho são colocados no fundo. Em seguida, os pepinos são dispostos com cuidado e firmeza para que, se possível, não fiquem nichos vazios. A água é despejada na jarra cheia. O líquido dos potes é então colocado em uma panela grande para preparar as marinadas. Adicione o açúcar, a canela, o sal, o açúcar e a folha de louro. A água para enlatamento deve ser purificada, é preferível usar água de poço ou de poço.
Depois que a salmoura ferver, cozinhe em fogo baixo por cerca de 4 minutos, coe e despeje em potes. É melhor colocar o vinagre diretamente na jarra antes de adicionar a salmoura. Depois disso, o recipiente é esterilizado em banho-maria por cerca de 20 minutos.
Terminada a esterilização, o recipiente é lacrado com uma tampa de metal. Os potes quentes são cobertos com uma toalha quente e, depois de esfriarem, os pepinos em conserva com canela são guardados no porão ou no armário do apartamento.
O segundo método de conservar pepinos com canela
Com essa preservação, não há necessidade de esterilizar potes com pepino em água fervente, como exigem receitas anteriores.
Ingredientes:
- 2 kg de pepinos médios;
- 3 colheres de sopa. eu. sal;
- 6 peças. folhas de cereja e groselha;
- 70g de vinagre 9%;
- guarda-chuvas de endro na proporção de um para cada frasco;
- 1,2 – 1,5 litros de água;
- para cada frasco uma folha de louro;
- grãos de pimenta (6 - 10 peças por 1 frasco)
- 1 Colher de Sopa. eu. canela em pó ou 1 pau por frasco;
- 2 - 3 sementes de cravo por frasco.
Despeje os pepinos bem lavados com água fria e deixe por 3 a 4 horas. Quando o tempo acabar, retire os pepinos e corte as pontas dos dois lados.
Lave os potes com bicarbonato de sódio e esterilize. Coloque temperos, incluindo canela, no fundo e coloque bem os pepinos por cima. Você precisa tentar embalá-los o mais firmemente possível. Coloque um guarda-chuva de endro com sementes perto do gargalo do frasco, em cima dos pepinos.
Ferva a água em uma panela e acrescente os ingredientes para o preparo da salmoura (sal, açúcar e acrescente o vinagre na última fervura). Despeje o líquido fervente em recipientes preparados e cubra com tampas estéreis, como outras receitas fornecem.
Após 10 minutos de infusão, a água é colocada na panela e fervida novamente. Para maior segurança, a fervura pode ser feita até 3 vezes. Assim, o processo dispensa a esterilização dos frascos cheios. Depois disso, são selados com tampas e deixados esfriar.
Não é recomendável conservar pepinos em potes grandes, pois quando armazenados após a abertura da tampa os vegetais podem perder o sabor.
Esses pepinos, como outros vegetais enlatados, são armazenados em um quarto escuro, longe de aparelhos de aquecimento. Esses pepinos são servidos não apenas durante a semana, mas também em festas festivas. Os pepinos em conserva mantêm uma crocância agradável ao morder e um aroma interessante.