Cultivar pimenta ao ar livre não é uma tarefa fácil. A planta que gosta de calor requer uma abordagem delicada e reage dolorosamente a quaisquer mudanças nas condições climáticas. Além disso, os brotos suculentos e doces da pimenta são o deleite favorito de vários insetos.
Como cultivar brotos fortes e bonitos e depois colher deles uma colheita decente. Vamos descobrir o que você precisa saber e como cuidar adequadamente das pimentas.
Como escolher uma variedade
O processo de seleção de sementes para plantio deve ser levado a sério. Os principais critérios de seleção são os seguintes.
- O período de maturação é o parâmetro mais importante.O período vegetativo da maioria das variedades é de 4 a 5 meses, e a duração do verão pode não ser suficiente para o desenvolvimento da cultura. Você precisa primeiro obter dados sobre a duração do período de verão com temperatura média favorável para a pimenta em sua região. Em seguida, compare-o com a duração do amadurecimento de uma variedade específica. Muito provavelmente, você precisará comprar uma variedade de maturação precoce e plantá-la como mudas.
- A resistência a vírus, pouca luz e mudanças de temperatura é uma característica importante da variedade. O fato é que a pimenta não tolera mudanças bruscas de temperatura e pode morrer. Além disso, as pragas também adoram se deliciar com pimenta, em particular os pulgões adoram. As plantas com fraca resistência serão enfraquecidas pelos constantes ataques de parasitas e não serão capazes de produzir colheitas na horta a tempo.
- O grau de amargor e o rendimento dos frutos são propriedades de consumo da cultura. A classificação térmica Scoville deve ser usada para evitar intoxicação aguda. Segundo esse parâmetro, as frutas variam de levemente picantes a quentes devido à presença nelas da substância capsaicina, responsável pela pungência do sabor. O rendimento permite planejar o volume esperado de produto da área semeada.
Se você levar em consideração corretamente os parâmetros acima, poderá escolher a variedade ideal para cultivo no país.
Importante! A estação de cultivo para a maioria das variedades de pimenta é de 4 a 5 meses.
Variedades adequadas
Apesar de existirem muitas variedades de pimenta, as seguintes variedades são as mais populares entre os jardineiros.
- Um dos híbridos mais populares é o Astrakhan 147. Esta variedade é resistente a doenças e caprichos climáticos. Voltado para a região Sul, o período de cultivo é de 4 meses.Arbustos de tamanho médio, rendimento acima da média. Os pimentões têm formato alongado atraente e calor moderado.
- O Amarelo Húngaro é uma das espécies mais procuradas do mundo. A variedade amadurece em 4 meses e é resistente a doenças. Uma característica especial é a resistência ao apodrecimento das pontas das flores. Os arbustos são compactos e ficam bem tanto em canteiros de jardim como em canteiros de flores. Os frutos apresentam cor amarela característica e formato alongado. O sabor é suculento com um grau médio de picante.
- A pimenta Danúbio é cultivada em terreno aberto e é amplamente conhecida por seu alto rendimento. A resiliência permite-lhe combater tanto as doenças como as alterações climáticas e a seca. O período vegetativo é de 3,5 meses, o que permite fazer uma colheita mesmo em climas temperados. Uma característica especial da pimenta quando cultivada é a altura dos arbustos, que ultrapassa 1 metro. Os frutos são grandes, alongados, de cor vermelha ou verde.
- A variedade Impala é um híbrido criado especialmente para condições climáticas difíceis. Distingue-se por um período de maturação extremamente curto, pouco mais de 2 meses. O plantio e o cuidado da variedade são mais fáceis devido à sua alta resistência a diversas doenças, inclusive ao vírus do mosaico do tabaco. Distingue-se também pelo sabor picante equilibrado e pelo formato alongado e gracioso da fruta.
- A pimenta ucraniana é extremamente popular entre os residentes de verão. É altamente resistente à maioria das doenças e vírus conhecidos. A estação de crescimento é de 4 meses. A produtividade chega a 1,5 kg por 1 metro quadrado de colheita. Ama o sol, não cresce na sombra. Mudas plantadas podem suportar mudanças bruscas de temperatura.
A escolha de compra não deve se limitar às variedades listadas. Conhecendo os critérios, você pode selecionar de forma independente boas plantas para o seu terreno.
Como plantar corretamente
Como as pimentas adoram o calor, em climas temperados muitas vezes não têm tempo suficiente para produzir uma colheita. Portanto, deve ser plantado em campo aberto com mudas. As etapas a seguir são executadas.
- Primeiro, as sementes devem ser germinadas a uma temperatura de pelo menos 25 graus. Para isso, são envoltos em gaze úmida e mantidos aquecidos por 7 dias. Isso deve ser feito o mais tardar no início de março.
- A seguir, é necessário preparar caixas com enchimento de solo, onde serão cultivadas as mudas. No fundo existe uma massa drenante composta por fragmentos de tijolo, argila expandida ou espuma. Os componentes são misturados. A próxima camada é uma camada de grama com composto e adição de areia. Antes de plantar é melhor desinfetar o solo. A superfície precisa ser nivelada e compactada um pouco, e deve-se aplicar fertilizante. Em seguida, faça furos para plantar sementes com cerca de 1 cm, a distância de plantio é determinada individualmente, mas a distância é superior a 5 cm.
- As sementes germinadas são colocadas no solo e irrigadas com água. Os recipientes devem ser cobertos com filme transparente e colocados em local aquecido para que a cultura possa formar os primeiros brotos. Quando os brotos começarem a aparecer na superfície, os recipientes devem ser movidos para um local bem iluminado e o filme removido da superfície.
- Quando aparecem folhas nos caules das plantas, os brotos mergulham. Para isso, é necessário arrancar cuidadosamente os caules com a lâmina de uma faca, tentando danificar o mínimo possível a raiz. Então eles são plantados em vasos de turfa. A rega das plantas pode ser feita com água sedimentada e aquecida.
- As pimentas são transplantadas para terreno aberto após 2 meses de cultivo em vasos de turfa.Primeiro é preciso verificar se a pimenta está pronta para sair, para isso é preciso colocar alguns arbustos no parapeito da janela e ver como eles reagem à temperatura. Depois plantamos o conteúdo dos vasos no solo.
Para que a formação da pimenta seja bem-sucedida, ela precisa de cuidados constantes. A cultura requer regas frequentes. Também é importante afrouxar regularmente o solo pelas raízes e remover as ervas daninhas. Antes de plantar pimenta, é necessário fertilizar o solo com fertilizantes.
Ao plantar variedades de pimentão doce e amargo próximas umas das outras, pode ocorrer polinização cruzada e o sabor do fruto muda.
Cuidando de pimentas em terreno aberto
O cuidado adequado com as pimentas é a chave para uma boa colheita. As seguintes diretrizes devem ser seguidas.
- Monitore a umidade do solo. É ideal que esteja moderadamente úmido. Cuidar das pimentas inclui regar cuidadosamente. Não é recomendado secar demais, mas também não é recomendado encher demais. A falta de umidade leva à degeneração do tamanho e formato dos frutos. Os caules perdem flexibilidade e tornam-se quebradiços no local onde foram plantados. É aconselhável regar com água morna.
- Fornece boa iluminação para as plantações. É melhor plantar hortaliças no lado sul do local. É importante garantir que as plantas fiquem bem iluminadas ao longo do dia e não caiam na sombra. Quando não há luz suficiente, as hastes esticam. A planta enfraquece e começa a perder brotos laterais.
- Cuidados com temperatura controlada. É importante entender que o desenvolvimento da cultura da pimenta pára aos 13 graus e, quando a temperatura cai para 0 graus, a planta morre. Em zonas climáticas onde as mudanças de temperatura chegam a dezenas de graus em um curto espaço de tempo, ocorre frequentemente a morte de ovários e botões. O calor também é perigoso para as colheitas. O cuidado em campo aberto em temperaturas acima de 25 graus envolve sombreamento das plantações. Para preservar a cultura em condições de temperatura desfavoráveis, as culturas devem ser cobertas com filme ou devem ser utilizados túneis especiais.
- À medida que a pimenta cresce, ela se torna alongada. Para reduzir a carga no tronco, são utilizadas ligas. Para isso, um pedaço de pau é cravado no solo na altura da planta, ao qual o caule é amarrado com uma corda.
- A ventosa permite garantir as proporções corretas da planta e aumentar a produtividade no cultivo de pimenta em terreno aberto. Aperte o caule se ele crescer acima de 25 centímetros. Os brotos laterais também são retirados, restando apenas os 5 mais fortes. Além disso, deve-se cortar a primeira flor para que a planta gaste energia formando um arbusto e não um fruto.
Cultivar e cuidar adequadamente das pimentas é uma tarefa bastante trabalhosa. Mas sem isso você não conseguirá obter frutas lindas e suculentas, com as quais poderá não apenas se deliciar, mas também presentear seus amigos.
Dicas úteis
- Você pode cultivar pimenta se seguir as recomendações de jardineiros experientes. É aconselhável seguir estes passos para garantir um bom crescimento e rendimento.
- É importante alimentar a cultura com os fertilizantes certos. Antes da floração, preparações contendo nitrogênio são adicionadas ao solo. Após o aparecimento das flores, elas são alimentadas com suplementos de fósforo e potássio.
- Uma característica do plantio simultâneo de pimentão doce e amargo em uma área é a polinização cruzada.Portanto, se você plantar duas safras lado a lado, os frutos do pimentão terão um sabor amargo. Para evitar isso, as culturas são plantadas mais longe. Além disso, outras plantas são plantadas entre os canteiros. Você também pode plantar pimentões doces e amargos em lados diferentes da casa.
- As regras de cultivo determinam que os pimentões endurecidos devem ser colhidos, e não os moles. Os frutos de textura macia não estão maduros e são colhidos para o cultivo de pimenta, não para consumo.
- A pimenta malagueta deve ser colhida junto com o talo. Em seguida, eles precisam ser armazenados em local seco e com temperatura de cerca de 20 graus. Então a pimenta amadurecerá e seu sabor melhorará significativamente.
Se seguir as dicas acima, você poderá cultivar pimenta para si e para venda, pois as regras permitirão evitar erros incômodos que levam à perda da colheita.