A codorna é uma ave pequena com carne macia e saborosa. Eles se reproduzem bem em cativeiro, são fáceis de cuidar e crescem rapidamente, por isso se tornaram muito populares nos últimos anos para reprodução doméstica. As raças de corte de codornas de corte são as mais indicadas para esses fins, permitindo o rápido ganho de peso e o aparecimento de descendentes, pois não só as próprias aves, mas também seus ovos são valorizados.
Características da direção da carne
As codornizes são aves pequenas, especialmente em comparação com gigantes como gansos e perus. No entanto, sua carne é muito valorizada por seu sabor delicado e delicada composição dietética, por isso a direção da carne na criação de codornas está se tornando popular. Existem poucas raças de codornas de corte, as mais populares delas são as variedades de frangos de corte. Os melhores representantes pesam 400 gramas, mas os recordistas conseguem ganhar até meio quilo.
Apesar de os frangos serem inicialmente considerados grandes, para ganhar peso corporal com sucesso eles precisam de uma dieta balanceada especialmente selecionada. Nesse caso, é a polpa que se acumula e nenhuma gordura desnecessária se acumula. O cardápio deve conter muitas verduras, vitaminas e minerais, caso contrário as aves adoecerão e ganharão pouco peso.
As raças de codornas de carne mais populares
Os pássaros são mantidos de duas maneiras:
- Celular.
- Chão.
Em ambos os casos, as fêmeas e os machos devem ser mantidos separados. Este requisito aplica-se a todas as raças de codornizes criadas tanto para carne como para ovos.
faraó
Esta é uma das raças mais comuns de codornas de carne. Esses frangos são provenientes dos EUA para produzir aves com peso corporal máximo.
Codorna branca do Texas
Essas codornas de carne americanas herdaram as cores de seus parentes brancos ingleses. São as maiores aves deste gênero, excelentes para criação de carne.
Codorna da Virgínia
Esta raça foi desenvolvida a partir de codornas selvagens americanas da Virgínia, por meio de seleção e cruzamento com outras variedades. Todas elas possuem cores vivas e bonitas, o que tornou as codornas Virginia adequadas não só para criação de carne, mas também para uso como aves ornamentais.
Essas codornas têm as seguintes características.
Codorna da Manchúria
Essas aves são populares não apenas por sua atraente cor dourada, mas também por sua significativa produção de ovos e despretensão.
Codorna da Califórnia
Essas aves são domesticadas nos EUA, na Califórnia. São descendentes de codornizes selvagens locais e são utilizadas como raça ornamental devido ao seu aspecto excepcional.
Critérios de escolha
A escolha da raça certa depende dos seguintes fatores:
- A finalidade da codorna é para carne ou ovos. Apesar de as diferenças entre as raças não serem muito pronunciadas e de existirem variedades de carne e ovos, para um fim específico é preferível escolher representantes especializados.
- Para a criação de raças de corte, é preferível utilizar ambientes sem janelas e outras fontes de luz natural. Isso é necessário para que o nível de iluminação possa ser ajustado, o que é importante para raças de codornas de corte.
O tipo de engorda da carne também é importante. As aves são selecionadas de acordo com os seguintes princípios:
- Codornas adultas cuja produção de ovos caiu pela metade. Não adianta mantê-los para produção de ovos.
- Codornas machos e codornas de descarte.
- Pintos de um dia para engorda até atingirem 56-90 dias de idade. Essas aves são alimentadas de acordo com um esquema especial, separando as fêmeas dos machos com um mês de idade.
A criação de codornas para produção de carne é uma atividade lucrativa que trará bem-estar financeiro e fornecerá carne e ovos dietéticos à família do agricultor.