Descrição da planta do linho, produtiva ou não como melífera, propriedades

A flora inclui muitas plantas que diferem em finalidade e características de qualidade. Entre as culturas úteis estão as plantas melíferas. Seu néctar é coletado pelas abelhas, transformando-o posteriormente em mel. No entanto, nem todas as plantas podem ser utilizadas para obter néctar de abelha. Portanto, muitos estão interessados ​​​​em saber se o linho é uma planta de mel ou não.


Descrição e aparência

As pessoas cultivam linho desde os tempos antigos. Suas variedades anuais vêm da Pérsia Ocidental e da Transcaucásia. Eles são encontrados naturalmente nas regiões do sul da Rússia.As espécies cultivadas são utilizadas para a produção de fios e óleos naturais, que são utilizados na dietética, na indústria, na medicina e na culinária.

A principal cultura para a agricultura é o linho comum para fiação. Existem 2 tipos dessas plantas:

  • Dolgunets - utilizado para a produção de fios;
  • encaracolado – cultivado para produzir sementes valiosas.

O linho mais comumente cultivado é uma erva anual com caule nu coberto por uma camada cerosa. Sua altura é de 30 a 60 centímetros. A ramificação está presente apenas na parte superior dos caules. Aqui existe folhagem estreita-lanceolada, que se distingue pelo seu arranjo regular.

A parte superior é decorada com um guarda-chuva que inclui flores de cinco pétalas. Eles têm uma cor azul e um tom acinzentado. As anteras são azuis. Os frutos apresentam-se em forma de cabeça esférica de linho. Inclui 10 pequenas sementes castanhas escuras com superfície brilhante.

O linho comum é cultivado ativamente na Rússia e no Cazaquistão. É cultivado em escala industrial. A cultura tem caules altos medindo 1,2-1,5 metros, pontilhados com muitas folhas esparsamente espaçadas.

Especialista:
As inflorescências são uma convolução solta, coletada de pequenas flores com longos caules. As anteras são alongadas e podem ser de cor azul ou amarelo-laranja. O linho comum é usado para fazer óleo, farinha e cosméticos. Também é usado para fazer reboques e materiais de isolamento de construção.

Planta de mel de linho ou não

O linho pode ser usado como planta de mel. Porém, na prática, esta planta quase não interessa às abelhas. No entanto, os apiários estão envolvidos no aumento da produtividade dos campos de linho.

As plantas precisam de polinização cruzada.Graças ao trabalho das abelhas no campo, o rendimento aumenta em 40-50%. Os insetos seguem o cheiro das flores das 7h às 12h. Portanto, respondendo à pergunta se o linho é uma planta de mel, é preciso responder afirmativamente. Contudo, a cultura não deve ser considerada a principal fonte de mel.

planta de mel de linho

Produtividade de mel da planta

Len fornece subornos de apoio. É por isso que as abelhas são caracterizadas por um interesse reduzido pela cultura. O aumento da produtividade da produção de mel nos campos de linho está associado à expansão dos apiários para áreas de cultivo. A polinização das culturas é feita de forma cruzada. Graças ao trabalho das abelhas, a produtividade aumenta em até 50%.

A partir de 1 hectare de plantação de linho é possível obter até 30 quilos de mel. As abelhas começam a trabalhar às 7h, mas praticamente não coletam pólen.

campo florido

Mel de linho

O mel de linhaça praticamente nunca é encontrado em sua forma pura, pois as abelhas coletam muito pouco néctar dessa planta. Portanto, este termo geralmente se refere a uma combinação única de mel e sementes de linhaça. Este produto pode ser utilizado para reduzir sintomas em diversas patologias e como meio de prevenção.

Os benefícios desse mel de linhaça estão relacionados à sua composição. Este produto contém os seguintes componentes:

  1. Vitaminas A e B. Possuem propriedades antiinflamatórias e antimicrobianas, além de leve efeito laxante.
  2. Alto teor de ácidos graxos. Estes incluem, em particular, linoléico, palmítico e oleico.
  3. Óleos naturais gordurosos. Eles aceleram a regeneração dos tecidos.
  4. Fibra alimentar, necessária ao funcionamento normal do sistema digestivo.
Especialista:
Outra vantagem de misturar linhaça com mel é que o teor de nutrientes na composição aumenta significativamente.

Esta combinação de produtos é frequentemente usada como um remédio popular eficaz. Ajuda a alcançar os seguintes resultados:

  • fortalecer o sistema imunológico;
  • reduzir o teor de colesterol prejudicial no sangue;
  • remover resíduos e toxinas;
  • reduzir os níveis de glicose;
  • normalizar e acelerar processos metabólicos;
  • normalizar o sono, lidar com distúrbios nervosos;
  • prevenir o desenvolvimento de aterosclerose;
  • normalizar as funções do coração e dos vasos sanguíneos;
  • iniciar o processo de restauração das mucosas, o que auxilia no enfrentamento de defeitos ulcerativos e gastrites;
  • alcançar o rejuvenescimento geral do corpo;
  • reduzir o apetite, o que ajuda a eliminar o excesso de peso.

Existem várias opções para fazer tal composição. Então, você pode simplesmente colocar as sementes no mel e mastigá-las. Você também pode preparar a matéria-prima em água fervente e misturá-la com néctar de abelha - neste caso, o produto ficará parecido com geleia.

No entanto, você não deve consumir muitas sementes cruas sem água ou outros líquidos. Isso pode causar prisão de ventre e outros danos graves ao trato digestivo.

grãos de linho

Para obter o efeito máximo, recomenda-se moer bem a linhaça antes de misturar com o mel. Isso deve ser feito com um moedor de café. Se você adicionar a matéria-prima inteira, ela não será digerida pelo organismo. Isso levará à perda de algumas propriedades benéficas.

Depois de consumir a composição, é aconselhável beber 1 a 2 copos de água morna. Neste caso, a fibra contida nas sementes terá um efeito benéfico nos órgãos digestivos e em todo o corpo.

Propriedades medicinais

É difícil avaliar os benefícios do mel de linhaça.A planta é caracterizada pela baixa produtividade de mel. Isto torna difícil bombear este produto em quantidades comerciais. Não é aconselhável deslocar o apiário para campos de linho para coletar néctar e pólen. Além disso, não é possível obter mel monofloral no verão.

colher de mel

O néctar de linhaça pode estar presente em variedades tardias - por exemplo, no mel de girassol. Este produto possui excelentes propriedades nutricionais e curativas. Deve ser usado para fortalecer o sistema imunológico, tratar resfriados e eliminar a deficiência de vitaminas na primavera. A composição é adequada para diversos procedimentos cosméticos. Eles podem ser usados ​​para tratar abscessos e feridas na pele.

Especialista:
Ao introduzir o mel em sua dieta, você precisa ter cuidado. Os adultos devem tomar 1 colher pequena do produto. Nesse caso, as crianças devem receber mel literalmente na ponta de uma colher. A intolerância individual é considerada uma contra-indicação estrita ao uso do mel.

sementes em molho

Época de floração

O linho floresce em junho. Além disso, sua floração dura de 10 a 15 dias. As inflorescências florescem ao amanhecer e as folhas fecham ao meio-dia. A floração é mais intensa em áreas de plantio mais adensado e com alta umidade do ar. Cada metro quadrado semeado está repleto de inflorescências. Seu número chega a 6 mil flores.

O linho é uma planta de mel, mas não produz muito néctar. Porém, é considerado muito saudável e por isso ideal para inclusão na dieta alimentar.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim