Os produtos apícolas trazem grandes benefícios ao corpo humano. No entanto, existe uma maneira de torná-los ainda mais úteis: combiná-los entre si. Um exemplo é a combinação de mel e geleia real. O produto acabado ajuda a melhorar a saúde e a eliminar muitas patologias. Para obter o efeito desejado, é importante preparar e aplicar a mistura corretamente.
Benefícios do mel com geleia real
O mel é considerado um produto conhecido e de cujas propriedades benéficas ninguém duvida.No entanto, a geleia real não é tão amplamente distribuída. É uma massa esbranquiçada, de consistência espessa e sabor azedo. Este produto é produzido por abelhas enfermeiras. Este produto é produzido para alimentar larvas de até 3 dias de idade.
A substância é produzida pelas abelhas em quantidades mínimas. Por isso é considerado muito valioso. Este produto apícola é coletado muito raramente.
As propriedades do produto acabado dependem da proporção dos ingredientes e do tipo de néctar das abelhas. Misturar os ingredientes ajuda a eliminar o sabor amargo. É por isso que a composição fica doce. Recomenda-se que a geleia real seja adicionada exclusivamente ao produto cristalizado.
Se não quiser preparar a massa sozinho, você pode usar produtos de marcas confiáveis - por exemplo, mel com geleia real “Dobry pasechnik”.
A mistura contém muitos componentes úteis:
- proteínas e aminoácidos;
- gorduras;
- hormônios;
- ácidos orgânicos;
- vitaminas;
- minerais e oligoelementos.
O alto teor de componentes biologicamente ativos confere à substância um grande número de propriedades benéficas. Graças a isso, a composição pode ser utilizada na medicina tradicional e popular.
Seu uso tem os seguintes efeitos no corpo humano:
- estimula o sistema imunológico, forma uma barreira protetora;
- aumenta o apetite;
- aumenta o tom e o desempenho;
- melhora a saúde geral, melhora o humor, alivia a fadiga;
- lida com resfriados e infecções virais;
- acelera processos metabólicos;
- inibe mudanças relacionadas à idade;
- elimina distúrbios nervosos e insônia;
- reduz o teor de colesterol ruim;
- elimina anemia, impotência, infertilidade;
- lida com aterosclerose e tromboflebite.
O produto é muito útil para mulheres durante a gravidez e lactação. Com a ajuda da substância é possível estabelecer a amamentação sem problemas. No entanto, você precisa monitorar a criança quanto a alergias.
Combinação com diferentes tipos de mel
A mistura finalizada apresenta uma cor esbranquiçada com tonalidade creme ou amarela. Isto se deve à adição de geleia real. Porém, o tipo de mel tem maior influência na cor. Uma variedade de tipos de néctar de abelha são usados para produção. No entanto, o mais comumente usado é o seguinte:
- O mel de tília é considerado a opção mais comum. A mistura ajuda a combater resfriados, tosse e coriza. Além disso, aumenta a secreção de suor.
- Variedade Fireweed – alivia dores de cabeça, tem um efeito calmante e normaliza a função da próstata. A composição também possui propriedades anti-sépticas.
- Mel Taiga - combina néctares de angélica, erva-cidreira, framboesa, trevo doce, trevo e muitas outras plantas. A composição ajuda a combater a anemia, aliviar o inchaço e normalizar a pressão arterial. Também ajuda a restaurar o funcionamento normal do coração, vasos sanguíneos, pulmões e fígado.
Regras de culinária
É importante fazer mel com leite a partir de ingredientes naturais. Neste caso, é permitido usar o néctar de abelha do ano passado, enquanto a geleia real deve ser bem fresca. Ao preparar a mistura, deve-se respeitar as proporções. Para 1 grama de geleia de abelha você precisa de 100 gramas de néctar. O produto é feito com diversos tipos de mel.
Outro remédio útil é o mel batido com adição de geleia real. É feito de néctar fresco por meio de uma tecnologia especial. Durante a batida, a sobremesa fica saturada de oxigênio. Isso ajuda a dar uma textura mais arejada.Este produto espalha-se facilmente no pão e é apreciado pelas crianças.
Como usar
O mel com adição de geleia real possui uma série de propriedades benéficas. Portanto, é frequentemente utilizado para fins medicinais e cosméticos.
Em cosmetologia
Este produto é utilizado para cuidados com a pele e cabelos. É caracterizado pelas seguintes propriedades benéficas:
- As propriedades antimicrobianas da substância ajudam a combater a inflamação e a melhorar significativamente a condição da pele com tendência à acne.
- A composição normaliza o metabolismo nas camadas profundas da pele. Isso ajuda a melhorar seu tom e a eliminar rugas finas.
- O produto acelera a regeneração celular e a pele fica mais fresca. Além disso, a composição melhora a tonalidade da pele.
- Uma máscara de flores de tília e mel real ajuda a melhorar a estrutura do cabelo.
Em medicina
Esta combinação de produtos apícolas tem um efeito benéfico no funcionamento do corpo. O produto fortalece o sistema imunológico e aumenta a resistência a vírus e bactérias. Para isso, recomenda-se tomar meia colher pequena de elixir por dia.
A substância é um excelente adaptógeno. Ajuda a aumentar a resistência a fatores externos - condições ambientais desfavoráveis, mudanças na pressão atmosférica e excesso de radiação solar. O produto também neutraliza os efeitos negativos de substâncias nocivas que entram no corpo com alimentos e água.
Usar a mistura de mel nas doses recomendadas pelos médicos ajuda a obter os seguintes efeitos:
- Normalize os parâmetros da pressão arterial para as normas fisiológicas.
- Melhorar a contagem sanguínea.
- Estabilize o sistema nervoso, melhore a qualidade do sono, elimine a ansiedade, normalize a memória e a concentração.
- Melhorar o funcionamento dos órgãos digestivos e estabilizar a microflora interna.
- Acelere a restauração da pele.
- Melhorar a saúde das mulheres.
- Normalize o bem-estar geral.
Como e por quanto tempo são armazenados?
O mel curativo deve ser mantido em um recipiente de vidro em um quarto escuro. Neste caso, a temperatura do ar deve ser de cerca de +5 graus. O prazo de validade ideal é de 3 meses.
Como distinguir o produto real
Ao comprar mel de geleia real, existe o risco de encontrar falsificação. Nesse caso, haverá mais mal do que bem. Fabricantes desonestos preparam um produto a partir de néctar líquido, aquecendo-o. Às vezes, espessantes são adicionados à composição. Isso leva à entrada de substâncias cancerígenas no produto e deteriora sua qualidade.
Para adquirir uma composição natural, é recomendável levar em consideração o seguinte:
- Se você adicionar mel real à água, ele se dissolverá completamente nela.
- Após a adição do produto, a água não deve adquirir consistência turva.
- A massa não deve ter uma tonalidade branca não natural.
Contra-indicações e danos
Às vezes, um produto causa danos às pessoas. Ela se manifesta na forma de alergias ou deterioração da saúde. O mel real não deve ser usado nos seguintes casos:
- Doença de Addison;
- Câncer;
- intolerância individual;
- exacerbação de patologias infecciosas.
Uma alergia à substância se manifesta na forma de coceira na pele, erupção cutânea e inchaço dos órgãos respiratórios. Neste caso, deve-se excluir o produto e tomar um anti-histamínico.
O mel com adição de geleia real é um produto único que tem um efeito benéfico no organismo. Para que uma substância tenha o efeito desejado, ela deve ser devidamente preparada e ingerida.