Por que o mel se separa em líquido e espesso, como prevenir o problema

O mel natural de abelha, independente da variedade, cristaliza com o tempo. O período de açucar do produto pode variar dependendo da composição do néctar. Às vezes, o processo de adoçar não ocorre de maneira uniforme e formam-se camadas líquidas e sólidas de mel no recipiente com a iguaria. Por que o mel natural das flores se separa e se tal produto pode ser consumido, examinaremos mais detalhadamente.


Por que o mel se separa durante o armazenamento?

As razões para a delaminação de um valioso produto apícola podem ser diferentes e dependem tanto da qualidade da iguaria como das condições do seu armazenamento.

  • A principal composição do mel é composta por açúcares saudáveis. A porcentagem de glicose e frutose depende da maturidade do produto e das plantas das quais as abelhas coletaram o néctar. Se a frutose predomina em uma iguaria, esse produto permanece líquido e viscoso por muito tempo. Se houver uma grande quantidade de glicose, o mel rapidamente adoça e fica mais denso. Mas se a proporção de carboidratos for igual, o néctar é dividido em frações sólidas e líquidas.
  • A segregação da iguaria é possível se os apicultores misturarem diferentes variedades do presente natural. Cada tipo de néctar possui certa consistência e densidade, portanto, quando misturado, se divide em uma camada líquida e uma camada espessa.
  • A maturidade de um produto apícola é determinada pela umidade que ele contém. No néctar de alta qualidade, a porcentagem de água não deve exceder 20-21%. O mel verde tem mais umidade, portanto, durante o armazenamento, o líquido permanece na superfície e os cristais de açúcar depositam-se no fundo do recipiente. Nessa iguaria iniciam-se processos de fermentação irreversíveis e ela se torna imprópria para consumo.
  • Armazene a doçura curativa em um local escuro e fresco, em recipientes de vidro, cerâmica ou porcelana. Se for exposto à luz solar, alta temperatura e umidade na área de armazenamento, o risco de delaminação doce aumenta.
  • Se, alguns dias após a compra, o néctar começar a se separar em partículas irregulares e heterogêneas, provavelmente não é um produto natural, mas um produto falsificado que contém compostos e substâncias estranhas.

Importante! A única variedade que se caracteriza pela separação em frações sólidas e líquidas é o néctar de abelha de trigo sarraceno.

É possível comer mel separado?

A separação das guloseimas ocorre por diversos motivos, que determinam se tal produto pode ser consumido:

  • presente natural de abelha com o mesmo teor de frutose e glicose estratifica-se durante o armazenamento, mas o néctar não perde suas propriedades curativas e nutricionais;
  • se armazenado de forma inadequada, o néctar perde valor e começa a se separar, mas tal iguaria pode ser consumida como um doce normal;
  • o mel verde é introduzido na dieta antes do início dos processos de fermentação;
  • variedades mistas de produtos apícolas naturais também são adequadas para consumo diário.

O presente falso de abelha, além da estratificação em frações desiguais, não possui aroma e sabor específicos de mel.

Muitas vezes, aroma de caramelo ou baunilha, xarope de açúcar, amido e produtos químicos que podem prejudicar o corpo humano são adicionados a esse produto.

O que fazer com produto separado

Se o néctar natural das flores descascar, isso não é motivo para se livrar de um produto saboroso e caro.

  • Pode ser consumida uma mistura de diferentes variedades de presente de abelha sem sinais de fermentação, adicionada a diversas bebidas, sobremesas, mingaus de leite, requeijão e assados.
  • O mel verde e fermentado é usado para fazer hidromel caseiro. Se o néctar ainda não azedou ou estragou, é utilizado na culinária para assar, adicionado a molhos e marinadas.
  • O mel que não foi armazenado corretamente e não estragou também pode ser incluído na dieta alimentar, adicionado a diversos pratos e assados. Antes de usar, este néctar é bem misturado. Se a camada inferior estiver muito açucarada, o recipiente com o produto é aquecido em banho-maria, a uma temperatura não superior a +36 graus.Mel dissolvido, embora perca seu conteúdo vitamínico, os compostos minerais permanecem inalterados.
Especialista:
Conselho! Não é recomendado comer produtos apícolas falsificados.

As substâncias incluídas nesse substituto geralmente têm um efeito negativo na saúde humana.

Como prevenir o problema

A delaminação da sua iguaria favorita está mais frequentemente associada a condições inadequadas de armazenamento do valioso produto. Armazene o mel natural de abelha em temperaturas de -5 a +21 graus, em um quarto escuro e com baixa umidade.

Para evitar a compra de néctar de baixa qualidade, as compras são feitas apenas em pontos de venda oficiais e em vendedores de confiança, após leitura prévia da documentação da mercadoria.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim