A gordura da cauda tem propriedades curativas. É usado em cosmetologia e culinária. O leite cru derretido é utilizado no preparo de pilaf, lula kebab e costeletas normais. Qualquer prato adquire um cheiro apetitoso de cordeiro. A gordura da cauda é obtida da carcaça de uma ovelha. Mas nem toda gordura de cordeiro é considerada cauda gorda. O que é gordura de cordeiro e como ela difere da gordura comum deve ser considerada com mais detalhes.
Composição química e conteúdo calórico da cauda gorda
As raças de ovelhas asiáticas são chamadas de ovelhas de cauda gorda porque possuem um órgão especial - a cauda gorda.Está localizado no sacro, coberto de pelos e pende como uma bolsa. Massa gordurosa e nutrientes se acumulam na cauda gorda. Os carneiros esgotam suas reservas acumuladas quando não conseguem comida.
A gordura da cauda ajuda as ovelhas a sobreviver sem comida, assim como a corcunda ajuda os camelos. Este é um produto muito calórico: 100 gramas = 990 quilocalorias. A cauda gorda contém as seguintes substâncias benéficas:
- ácidos - esteárico, palmítico, oleico;
- vitaminas - A, D, E, B1 e beta-caroteno;
- minerais - sódio, selênio, magnésio, zinco, cobre.
O cordeiro cru contém colesterol, mas em quantidades menores em comparação com a gordura de porco ou de vaca. A cauda gorda é mais densa que a banha de boi e derrete em temperaturas mais altas.
Variedades de gordura de cordeiro
A definição de "gordura da cauda" refere-se apenas à banha crua da gordura da cauda. É obtido principalmente das raças de ovinos da Ásia Central, Daguestão e Karabakh. O maior depósito de gordura também se forma no carneiro Gissar e chega a pesar 55 quilos. Existem raças em que a cauda fica coberta de gordura - Romanovskaya, Merino.
Para obter diferentes variedades, a matéria-prima é derretida:
Variedade | Descrição |
Mais alto | Gordura da cauda derretida, absolutamente transparente |
Primeiro | É obtido a partir da gordura derretida da cauda, é de cor cinza, mas quando derretido clareia e fica transparente. |
Segundo | De cor cinza esverdeado, cheira a torresmo quando exposto a altas temperaturas, torna-se turvo |
Quanto mais escura e turva for a gordura do cordeiro, menor será o seu grau. Quando derretida, a gordura fresca da cauda parece e cheira bem. É especialmente adicionado a pratos de carne para dar sabor ao cordeiro. Um odor desagradável vem de um produto podre.
Recursos benéficos
Quais são os benefícios da gordura da cauda:
- tem efeito de aquecimento em infecções respiratórias, resfriados, alivia tosse e secreção de escarro durante bronquite;
- restaura o equilíbrio hormonal, elimina a insônia e a tensão nervosa que acompanha a menopausa;
- reabastece as reservas energéticas do corpo após intenso treinamento esportivo e trabalho físico;
- atua como antioxidante, suaviza e tonifica a pele, a gordura fundida auxilia no tratamento de ressecamento e queimaduras pelo frio;
- apoia o pâncreas, normaliza os níveis de açúcar no diabetes;
- graças às vitaminas e minerais da composição, aumenta a imunidade e reduz o risco de resfriados;
- melhora a aparência, fortalece cabelos e unhas;
- estimula a circulação sanguínea no cérebro, serve como preventivo contra acidente vascular cerebral, melhora a memória, a atenção e preserva a visão.
A gordura de cordeiro é incluída em uma dieta terapêutica para restaurar as forças após cirurgia e exaustão. O produto ajuda a estabelecer o metabolismo lipídico em caso de distrofia geral e falta de tecido adiposo no fígado. As substâncias contidas na cauda gorda fortalecem as membranas celulares e as protegem da degeneração maligna. A pele e os tecidos dos órgãos internos são menos suscetíveis aos radicais livres e toxinas, perdem a umidade mais lentamente e desbotam. A gordura gorda no nível celular retarda o envelhecimento do corpo e protege contra o câncer. O consumo regular de gordura de cordeiro aumenta a atividade vital e fortalece o sistema nervoso.
Onde é usado?
Kurdyuk é usado nas áreas de beleza, saúde e artes culinárias.
Cosmetologia
A base dos cremes antienvelhecimento é preparada a partir da gordura da cauda. Quando derretido, suaviza a pele rachada e alivia a inflamação. Antes da aplicação, a pele é vaporizada. A gordura de cordeiro é rapidamente absorvida.Pode ser aplicado no rosto e no corpo.
Na cosmetologia doméstica, existem receitas de máscaras com adição de gordura da cauda:
- contra rugas - adicione uma colher de sopa de mostarda em pó e mel a 3 colheres de sopa de produto derretido;
- para reduzir a transpiração - misture 100 mililitros de banha derretida e 70 mililitros de suco de cranberry espremido na hora;
- para hidratação - duas colheres de sopa de infusão de pétalas de rosa ou mirtilos, adicione uma colher de chá de gordura derretida e mel ao suco de um limão.
A gordura da cauda também é usada na preparação de xampus, bálsamos e máscaras capilares fortificantes e nutritivos. A cauda gorda é usada na fabricação de sabonetes industriais e domésticos. A gordura de cordeiro combina com óleos de palma, coco, nozes e babaçu, amacia a água e espuma bem.
Culinária
Como comer gordura de cordeiro:
- segundo o costume Adyghe, são fervidos, cortados em pedaços, mergulhados quando resfriados em molho de alho e leite coalhado e comidos com pão branco;
- marinado em especiarias ou vinho por 12 horas e grelhado;
- salgado como banha;
- defumado com alho, sal e páprica;
- secar ao ar livre, coberto com gaze, após manter salgado por 2 dias na geladeira e 5 dias em temperatura ambiente.
O Kurdyuk faz parte dos pratos tradicionais dos países árabes e da Ásia Central. Os doces orientais são preparados com gordura de cordeiro. É utilizado para armazenar alimentos sem refrigeração. A carne forrada com banha grossa não estraga com o calor.
Medicamento
Compressas com gordura da cauda ajudam a tratar a tosse. A gaze de três camadas é umedecida no produto derretido e aplicada no peito e nas costas. Cubra a parte superior com um pano ou filme plástico e um cobertor. A compressa é removida após 2 horas.
Cauda gorda assada ajuda a curar a tosse seca: adicione uma colher de sopa de banha a um copo de leite morno e beba. A gordura de cordeiro com mel aumentará as propriedades curativas das infusões de ervas.
Wen é reduzido com banha derretida: a massa quente é aplicada na pele e coberta com pano de algodão. O produto é guardado até esfriar. Compressas feitas com gordura da cauda são boas para a saúde das articulações. O produto derretido congelado é ralado e aplicado na hérnia. Para varizes, uma cauda gorda recém-cortada é aplicada nas veias.
Como cozinhar
Um prato em que a gordura da cauda é tradicionalmente usada é o pilaf.
Para preparar você precisará de:
- arroz - 200 gramas;
- cordeiro - 1,5 kg;
- osso de cordeiro - 500 gramas;
- gordura - 600 gramas;
- cenouras - 2 quilos;
- cebola - 500 gramas;
- pimenta vermelha picante - 2 peças.
Sal, pimenta, acrescente alho e temperos a gosto. Para um prato clássico, tome meio copo de cominho e pimenta preta.
Como cozinhar:
- enxágue o arroz e deixe de molho em água e sal por meia hora;
- corte em pedaços, derreta o rabo gordo e coloque no caldeirão;
- pique a cebola finamente, acrescente à banha derretida;
- acrescente o osso à gordura e à cebola e frite rapidamente em fogo alto;
- retire o osso, coloque a carne na assadeira e frite em fogo médio;
- corte as cenouras em tiras de 5 centímetros e 1 centímetro de espessura, coloque em um caldeirão junto com a carne;
- quando o cordeiro e a cenoura estiverem fritos, polvilhe com o cominho e coloque o osso de volta no prato;
- polvilhe com pimenta preta e sal;
- despeje a água de forma que seu nível fique 2 centímetros acima da carne;
- cozinhe o prato coberto por uma hora em fogo médio;
- retire o osso, o alho e a pimenta;
- coloque o arroz por cima;
- despeje a água quente, acrescente os temperos e cozinhe por mais 30 minutos em fogo baixo.
Retire o caldeirão do fogo, embrulhe em uma toalha e deixe por 40 minutos para que o arroz fique completamente cozido.
Como derreter a gordura da cauda
Etapas de cozimento:
- corte em cubos e amasse no liquidificador;
- despeje água fria e deixe por 30 minutos para que o produto fique limpo de quaisquer partículas de sangue acidentalmente presas;
- despeje a mistura em uma tigela resistente ao calor e leve ao banho de vapor, você também pode derreter em uma frigideira de fundo grosso no forno. A cauda gorda derrete a uma temperatura de 40-90 graus;
- a prontidão é determinada por sua consistência líquida uniforme e transparência.
A cauda gorda acabada é deixada esfriar. Quando a massa esquenta, ela é filtrada em gaze.
Contra-indicações e danos
O uso de gordura de cordeiro é contraindicado nos seguintes casos:
- tendência ao excesso de peso, excesso de peso, obesidade;
- colesterol elevado no sangue, aterosclerose, doenças cardíacas e vasculares;
- gastrite;
- úlceras estomacais e intestinais;
- colite;
- doenças hepáticas acompanhadas de estagnação da bile;
- pele propensa a alergias.
A gordura de cordeiro deve ser usada com cautela durante a amamentação. A indigestão e as cólicas em bebês são explicadas pela influência negativa do produto. A gordura pode ser introduzida na comida do bebê a partir dos nove meses. Se uma criança desenvolver diarreia, náusea ou apatia, ela deve ser retirada da dieta. Além disso, você não deve aplicar compressas em bebês - podem ocorrer irritações e alergias na pele sensível.
Regras para seleção e armazenamento
A cauda gorda dos animais jovens é indicada para pratos culinários, pois derrete bem, fica limpa e transparente, sem grumos ou sedimentos. Seus sinais:
- estrutura gordurosa densa sem estrias de carne;
- cor branca com leve amarelecimento;
- leve aroma de cordeiro.
Um amassado permanece em uma cauda gorda e fresca se você pressionar a superfície com o dedo.Não se deve comprar no mercado produto amassado, amarelo, congelado ou descongelado. Ao ser derretido, emitirá um odor forte que estragará o prato ou produto cosmético. A cauda velha e gorda é identificada pelo cheiro amargo e pela película na superfície. É melhor comprar cauda gorda aparada de uma carcaça fresca. A gordura das ovelhas de cauda gorda pode ser congelada e armazenada no congelador por 4 meses. Também é guardado em uma jarra de vidro na prateleira de cima ou na porta da geladeira.