A obtenção de gordura de cordeiro é um dos objetivos perseguidos na criação de ovelhas e carneiros. A gordura é chamada de gordura de cordeiro ou cauda gorda. O produto é especialmente popular no Cáucaso, bem como nos países asiáticos. Seu uso não se limita à culinária, a cauda gorda é a base de inúmeras receitas populares que servem no tratamento de diversas doenças.
Composição e conteúdo calórico
A gordura de cordeiro é obtida derretendo a gordura da cauda.O produto não é recomendado para uso como prato independente, seu teor calórico é de 897 quilocalorias por 100 gramas de produto. É adequado para fritar, temperar pratos e preparar bebidas nacionais da Mongólia. A composição química da cauda gorda é única. Isso explica as várias qualidades benéficas que lhe são atribuídas.
Elemento | Descrição |
Gorduras | 97 por cento |
Água | 0,2 por cento |
Vitaminas | 2 por cento |
Macronutrientes | 0,3 por cento |
Informação! A gordura de cordeiro é extraída da parte traseira da carcaça de uma ovelha. A cauda gorda está localizada perto da cauda.
Os benefícios da gordura da cauda
Os benefícios da gordura de ovelha, apresentada de forma especial, são explicados pelos efeitos benéficos únicos nos sistemas do corpo humano. A banha pode ser usada tanto interna quanto externamente.
Para mulheres
As propriedades medicinais permitem que o produto seja utilizado para eliminar distúrbios do aparelho reprodutor feminino. A gordura de cordeiro, ingerida de acordo com um determinado horário, ajuda a eliminar a infertilidade e a regular o ciclo menstrual.
A banha interna ajuda a curar a erosão e a eliminar as consequências dos processos inflamatórios. Para fazer isso, faça cotonetes. Eles são mergulhados em uma mistura de banha e óleo de espinheiro. Os tampões são deixados durante a noite. O curso do tratamento é de 7 a 10 dias.
O teor de lanolina permite que o produto seja utilizado como base de um creme corporal hidratante e nutritivo. Para conferir à base um aroma agradável e leve, óleos essenciais de laranja ou limão são adicionados aos cremes caseiros.
Para homens
A cauda de cordeiro é útil para homens que foram diagnosticados com distúrbios do sistema reprodutivo.Quando tomado regularmente, o produto aumenta a potência, ajuda a eliminar a próstata e a melhorar o funcionamento do trato urinário.
Para crianças
As crianças são tratadas com gordura de cordeiro para bronquite e amigdalite graves. Nessa idade, os brônquios e os pulmões não estão suficientemente fortalecidos, então os resfriados são complicados pelos sintomas que os acompanham. A gordura de cordeiro é misturada com leite e dada às crianças, desde que não haja alergias.
Esta bebida ajuda a remover o muco dos brônquios e a reduzir o inchaço da mucosa laríngea.
A banha de cordeiro é usada em crianças como agente imunomodulador. Ingestão regular de 0,5 colher de chá. Ajuda a fortalecer a imunidade geral da criança e a aumentar as qualidades de proteção durante resfriados sazonais. Você só pode dar misturas curativas às crianças se não houver contra-indicações.
Uso na medicina popular
O conteúdo de substâncias valiosas torna a gordura de cordeiro um remédio eficaz disponível para uso na medicina tradicional:
- O conteúdo de lanolina e um complexo antioxidante natural permitem que seja utilizado como remédio externo. A banha interna é usada como base para vários remédios ou como único componente do tratamento. É costume esfregar nas costas e no peito quando você está resfriado.
- Com sua ajuda, tratam-se as dores nas articulações, usando diariamente banha interna como meio de esfregar.
- Para varizes nas pernas, retire gordura, adicione extratos de ervas e esfregue as áreas problemáticas.
- A banha derretida é aplicada no corpo, esfregada e deixada por 15-20 minutos. Esta técnica permite que você se livre de problemas em várias sessões.
- Para irritações de pele, queimaduras, tumores e esporões de calcanhar, utiliza-se uma composição à base de gordura de cordeiro, própolis e cebola.Os componentes são triturados, combinados em proporções iguais e aplicados no esporão do calcanhar durante a noite.
- Para bronquite ou tosse intensa causada por vários distúrbios, a gordura de cordeiro é usada no preparo de bebidas. Ajuda a remover o muco dos brônquios e promove a cicatrização dos tecidos.
- Uma compressa de cauda gorda ralada em um ralador grosso ajuda a curar uma hérnia. A compressa é aplicada na área problemática, mantida por 15 a 20 minutos e depois massageada um pouco. O curso do tratamento dura 10 dias.
Use na culinária
A gordura de cordeiro é um ingrediente essencial nas cozinhas nacionais da Ásia e do Cáucaso. Lá é valorizado pelo cheiro específico da carne de cordeiro. Os vegetais são fritos em gordura e transformados em base para pilaf ou sopa.
Pratos preparados com banha de ovelha ou cordeiro:
- Kutaby. Para este prato, a banha é misturada com carne picada. Adicionar banha ajuda a manter a suculência e o sabor.
- Grão de bico. Este é um prato nacional do Azerbaijão preparado exclusivamente com gordura de cordeiro.
- Samsa. Para preparar o samsa, deve-se adicionar gordura não à carne picada, mas à massa. A massa é amassada exclusivamente à mão.
- Perna de cordeiro assada. Esta receita é especialmente popular no Cáucaso. Cubos de banha são usados para rechear uma perna de cordeiro. A gordura derretida torna o prato mais suculento e também ajuda a obter uma crosta crocante.
Referência! Os chefs de Damasco preparam doces nacionais com gordura de cordeiro derretida.
Existem malefícios e contra-indicações?
Os produtos de origem animal apresentam inúmeras contraindicações, apesar dos comprovados benefícios do seu consumo:
- o teor de colesterol torna o produto perigoso para pessoas com diagnóstico de doenças renais, hepáticas e da vesícula biliar;
- é necessário limitar o consumo ao mínimo em caso de aterosclerose, elementos da gordura de cordeiro podem causar alterações irreversíveis nos vasos sanguíneos;
- com uma úlcera estomacal diagnosticada, os produtos de origem animal podem provocar exacerbações.
Como selecionar e armazenar
Você só pode falar sobre as propriedades benéficas da cauda gorda se tiver adquirido um produto natural de alta qualidade. Pode ser reconhecido por vários sinais:
- Cor. A banha velha tem uma tonalidade acinzentada, enquanto a banha de cordeiro jovem tem uma tonalidade branca ou leitosa. Uma tonalidade amarelada indica que a cauda gorda foi retirada de um carneiro adulto.
- Cheiro. O cheiro específico do cordeiro ocorre durante a fritura, quando comprada, a banha pode apresentar um cheiro discreto de carne picada.
- Consistência. Apesar de a banha de cordeiro ser comprada para derreter, sua consistência deve ser densa e firme.
Referência! O cheiro de amônia indica que o produto está começando a se deteriorar.
A cauda gorda é armazenada por 4-6 meses sem perda de qualidades benéficas. Para manter o produto fresco e adequado para cozinhar, ele deve ser colocado em um recipiente de vidro ou plástico que possa ser bem fechado com tampa. A despressurização e posterior entrada de ar podem causar desgaste da peça, violação do regime de temperatura e deterioração.
Cauda gorda salgada é usada para cozinhar. A salga permite guardá-lo numa despensa escura, pendurando-o no teto com um gancho. A salga mantém suas qualidades benéficas, mas exclui o uso posterior para fins terapêuticos.