Regar cebolas com sal é uma forma antiga de combater a mosca da cebola. Raramente alguém usa produtos químicos para protegê-los de pragas. As cabeças são capazes de acumular substâncias nocivas, por isso é dada preferência aos métodos tradicionais de proteção, pois são menos tóxicos.
Sinais de infecção
As pontas das penas amareladas são o primeiro sinal de infecção. A temporada da mosca da cebola começa durante o período da flor das cerejeiras. Nessa época a terra já estava aquecida, os jardineiros plantaram os canteiros com cebola e alho. As moscas são pequenos insetos cinzentos (7 mm) que põem ovos perto de qualquer planta bulbosa.
Uma semana depois, as larvas emergem dos ovos - os principais inimigos das cebolas.São as larvas semelhantes a vermes que causam os danos; com suas mandíbulas em forma de gancho, são capazes de corroer a maior parte da polpa da cebola. Após 3 semanas, o processo de pupação começa e após mais 3 semanas aparece uma nova geração de moscas. Um inseto produz 2 ninhadas de 60 ovos cada durante o verão.
Se os canteiros de cebola não forem cultivados, o quadro ficará triste em meados do verão:
- as cabeças praticamente não crescem;
- a pena é flácida, levemente colorida, enrolada;
- as cabeças afetadas são moles, cheiram mal e os danos são visíveis na área inferior.
A infecção ocorre pelo solo, as larvas danificam a parte inferior da cabeça, penetram no interior e corroem a polpa. Você pode perder toda a colheita de nabos se plantar as mudas em solo infestado de moscas.
Uma receita antiga para larvas de mosca de cebola
A solução salina é preparada com água da torneira comum e sal de cozinha. O tratamento por si só não resolverá o problema. Para obter o efeito você precisa de pelo menos três deles. As proporções sal/água mudam a cada vez, a concentração de sal aumenta gradualmente.
Número de processamento | Quantidade de sal, g | Quantidade de água, l |
1 | 300 | 10 |
2 | 450 | 10 |
3 | 600 | 10 |
Não se deve aumentar o número de tratamentos ou a concentração de sal acima do nível especificado, pois isso pode prejudicar o solo. Para cebola, seu excesso também não é necessário.
Como regar cebolas para evitar moscas de cebola?
Os canteiros são regados com água salgada no início da noite, justamente no início, pois após 4 horas é necessário regar as cebolas com água normal. Esta medida é necessária para preservar a fertilidade do solo, protegendo-o da salinização. Recomenda-se regar a cebola com sal não por cima, mas com cuidado ao redor de cada cabeça, é preciso um pouco mais que um copo.
Regue pela primeira vez quando a pena jovem atingir 5–8 cm.Justamente nessa época, a primeira geração de larvas nascerá dos ovos. O segundo tratamento é realizado três semanas depois. A concentração de sal na solução aumenta.
No intervalo entre as regas com soro fisiológico, não se esqueça das cebolas, é preciso auxiliá-las com as seguintes medidas:
- retire penas amareladas;
- afrouxe o solo após cada rega e polvilhe com cinza, pimenta vermelha picante ou pó de tabaco;
- retirar e destruir cabeças gravemente afetadas;
- alimentar as plantações.
Prepare a solução salina pela terceira vez após 2 semanas, aumentando a concentração de sal para 600 G. Pode recusar a terceira rega contra a mosca da cebola se a essa altura a cebola já tiver adquirido um aspecto saudável.
Você precisa saber quais fertilizantes são melhores para aumentar a imunidade das cebolas. O solo é importante para sua saúde. Na zona intermediária, na maioria dos lugares o solo é turfoso ou podzólico. Uma vez a cada 3-5 anos, deve ser corrigido para obter uma boa colheita de nabo.
Alimentando
Engana-se quem acredita que a cebola não precisa de fertilização. Os fertilizantes são necessários tanto durante o preparo do solo quanto durante a estação de crescimento no verão. No outono, o solo fica cheio de húmus ou composto bem podre. Consumo orgânico: por 1 metro quadrado. m cume 1 balde.
O uso de fertilizantes minerais em solos esgotados não fará mal. Você precisa usar o conjunto padrão no outono:
- ureia;
- superfosfato;
- nitrato de potássio.
Depois de adicionar um complexo mineral ao solo no outono, no verão basta alimentar a lavoura com fertilizantes nitrogenados. A uréia é adequada, 10 litros requerem 10 g. Um balde de solução é suficiente para 2 metros quadrados. m cristas.
Os fertilizantes nitrogenados são alimentados quando a pena atinge 10–15 cm de altura.Os fertilizantes com fósforo e potássio são aplicados uma segunda vez e a alimentação é realizada 10 dias após a primeira.
Prevenção
Haverá benefícios em tratar cebolas com sal, mesmo que seu canteiro de cebola esteja ficando verde vigorosamente, não há sinais que indiquem a presença de larvas. Os agrônomos aconselham a realização de regas preventivas de cebola. O principal é não violar a frequência recomendada de tratamentos e respeitar as proporções corretas no preparo da solução.
A rotação de culturas é um meio que ajuda a reduzir a população de mosca da cebola na horta e evita a sua reprodução. A cada temporada você precisa plantar cebolas em um novo local. No final do outono, lute contra as larvas invernantes, que permanecem a uma profundidade de 20 cm, sendo necessário cavar o solo sem quebrar torrões. As pragas acabam na superfície, a maioria delas congela.
Embeber as mudas em solução de manganês antes do plantio é a segunda medida preventiva não menos importante. Algumas pessoas preferem sal ao manganês. Você precisa de 1 copo para um balde de água. As cebolas são mantidas em solução salina por 12 horas. O sabor salgado da casca repele as larvas das pragas.
O cheiro de cenouras e malmequeres repele bem os insetos voadores. Jardineiros experientes praticam o plantio combinado. As cenouras plantadas ao longo do perímetro da crista da cebola interrompem o cheiro da cebola com o seu cheiro, enganando assim a praga. A cebola, por sua vez, repele a mosca da cenoura da raiz.
Avaliações
Polina: “Antes de plantar, coloco os conjuntos de molho em solução de permanganato de potássio. Eu cavo uma cama em um lugar novo todo ano. A cada 2-3 semanas rego as cebolas com água salgada. Salpico toda a superfície da crista com sal misturado com refrigerante, apesar de regar com sal, ainda aparecem plantas doentes. Eu pego 1 parte de bicarbonato de sódio e 2 partes de sal.”
Eleanor: “Tenho pouca experiência como jardineira, minha dacha surgiu há três anos. No primeiro ano comprei e plantei os conjuntos, não tinha nada para limpar, todas as cabeças foram comidas pelas larvas da mosca da cebola. No ano seguinte, a vovó nos aconselhou a regar os canteiros com sal. O conselho ajudou, comeremos nossos nabos até a primavera.”
Oleg: “A dacha é velha, então o solo está fortemente contaminado com larvas da mosca da cebola. Não só a cebola sofre, mas também o alho. Li sobre os benefícios do sal contra a mosca da cebola, experimentei a receita original na minha horta, o resultado foi convincente - a percentagem de colheitas perdidas diminuiu. Já o processamento da cebola com sal é um evento obrigatório junto com a semeadura de adubo verde no outono. Tive medo que as cabeças ficassem pequenas por causa do sal, mas acabou sendo em vão. Os nabos e o alho crescem grandes e armazenam-se bem.”
Conclusão
Em canteiros regados com sal, os nabos sofrem menos com a invasão das larvas da mosca da cebola. Todos os anos, ao deslocar o canteiro de cebola para um novo local, evitam a salinização do solo e a sua infestação por um grande número de pragas. Sal, rotação de culturas, fertilização e outras medidas preventivas permitem o cultivo de cabeças de alta qualidade.