A alimentação racional das vacas melhora muito a qualidade dos laticínios e dos produtos cárneos. Para organizar adequadamente o processo de alimentação, é importante saber ou calcular quanto pasto precisa ser alocado por vaca. A área de pasto necessária irá variar para cada caso e, no mínimo, depende da idade do animal e das características do pasto.
[toc]
Quantos hectares de terra você precisa para 1 vaca?
Para ter comida suficiente para o gado, é preciso semear a terra. A estrutura das áreas cultivadas em terras aráveis é influenciada por muitos fatores. Algumas das mais significativas são a especialização da exploração, as condições naturais e meteorológicas da região, a área lavrada de terrenos agrícolas e a área de pastagens.
Consequentemente, a percentagem de diferentes culturas forrageiras será diferente para cada exploração:
- Para vacas de corte:
- grãos – 36-40%;
- gramíneas perenes – 41-45%;
- gramíneas anuais e silagem – 12-15%.
- Para vacas leiteiras:
- grãos – 33-36%,
- gramíneas perenes – 40-44%;
- gramíneas e silagem anuais – 14-17%;
- culturas de raízes – 2-3%.
Com base nesta estrutura, a área média recomendada de cultivo per capita deve ser:
- grãos - 0,37-0,50 hectares;
- gramíneas perenes – 0,43-0,60 hectares;
- silos - 0,17-0,22 hectares;
- culturas de raízes – 0,03-0,04 hectares4.
Em última análise, verifica-se que para uma cabeça de vaca há pelo menos 1 hectare de terra.
Como pastorear vacas corretamente?
A transição para a agricultura de pastagem deve ser realizada por etapas. Dentro de 10-12 dias, eles começam a se alimentar com volumoso e depois adicionam melaço. Isso é feito para estabilizar a digestão ruminal. É importante levar em consideração que a altura da grama por hectare não deve ultrapassar 15 centímetros, para que o esterco líquido não caia nas folhas e não fique na grama para a próxima colheita.
Além das culturas forrageiras, a dieta deve conter pelo menos 150 gramas de sal. Para suprir todas as necessidades de micro e macroelementos, são adicionados ao sal magnésio, cobalto, manganês e outros aditivos. Para o pastoreio, não só a comida é importante, mas também a água.
Conhecendo as peculiaridades da organização do período de pastoreio, é possível obter de forma consistente a quantidade necessária de produtos.Com o manejo adequado do pasto, a vaca não recebe menos leite do que recebia dentro de casa.