Lesões nos cascos do gado são inevitáveis. Nesse caso, é possível uma diminuição na produtividade do animal. Para evitar dor e desconforto, os bovinos têm os cascos aparados. O animal é fixado com segurança por meio de um dispositivo especial. Para o gado, é usada uma divisão. Um dispositivo em forma de moldura ou caixa limita a movimentação dos animais. O custo do produto acabado não é acessível para todos. Você mesmo pode fazer a divisão.
Para que serve uma máquina de contenção de vacas e como funciona?
O dispositivo protege o gado. Aparar e tratar os cascos fica mais fácil.O aparelho é utilizado para lavagem gástrica, coleta de sangue para análises, diversas operações, vacinações e tratamento medicamentoso por meio de seringa. A divisão imobiliza a vaca, facilitando a manipulação do animal.
Todas as explorações agrícolas que criam gado estão a ficar divididas. O design do aparelho leva em consideração o tamanho da vaca e seu formato anatômico, de forma que a inspeção do animal demore pouco tempo.
Uma divisão é instalada na passagem por onde as vacas se movem. Com o aparelho, o animal é separado do rebanho. A vaca cai em divisão. A alavanca fecha as portas, o pescoço é fixado de forma segura com uma braçadeira especial. Na divisão é possível fixar a cabeça e as pernas com pinça adicional, cintos, travessas, correntes. A folha de metal que imobiliza a cabeça tem o mesmo formato.
Vantagens e desvantagens
A máquina para imobilizar um animal é conveniente para criadores de gado. Apesar de uma série de vantagens, também existem desvantagens em seu uso.
Dicas para construir uma divisão para gado com as próprias mãos
Para uma pequena fazenda com poucos rebanhos, comprar um lote não faz sentido. A máquina é fácil de construir com suas próprias mãos. O dispositivo pode ser feito de madeira ou metal. Para fazer uma máquina de madeira, você precisará de uma viga retangular forte em forma de caixa e de desenhos de projeto. O buraco para o pescoço da vaca é feito na frente. Na parte de trás você precisa fazer uma porta que possa ser trancada. As pernas são fixadas por meio de cordas ou tiras presas ao topo da estrutura.
Usando grampos adicionais feitos de madeira ou metal, as patas traseiras da vaca são firmemente fixadas. A madeira é impregnada com um composto especial e processada.
Recomendações para fazer uma divisão de madeira:
- O padrão dividido corresponde às formas do animal. Altura – 2 metros, largura – 1,5 metros, comprimento – 3,5 metros.
- O produto é instalado em local conveniente para abordagem e manipulação da vaca.
- O split instalado no interior do prédio deve ser bem iluminado.
- A estrutura interna é reforçada com parafusos.
Para fabricar um dispositivo de metal, são utilizados tubos perfilados. Uma estrutura retangular é soldada a partir deles. Para estabilidade, a divisão é reforçada adicionalmente com tubos de aço. Os portões de abertura são feitos nas extremidades da divisão. O portão traseiro fecha bem.
Como reunir uma vaca em um curral
O rebanho caminha ao longo do corredor e cai sozinho em cisma.Para isso, o dispositivo é instalado na trajetória de movimentação do rebanho. A vaca é trazida para ter seus cascos processados. A porta dos fundos bate com força, um buraco especial fixa o pescoço do animal.
A faca para aparar cascos é completamente desinfetada. O tratamento começa nas patas dianteiras e termina nas patas traseiras. Os cascos estão limpos de sujeira. Livre-se com cuidado do velho chifre do casco, localizado na sola e no miolo. Uma área com superfície córnea jovem não deve ser tocada, pois pode se machucar facilmente. Em caso de dano, o casco é desinfetado com iodo.
Por que fazer cortes nos cascos?
- Cuidando da saúde da vaca.
- Durante a ordenha o animal fica estável.
- Prevenção de claudicação.
- Para eliminar a inflamação purulenta resultante de danos nos tecidos moles.
- Para reduzir o risco de entorses e doenças do sistema músculo-esquelético.
Cuidados com os cascos após o corte:
- A poeira do antigo estrato córneo é cuidadosamente limpa.
- Rachaduras e feridas no casco após o corte são tratadas com formaldeído, sulfato de cobre ou iodo.
- Os cascos são lavados com forte jato de água.
- São feitos banhos desinfetantes para animais, que são trocados diariamente (o líquido do banho cobre parte do membro).
Cuidados com o equipamento
Os modelos modernos são fáceis de usar e seguros para o gado. Uma pessoa é suficiente para operar. O aparelho é compacto, de tamanho pequeno, adequado para qualquer tipo de celeiro. A divisão não requer habilidades especiais para mantê-la.
Uma máquina de madeira ao ar livre deve ser impregnada com uma solução que a proteja do apodrecimento. As barras são processadas com cuidado para não ferir o animal. O metal anticorrosivo é usado em estruturas metálicas.Cuidar bem do gado aumentará a produtividade e evitará doenças.