A criação de gado em geral, e de cabras em particular, é acompanhada de um trabalho difícil e constante - distribuir ração várias vezes ao dia, limpar a lã e limpar o estrume das instalações. Um dos dispositivos para facilitar o trabalho agrícola é uma máquina para ordenha fixa de cabras. No momento da ordenha, o animal é segurado com segurança pelo mecanismo de fixação da cabeça e pescoço. Se desejar, as pernas são fixadas com cordas ou tiras. O leite ficará intacto e a dona de casa não se cansará.
Por que a máquina é necessária?
As cabras, especialmente as jovens, costumam se comportar ativamente durante a ordenha: elas andam de pé em pé, batem com os cascos e giram. Neste caso, o balde pode tombar e o leite valioso será perdido. A principal coisa para a qual a máquina é necessária é a fixação confiável de cabras leiteiras durante o processo de ordenha. Além disso, a máquina ajuda a resolver vários outros problemas:
- prevenir movimentos bruscos durante o corte dos cascos, corte dos pelos, tratamento e lavagem dos animais;
- permite conectar uma ordenhadeira na mecanização do trabalho na fazenda;
- ajuda a reduzir os custos de mão de obra da leiteira e o tempo de ordenha.
Fazer uma máquina para ordenhar cabras não é difícil, existem diversos modelos e designs. Você pode usar materiais e ferramentas disponíveis que provavelmente estão armazenados em qualquer casa.
Lados positivos e negativos
Criadores de caprinos experientes podem sentir que o curral é uma coisa a mais na fazenda e que ao utilizá-lo para ordenha há mais aspectos negativos, por exemplo, estresse do animal e perda de tempo conduzindo a cabra para dentro do curral. Porém, para as donas de casa novatas, isso facilita muito a ordenha, principalmente quando não há apenas uma cabra, mas várias na fazenda. Além disso, está comprovado que na ordenha em máquina, quando o animal está imóvel, o úbere é esvaziado mais completamente, não há congestão e desenvolvimento de doenças do leite e da esfera reprodutiva.
Requisitos básicos para equipamentos
O elemento principal do curral é a gaiola ou baia. É feito do tamanho de uma cabra ou um pouco maior. Ao lado da baia há um apoio de cabeça equipado com um comedouro onde é despejada a comida preferida do animal, como a cevada. A pinça deve segurar o pescoço com segurança, evitando que o gado retire rapidamente a cabeça. A parte inferior da baia - o piso ou suporte - deve ser forte o suficiente e ter uma escada ou escadote para içamento.
Revisão de modelos populares
Os currais para cabras variam ligeiramente. O aparelho é simples, aqui estão as modificações comuns nas fazendas:
- O suporte de madeira mais simples (pedestal) sem escada e tiras de retenção laterais com ripas de fixação para o pescoço. Esta opção é adequada para cabras maduras e calmas. Caso contrário, existe o perigo de o animal escorregar do suporte e, como o pescoço está fixo, pode ocorrer estrangulamento.
- Suporte de madeira com gaiola, suporte para pescoço e escada. Esta é a opção mais adequada para donas de casa novatas. Se desejar, você também pode amarrar a cabra pelas pernas.
- Suporte de madeira com escada e apoio de pescoço em forma de portas com veneziana. Como as cabras não gostam de andar para trás e têm dificuldade de se virar no curral, a abertura das portas permite que o animal avance após a ordenha.
- Suporte de madeira com grade unilateral. Um dos lados da máquina, geralmente o direito, fica sem cerca. A leiteira pode sentar-se ao lado da cabra, no mesmo nível.
- Estrutura metálica soldada com suporte de madeira.
Em todos os modelos, você pode utilizar os materiais disponíveis - barras, tábuas de corte, tábuas, portas de móveis, camas de ferro.
Recomendações para seleção
O tamanho da gaiola depende da raça e do tamanho do animal. Em média, um suporte de madeira com um metro de comprimento e a altura da gaiola são suficientes. Se as cabras forem muito grandes, com cabeça e chifres grandes, o comprimento da moldura é aumentado para 1 metro e 20 centímetros e a altura da gaiola é igual.As ripas deslizantes são suficientes como mecanismo de travamento. Para cabras pequenas que não possuem chifres, é preferível uma gaiola de 1 metro de altura e um dispositivo que segure o pescoço em forma de portas sanfonadas.
Neste caso, o orifício para o pescoço e a cabeça é oval, com diâmetro de 10 a 11 centímetros de largura e 39 a 40 centímetros de comprimento.
A altura do suporte acima do solo para cabras grandes é de 20 a 30 centímetros, para cabras pequenas – 30 a 40 centímetros. A largura ideal da gaiola é de 55 centímetros. As estruturas metálicas são as mais duráveis e não se soltam.
Como fazer uma máquina de ordenha com as próprias mãos
Para considerar cuidadosamente o projeto da máquina, visualizá-lo e, se necessário, fazer alterações, recomenda-se primeiro fazer um desenho ou utilizar o já pronto oferecido a seguir.
Etapas de montagem da máquina:
- Derrube a estrutura da barraca a partir de barras ou tirantes, conforme mostrado no desenho. Ao montar uma moldura a partir de barras, será necessário cortar as pontas para atingir o mesmo nível. Ao montar uma estrutura a partir de ripas, nenhum corte adicional é necessário.
- Bata as placas do suporte usando duas ou três tábuas ou ripas transversais. Faça o mesmo com as tábuas da escada, apenas as travessas no topo funcionarão como degraus.
- Fixe o suporte à estrutura e a escada ao suporte.
- Proceda à montagem do dispositivo de fixação e do seu mecanismo de travamento; anexe um recipiente-alimentador ou uma prateleira para ele.
Nuances de desempenho
Dependendo do modelo selecionado, podem existir diferenças na montagem quanto ao seguinte:
- o suporte pode ser fixado batendo-o na estrutura, em trilhos de suporte especiais ou aparafusando-o a uma estrutura metálica;
- o mecanismo de fixação pode fazer parte da estrutura apoiada no solo ou ser fixado diretamente no suporte;
- um dos trilhos do mecanismo de retenção pode ser móvel no plano vertical ou horizontal;
- se o suporte da máquina estiver localizado abaixo do solo, não será necessário fazer uma escada;
- se o animal for muito móvel, a escada pode ser fixada em um suporte com dobradiças e o curral pode ser fechado levantando a escada e fechando-a com uma trava;
- as bordas do suporte podem ser deixadas livres ou pregadas ripas para evitar que as pernas escorreguem com um espaço de 4 a 5 centímetros entre o “chão” e a barra;
- o furo para ordenha na parede da gaiola para destros é feito pelo lado direito da cabra, para canhotos - pelo esquerdo;
- caso pretenda utilizar a máquina ao ar livre, ela pode ser pintada com tinta resistente às influências externas, ou tratada com produtos com propriedades protetoras da madeira, e o piso do estande pode ser revestido com piso;
- É melhor tornar o recipiente de alimentação removível para que possa ser lavado por dentro.
Assim, ordenhar uma cabra será muito mais fácil com uma máquina fácil de fazer com as próprias mãos. Trate os animais com gentileza, eles certamente responderão com carinho mútuo e alta produção de leite!