Um comedouro para cabras bem projetado facilitará a vida dos proprietários e permitirá que eles organizem adequadamente a ingestão de alimentos. E será mais fácil limpar as cabras se as condições de alimentação forem atendidas no mesmo local. Existem várias soluções padrão e opções para implementação em casa. Todos eles serão considerados e estudados detalhadamente com vídeos e desenhos anexados.
- Propósito
- Requisitos básicos para alimentadores de qualquer tipo
- Segurança
- Simplicidade de design
- Segurança alimentar
- Projetos típicos para alimentação de rebanho caprino
- Alimentação em massa
- Alimentação líquida
- Material comestível de origem vegetal
- Ferramentas necessárias
- Recomendações para fazer diferentes alimentadores
- Tipo de berçário
- De madeira
- Do reforço
- Alimentadores franceses
- De canos
- De um barril de plástico
- Horizontal
- Vertical
Propósito
Um comedouro é um dispositivo especial projetado para entrega controlada, consumo seguro de ração e, de preferência, de design simples. Criadores de cabras experientes sabem que os animais podem ser exigentes com a comida.
O alimentador agiliza o próprio processo de alimentação. Uma cabra não é uma pessoa. Ela não entende por que não pode espalhar grama no pasto e depois caminhar sobre ela antes de comer. Ter um compartimento especial diminuirá as preocupações dos donos de cabras e os animais ficarão mais organizados.
Requisitos básicos para alimentadores de qualquer tipo
Qualquer que seja o projeto do alimentador, ele deve atender a determinados requisitos. Principalmente se estivermos falando de um aparelho caseiro, e não de um aparelho feito de fábrica. Esses incluem:
- Segurança. O projeto deve excluir a possibilidade de lesões aos animais, incluindo animais jovens.
- Simplicidade. Os artesãos domésticos não possuem máquinas ou equipamentos sofisticados. Portanto, a opção de fabricação deve estar atrelada a um mínimo de custos para aquisição de equipamentos, ferramentas especiais e materiais.
- Segurança da alimentação. Esta é uma das principais tarefas para as quais um alimentador é criado. É importante que seja fácil colocar forragem, silagem, grama e igualmente fácil de limpar dos restos da “refeição”.
Estas são, resumidamente, as principais condições para a implementação do projecto. Basta escolher a opção que mais lhe agrada e começar a fazer.
Segurança
As cabras domésticas muitas vezes começam a se comportar de maneira imprevisível: dividindo o território, organizando brigas ou pulando e escalando algumas estruturas, assim como seus companheiros de tribo selvagens.A essência de um comedouro seguro é eliminar a possibilidade de ferimentos aos animais e evitar que os mais velhos oprimam os animais jovens.
Simplicidade de design
É sabido pela prática que soluções simples nem sempre são as piores. O pecuarista não tem tempo para cálculos complexos ou para fazer comedouros com materiais e tecnologias modernas. E geralmente também não há dinheiro extra para isso. Precisamos de um design simples para um comedouro de cabras que possa ser facilmente implementado na maioria das situações. Recolhida preferencialmente por uma só pessoa e num período mínimo de tempo (dia, fim de semana).
Segurança alimentar
Os alimentos fornecidos da forma habitual podem ser encontrados em qualquer lugar. E neste caso as cabras não têm um local específico para comer. Outra coisa é o alimentador. Dessa forma, as cabras se acostumarão a comer em um canto estritamente estabelecido do curral e da forragem, e será necessária muito menos alimentação líquida. Até porque será mais difícil para a cabra tirá-la do comedouro.
Projetos típicos para alimentação de rebanho caprino
Dependendo do tipo de alimentação, existem vários tipos de estruturas. É muito importante entender esse fato. Os comedouros a granel não são como os dispositivos de alimentação líquida para cabras. Portanto, eles diferem em seus métodos de implementação. Assim, você precisa saber com antecedência qual opção será preferível para você. Então, tipos típicos de alimentadores:
- para alimentos a granel;
- para mistura líquida;
- para alimentos vegetais.
E então consideraremos cada design separadamente com seus prós e contras.
Alimentação em massa
Popular entre os proprietários de cabras: rações, farelos e misturas de grãos. Eles são classificados como uma categoria solta. Esta escolha justifica-se porque permite que os animais ganhem peso e engordem.Quanto ao desenho do comedouro, este deve atender a 2 critérios: segurança da ração e consumo máximo pelas cabras.
Alimentação líquida
As misturas de frações líquidas são populares porque vários componentes podem ser adicionados a elas. Inclui silos, vinhaça, grãos, diluídos em água até a consistência desejada. Neste caso, o alimentador deve ser composto por um sistema de tubulação e uma calha especial. O design de mistura seca não funcionará aqui.
Material comestível de origem vegetal
Uma categoria separada consiste em comedouros para feno e outros alimentos vegetais para cabras.É necessário garantir que as cabras não retirem a forragem ou a espalhem por toda a área do piquete. A melhor solução para essas condições é uma cobertura feita de forro de madeira, afinando gradativamente para baixo. Outras opções também são possíveis.
Ferramentas necessárias
Antes de iniciar a implementação do plano, é necessário cuidar dos equipamentos necessários. Apesar da escolha das estruturas mais simples e de fácil montagem, é impossível prescindir de ferramentas e dispositivos. Recomenda-se utilizar madeira comum, barras, tábuas e ripas como material principal. São fáceis de comprar em qualquer serraria ou armazém.
As ferramentas para trabalhar com eles incluem:
- serra ou serra elétrica, serra circular manual;
- furadeira elétrica, chave de fenda;
- martelo de encanador;
- medidor, régua ou fita métrica.
O equipamento adicional inclui: marcador (lápis), brocas, fixadores (parafusos, pregos, cantoneiras de aço), brocas. Se necessário, o conjunto é ajustado às necessidades específicas.
Recomendações para fazer diferentes alimentadores
O design é influenciado pelo tipo de alimento com o qual os animais devem ser alimentados. Isso afetará os desenhos, o custo de fabricação do alimentador, a escolha do material e das ferramentas.Você também deve considerar a localização da área de alimentação. Para que seja confortável tanto para os animais como para os donos.
É indesejável usar plástico, qualquer polímero ou metal. As cabras são um tanto caprichosas; elas facilmente se recusam a comer em um comedouro que cheira “errado” de alguma forma. Afeta o design e o tamanho dos animais. Para animais jovens e bebês, um berçário é mais adequado, onde podem obter comida sem problemas.
Uma das opções de fabricação é mostrada no vídeo:
Tipo de berçário
Para crianças pequenas, um comedouro de berçário pode ser facilmente construído em meio dia, mesmo sem a habilidade de um carpinteiro profissional. Ou seja, com as próprias mãos, sem equipamentos e mecanismos complexos. A montagem é realizada em várias etapas. Vejamos passo a passo:
- Quadro inferior. Seu tamanho é determinado pelo número de animais mantidos simultaneamente no curral. Deveria haver comida suficiente para todos, para que ninguém passasse fome. As pernas são colocadas nos cantos: conectam a estrutura, proporcionam rigidez e servem de base para instalação no piso.
- Fundo. Montado a partir de placas bem ajustadas. É aceitável usar uma folha de compensado grosso, aglomerado, placa OSB. Não existem buracos neste elemento, caso contrário a comida irá derramar e espalhar-se pelo chão do curral.
- Quadro superior. Consiste em barras longitudinais. Barras transversais, pequenas seções de tábuas e pranchas são fixadas nele. A etapa não deve ser muito frequente - os animais não conseguirão enfiar a cabeça e comer normalmente.
As etapas de montagem do alimentador são mostradas detalhadamente no vídeo:
De madeira
Você pode fazer um alimentador de canto com 2 painéis de madeira ou paletes. Eles são usados na entrega de mercadorias e depois descartados como desnecessários. Portanto não deve haver problemas com o material.Acontece que é outra manjedoura, mas em uma versão diferente.
Ou você pode fazer isso:
Do reforço
Se você tiver acesso a restos de barras de reforço, bem como a uma instalação de soldagem elétrica, a unidade de alimentação pode ser feita de metal. A intensidade de trabalho desta versão do alimentador é superior à de um alimentador de madeira. Mas é muito mais forte, o que significa que vai durar mais. As cabras não serão capazes de mover tal manjedoura ou virá-la. Mas também existem desvantagens: continua a existir o risco de ferimentos nos animais. As peças pontiagudas e salientes devem ser reduzidas ao mínimo. Ou esconda-os sob as sobreposições, limpe-os e encaixe-os na base.
Para facilitar a percepção, é fornecido um desenho do alimentador com dimensões.
Há também uma opção de alimentador metálico compacto:
E rua:
Alimentadores franceses
A França tem uma enorme experiência na criação de caprinos, o que não é pecado pedir emprestado. Os dispositivos locais para alimentação de pequenos animais são semelhantes, mas ainda diferentes, dos viveiros.
O desenho é uma caixa com furos cortados nas paredes de acordo com o tamanho do focinho do animal. Na verdade, é uma versão de um comedouro universal: tanto ração a granel quanto volumoso podem ser colocados aqui. A alimentação ocorre dentro do dispositivo. Isso minimiza perdas. Além disso, o comedouro francês permite que as cabras comam quase tudo o que está dentro.
De canos
Dos materiais que sobraram da substituição da rede de esgoto e do dispositivo de drenagem da dacha, obtêm-se dispensadores de ração prontos. Serão necessários tubos de plástico com diâmetro de 10 centímetros ou mais.Não é desejável utilizar estruturas usadas que tenham entrado em contacto com resíduos: isso coloca as cabras em risco de contrair infecções.
A altura da estrutura alimentadora é de até 1,5 metros. O tubo é cortado em 3 seções - 700, 200 e 100 milímetros. Você também precisará de uma tomada, uma camiseta. A seguir, os segmentos são unidos, conforme mostrado na figura. Arestas vivas e rugosidades devem ser lixadas e eliminadas. Uma tampa é colocada em cima, o dispensador acabado é fixado na parede caneta de cabra braçadeiras de encanamento.
De um barril de plástico
Excelentes comedouros para cabras são feitos a partir de recipientes de plástico abandonados. Você pode usar o recipiente somente após limpeza completa, lavagem repetida com sabão e secagem. Condição indispensável: o barril não deve conter resíduos de líquidos ou materiais tóxicos (combustíveis, solventes, tintas). Todas essas substâncias causarão doenças e morte de animais.
Recipientes danificados, com rachaduras, lascas, cavidades ou furos não serão adequados. A seguir, escolha 1 das 2 opções possíveis para organizar o alimentador - horizontal ou vertical.
Horizontal
Para começar, um barril limpo e seco é colocado de lado. Em seguida, marque sequencialmente 5 a 15 centímetros da borda nas extremidades, para remover a “tampa” de cima. A comida será colocada na janela resultante. E devem ser feitos furos para alimentação nas paredes laterais (de tamanho que a cabra possa enfiar a cabeça).
É aconselhável fazer vários furos no fundo com uma broca fina: isso garantirá o escoamento do líquido e facilitará a limpeza do comedouro. Resta limpar as arestas vivas, pesar a estrutura ou instalá-la em uma caixa porta-caixa de madeira. A peça cortada pode ser transformada em tampa fixando-a ao cano com dobradiças ou corda.
Vertical
O desenho é mais complicado que o anterior no sentido de que será necessário marcar cuidadosamente o cano. Convencionalmente, o molde do alimentador se parece com a letra “G”. Deve haver 2 dessas figuras. A altura do corte até a borda do recipiente deve ser de 20 centímetros. Uma costura vertical divide o cano exatamente ao meio. A seguir, pode-se fechar a janela resultante com malha fina, deixando uma abertura para as cabras na parte inferior. A estrutura é fixada a uma base forte ou pesada.