A produtividade dos caprinos depende das características alimentares e das condições de vida. Os animais não são caprichosos e caprichosos na alimentação, mas a qualidade e a quantidade do leite e o valor da penugem variam dependendo da dieta. É importante encontrar boas pastagens para caminhadas no verão e preparar alimentos para o inverno. Vejamos o que e como alimentar uma cabra para obter leite de qualidade, proporcionar ao animal uma alimentação saborosa e saudável e não prejudicar sua saúde.
Tipos de feed, suas características
Para alimentar as cabras, são utilizados diferentes tipos de rações vegetais dependendo da época e das possibilidades. A opção ideal é a criação de pastagens, em que o animal se alimenta sozinho de gramíneas suculentas e liberta o proprietário de muitas preocupações, mas na maioria das regiões isso só é possível durante parte do ano.
Para ter mais leite, vitaminas e proteínas são introduzidas na dieta. Esses componentes ajudam a evitar problemas de saúde e a fortalecer o sistema imunológico. A dieta é composta por uma combinação de ração volumosa, suculenta e concentrada.
Suculento
A comida verde é fonte de vitaminas, proteínas, todas as cabras adoram roer grama e gostam de fazer isso no pasto a maior parte do dia. A categoria de alimentos suculentos inclui:
- Topos de plantas de jardim. Na colheita das hortaliças, as pontas são separadas e entregues às cabras. Os animais comem beterraba, cenoura e alcachofra de Jerusalém. As verduras suculentas contêm muitas substâncias úteis. Para diminuir a acidez, adicione 1 grama de giz por quilo de massa verde.
- Grama. Quando alojados em estábulos, eles cortam e alimentam a grama, mas é melhor entregar os animais ao pasto. Ao alimentar grama, lembre-se de que algumas espécies são perigosas e venenosas (celidônia, samambaia).
- Vegetais. As raízes, melões e vegetais rejeitados pelo seu pequeno tamanho são excelentes alimentos suculentos para cabras. Cenouras, forragens e beterrabas vermelhas podem ser fornecidas com cobertura. Todas as cabras adoram mastigar cabeças e raízes de repolho.
- Frutas. A carniça de maçãs e peras vai para a alimentação. Os grãos das frutas de caroço devem ser removidos.
No inverno, a ração fresca é substituída por silagem. É colhido da grama, das copas e armazenado em valas ou recipientes de material inerte. Uma cabra come 2 a 3 kg de ração suculenta por dia.
Áspero e seco
Esse tipo de alimentação é a base da dieta de inverno. Alimentos secos e volumosos incluem:
- feno - à base de alfafa, trevo, que são os mais ricos em nutrientes;
- palha – caules de cereais e leguminosas após trilha dos grãos;
- vassouras - bétula, choupo, eucalipto, álamo tremedor, tília, salgueiro, sorveira.
Os galhos são cortados e secos no início de junho, escolhendo-se brotos de até 1,5 centímetros de espessura. A grama é colhida em julho, amarrada em cachos e feixes.
Concentrado
No inverno, as cabras não podem prescindir dos concentrados, especialmente necessários para animais jovens, cabras gestantes e leiteiras. Para alimentação são utilizados:
- grãos de cereais – trigo, cevada, aveia;
- milho – alto teor de proteínas;
- os grãos de leguminosas são uma fonte de proteína;
- oleaginosas – gorduras e proteínas vegetais;
- feeds combinados;
- farinha de ossos e peixe, leite - seco e desnatado;
- resíduos da indústria alimentícia e de processamento – bolos, melaços, farelos, polpas.
As cabras recebem grãos em pequenas quantidades e triturados; grãos grandes e ervilhas são mal digeridos, causando aumento da massa gorda e diminuição da produção de leite. É especialmente perigoso alimentar milho de forma descontrolada, o que causa obesidade. Vários métodos são usados para processar grãos para ração:
- esmagar, achatar;
- submetido a fermento;
- fritar;
- germinado – melhora significativamente a composição vitamínica.
Vitaminas e microelementos são necessários para melhorar a qualidade e quantidade do leite das cabras e manter a saúde. As cabras podem receber pão, ou melhor ainda, biscoitos, com vitaminas líquidas (Tetravit) sobre elas.
Dieta por temporada
Na alimentação das cabras, é necessário levar em consideração as oportunidades sazonais e preparar a ração para o inverno, a fim de fornecer aos animais uma dieta completa. A aquisição de feno, silagem, silagem e vassouras reduz o custo da ração comprada no inverno.
Verão
No verão, em casa, as cabras passam a maior parte do dia no pasto. Antes de amarrar uma cabra ou mandá-la para o ar livre, inspecione a vegetação ao seu redor para que os animais não comam plantas venenosas. No verão, uma cabra pode comer até 8 quilos de grama enquanto pasta. No final da estação, a vegetação escasseia e seca, de modo que as cabras ficam gordas e bem alimentadas, e a produção de leite é abundante; os animais são alimentados de manhã e à noite.
Mesa de alimentação de verão para cabras:
Tempo | Alimentar | Quantidade |
Manhã | Alimento composto, farelo embebido | 0,5 quilogramas |
Dia | Grama no pasto | |
Noite | Alimento composto, alimento suculento – vegetais, frutas, tops | 1 kg |
Noite | Feno | 1 kg |
Dia | Sal
Farinha de osso, giz |
Colher de chá
12 gramas |
Sem alimentação adicional apenas com capim, a produção de leite será insignificante (menos de 2 litros) e a qualidade do leite será prejudicada.
Durante o período de reprodução, a cabra recebe nutrição melhorada, recebe 0,8-1 kg de concentrados por dia e é levada para um pasto com grama exuberante. Você deve preparar alimentos com caroteno - cenoura, roseira brava.
Inverno
O principal problema para os criadores de caprinos iniciantes é preparar uma dieta de inverno e preparar a ração. A época de pastoreio termina rapidamente, a época estável dura 7 meses (dependendo da região). Para um animal você precisará durante todo o período:
- volumoso – 350-560 quilogramas;
- suculento - 400-600 kg;
- vassouras, folhagens - 1-5 peças por dia;
- alimentação - 30-40 kg.
Os animais recebem as seguintes quantidades de feno por dia para alimentação: cabras - 1,8-2 kg, cabras machos - cerca de 3 kg, cabritos - 1 kg. Se faltar feno de qualidade, usa-se palha.
Cronograma aproximado de alimentação:
- Manhã. Eles dão lavagem - quente, com ração cozida no vapor, raízes suculentas. Depois a ordenha, após a qual a cabra come feno.
- Dia. Desperdícios de alimentos, cascas de vegetais cozidos da mesa, raízes, silagem. A ordenha é realizada. Em seguida vêm o feno, a palha, as vassouras.
- Noite. Alimento composto com umidade, vassouras.
Para uma boa produção de leite, é útil fornecer raízes cruas e suculentas (cenoura, beterraba), abóbora e abobrinha sem sementes. A qualidade do leite no inverno é melhorada pelas bagas de sorveira contendo vitaminas e microelementos. As cabras comem alegremente frutas secas cozidas no vapor e talos de milho picados. Água morna é fornecida durante a alimentação; ela deve estar disponível gratuitamente em todos os momentos.
Importante: a produção de leite cai quando a dieta é monótona e se utiliza apenas um tipo de ração. Mesmo durante o período de pastejo, a nutrição deve ser complementada com alimentos compostos, farinha de ossos e vitaminas.
Alimentando cabras grávidas
Durante a gestação, a cabra come por dois, o volume da ração aumenta e atenção especial é dada à qualidade. Regras básicas:
- A taxa de alimentação aumenta na segunda metade da gestação, na primeira metade não há necessidade de aumentar a dieta.
- No verão, o animal deve ser levado ao pasto.
- No inverno, é dada ração granulada. Mais perto do parto, eles mudam para o swill - mingau líquido de vegetais e grãos, que é mais fácil de digerir.
Dieta diária aproximada:
- manhã – grãos (200 gramas), vegetais, raízes (0,5 kg);
- dia – feno, vassouras (2 quilos);
- noite - bolo, ração (200 gramas), feno.
Eles monitoram cuidadosamente a qualidade de tudo o que as cabras comem.Alimentos com vestígios de podridão ou infestados de insetos são descartados.
Quais alimentos devo limitar?
As cabras podem mastigar tudo, o proprietário deve monitorar a limpeza do pasto e a quantidade de ração colocar no comedouro. Em quantidades limitadas eles fornecem:
- frutas doces, alimentos com açúcar - causam inchaço, fermentação e distúrbios digestivos;
- o milho provoca ganho de peso, dado em quantidades limitadas;
- ervas molhadas, copas, vegetais levam a processos de fermentação, precisam ser secos antes de serem colocados nos comedouros;
- grãos e massa moídos em farinha;
- Celandine e cereja de pássaro são perigosas em grandes quantidades.
Você não deve dar aos animais muita comida incomum para eles.
Alimentos venenosos e perigosos
Muito do que uma cabra está disposta a comer é prejudicial à saúde. O agricultor deve saber quais plantas venenosas infestam as pastagens vizinhas e não permitir o animal ali. O mais perigoso:
- tremoço;
- heléboro;
- batatas verdes (os topos são fornecidos em quantidades limitadas e apenas misturados com outros tipos);
- samambaia.
Alguns tipos de bolos (linhaça, cânhamo, crucíferos) são considerados perigosos se administrados incorretamente. Ao alimentar um animal com restos de comida da mesa, é necessário retirar lixo, papel e pedaços de plástico da lavagem.
Feeds que prejudicam a produtividade
Alguns alimentos e plantas prejudicam a qualidade e a quantidade do leite. Esses incluem:
- absinto, celidônia, tanásia - adicione amargor;
- azeda - aparece acidez;
- alho – amargor e cheiro específico;
- calêndula - reduz a produção de leite;
- silagem – quando consumida mais de 3 quilos por dia, reduz o teor de proteínas e gorduras;
- repolho – reduz o teor de gordura.
Algumas ervas são perigosas apenas durante certos períodos da estação de crescimento; a secagem reduz os seus danos e a ensilagem aumenta-os. Quem deseja obter alta produção de leite e leite de cabra de melhor qualidade precisa pensar na dieta alimentar, tornar o cardápio rico e variado. Isso preservará a produtividade do animal, garantirá o nascimento de descendentes saudáveis e protegerá o animal de doenças.