O que você pode alimentar uma cabra imediatamente após o parto? Recomenda-se dar à cabra que deu à luz água morna e doce para beber. Após 3-4 horas, a cabra pode ser alimentada com feno de cereais de leguminosas ou grama verde. Como complemento, os animais podem receber frutas e vegetais suculentos, bem como silagem de milho. É importante lembrar que quanto mais água na ração, mais leite haverá no úbere.
Por que mudar sua dieta?
A cabra é um animal doméstico criado para produzir leite. Ela começa a ordenhar somente após o primeiro parto.A fêmea geralmente dá à luz em algum momento do segundo ano de vida. Após o aparecimento da primeira cabra, o animal pode ser ordenhado por muito tempo. Porém, para prolongar a lactação, a fêmea deverá ser levada ao acasalamento uma vez por ano.
Devido à gravidez, diversas alterações ocorrem no corpo do animal. Isto é devido à gestação do feto. Nesse período, a cabra leiteira vai gradativamente deixando de ser ordenhada. Isso é feito para que todos nutrientes não foram para o leite, mas para o desenvolvimento da futura cabra. 1-2 meses antes do parto, a fêmea para completamente de ordenhar.
É claro que o processo de produção de leite depende não apenas do processo de ordenha em si, mas também da alimentação da cabra. Recomenda-se que qualquer animal leiteiro seja submetido a uma dieta seca especial antes do parto ou parto.
Durante a gravidez, a cabra deve comer bastante feno e palha de cereais de leguminosas ou grama fresca e cereais verdes.
Como suplemento, as fêmeas podem receber uma pequena quantidade (em comparação com o período de lactação) de grãos (150 g por dia), vegetais (170 g por dia) e silagem de milho (180 g por dia). A falta de vitaminas no inverno é compensada com a ajuda de preparações farmacêuticas vitamínicas e ramos de abeto.
Após o parto, a dieta dos animais deve ser alterada novamente. Para aumentar o leite, recomenda-se introduzir rações mais suculentas (verduras e silagem) no cardápio de cabras paridas. Afinal, esse alimento contém muita água, o que favorece a produção de mais leite. Pelo contrário, a alimentação com grãos deve ser reduzida. A dieta dos animais é alterada para regular a produção de leite.
O que dar nas primeiras horas?
Imediatamente após o parto, recomenda-se dar à fêmea água morna com açúcar. A glicose restaurará a força do animal e terá um bom efeito na lactação.Uma cabra que deu à luz só pode ser alimentada após 3-4 horas. Acontece que logo após o parto o animal perde o apetite. Para estimulá-lo, a fêmea recebe salmoura de chucrute.
Uma cabra, como qualquer ruminante, deve primeiro ser alimentada com uma dieta contendo fibras para que o rúmen funcione. No inverno, as fêmeas recebem leguminosas e feno de cereais e, no verão, podem ser levadas para pastar na grama verde. Nas primeiras horas, a norma cai pela metade, depois gradativamente a quantidade de ração vai aumentando. Após o parto, recomenda-se introduzir um pouco de vegetais e silagem na dieta dos animais.
É melhor não dar grãos nesse período. As cabras se recuperam bem dos grãos. No entanto, este alimento não aumenta a lactação. A saúde dos bebês depende da nutrição das fêmeas lactantes, e a quantidade de produção de leite no úbere depende do conteúdo de alimentos suculentos na dieta.
Regras para alimentação de cabras após o parto
Normalmente as fêmeas acasalam no outono e seus filhos nascem na primavera. Nesse período, o principal alimento dos animais é o feno e a palha.
É verdade que com a aproximação do verão, a porcentagem de vitaminas e minerais nas forragens diminui.
Como suplemento, recomenda-se que as mulheres após o parto recebam mais vegetais (cenoura, beterraba sacarina, abóbora). Bolo de girassol ajudará a aumentar o teor de gordura. Misturas de grãos (milho, cevada, aveia) podem ser administradas após o feno, mas não mais do que 200 gramas por dia.
A água tem um efeito positivo no aumento da lactação. A fêmea recebe água entre as mamadas, geralmente 2 vezes ao dia. Um animal recebe pelo menos 5 litros de água por vez. Você pode adicionar um pouco de açúcar (50 gramas) ao líquido.
No verão, é muito mais fácil ordenhar uma cabra parida. Atividade física, caminhadas ao ar livre e, claro, grama verde ajudam a aumentar a lactação.Uma mulher que amamenta deve comer o quanto quiser. Normalmente, uma cabra come de 6 a 8 kg de grama por dia.
Características de alimentação no inverno
Para aumentar a produção de leite no inverno, as fêmeas paridas recebem mais água e ração suculenta. É proibido mudar abruptamente a dieta dos animais. O alimento principal no inverno deve continuar sendo o feno (até 2-3 kg por dia). Como suplemento, as mulheres recebem vegetais suculentos e doces.
No inverno, o cardápio das cabras deve incluir misturas de grãos, bolo, farinha e ração mista. Quantidade recomendada de ração concentrada: de 100 a 200 gramas. Para evitar a cetose, paralelamente aos grãos, as mulheres recebem água com açúcar, ramos de abeto ou pinheiro, sal (10 g por dia por indivíduo), vitaminas e minerais farmacêuticos.
Voltar ao modo normal
Nas primeiras semanas, todo o leite deve ser utilizado na alimentação dos animais recém-nascidos. Para aumentar a lactação, recomenda-se ordenhar a fêmea pelo menos uma vez ao dia, imediatamente após alimentar os filhotes. Não deve sobrar uma gota de leite no úbere. Este procedimento dará um sinal ao cérebro e aumentará a lactação.
Uma criança pode viver com a mãe e se alimentar de leite por até 3 meses. Gradualmente ele é transferido para alimentos vegetais. A alimentação da fêmea deve receber atenção especial mesmo após a alimentação dos cabritos. Afinal, a lactação do animal e o teor de gordura do leite dependem da qualidade e quantidade da ração. No modo normal, a cabra deve comer o quanto quiser.
O principal alimento no verão é a grama, no inverno - o feno. Entre as mamadas, as cabras recebem água. O sal deve estar presente na dieta. Os animais recebem vegetais, frutas, coberturas e misturas de grãos como ração.É benéfico para as mulheres comer aveia, cevada e milho. No inverno e no verão, recomenda-se dar às cabras batatas cozidas, ração mista, bolo, farinha, pré-misturas, galhos de árvores e folhas de hortaliças.
O que os criadores aconselham?
Especialistas em pecuária experientes recomendam dar a uma cabra leiteira grávida ração seca (feno, palha), menos água, pequenas quantidades de vegetais (cenoura, beterraba) e doses mínimas de grãos no inverno. Você pode apoiar o corpo das mulheres com a ajuda de vitaminas e minerais de farmácia.
Após o parto na primavera e no inverno, o principal alimento da cabra deve continuar sendo o feno. Este é um alimento que contém fibras. É o feno que melhora o funcionamento do rúmen. Como complemento, recomenda-se dar às fêmeas paridas vegetais mais suculentos ou silagem (milho). Quanto mais água na ração, mais leite haverá. Para problemas de digestão e falta de apetite, as cabras recebem fermento nutricional, picles de repolho, endro e decocção de cominho. A sala onde os animais estão localizados deve ser iluminada. No escuro, as mulheres comem muito pior.
No verão, uma cabra parida pode receber todas as substâncias úteis do prado. O principal é garantir que o animal não coma plantas venenosas. As cabras são muito curiosas e provam de tudo. É aconselhável pastar as fêmeas em um prado onde crescem trevo, dente-de-leão, urtiga, alfafa, capim-rabo-de-gato e festuca.
Recomenda-se ordenhar uma cabra parida que esteja amamentando. É verdade que isso só deve ser feito depois que as crianças tiverem bebido bastante leite. Os especialistas em pecuária aconselham ordenhar uma cabra 2 a 3 vezes ao dia. Antes da ordenha, o úbere da fêmea deve ser lavado, seco e os mamilos lubrificados com gordura. Este procedimento ajudará a ordenhar adequadamente a cabra, aumentar a quantidade de leite e prolongar a lactação por mais alguns meses.