A atividade física e o cuidado sistemático dos cascos são muito importantes para as vacas. O estrato córneo cresce, aparecem rachaduras nas quais a sujeira fica presa e pode ocorrer inflamação. O animal começa a mancar e para de pisar na perna afetada. Para evitar esses problemas, fazendas com muitos animais utilizam máquinas especiais para processamento de cascos de gado.
Princípio de funcionamento da máquina de contenção de vacas
As vacas são animais grandes que podem facilmente ferir os humanos.A máquina permite processar cascos, cortar chifres e realizar exames veterinários sem estresse para o animal ou perigo para o agricultor. Um suporte de cascos é uma baia com uma estrutura na qual a cabeça do animal é inserida; um cinto largo é usado para prender a vaca sob a barriga; cintos adicionais são usados para fixar os membros na posição desejada pelo proprietário.
Existem máquinas fabricadas industrialmente. São duráveis, metálicos, com rodas que permitem movimentar a estrutura e acionamento elétrico que pode levantar o dorso do animal.
Vantagens e desvantagens
A máquina pode ser colocada em um celeiro ou em um espaço aberto. As estruturas são pequenas, o que permite uma colocação conveniente do dispositivo.
Um produto simples para proteger os animais com segurança pode ser feito independentemente de blocos de madeira; se a fazenda não tiver muitos animais, o dispositivo será barato e facilitará muito o cuidado das vacas. Uma divisão feita de tubos de metal será mais durável.
Revisão de modelos populares
As máquinas de processamento de cascos Mikulka são produtos de fabricação tcheca. Excelente custo-benefício e qualidade. As estruturas são móveis e fáceis de usar. A empresa Westfalia-Serge apresenta uma gama completa de equipamentos para explorações agrícolas especializadas na criação e criação de gado. Existem também máquinas convenientes para aparar cascos disponíveis. Especialistas ministram master classes e oferecem serviço pós-venda. As máquinas de processamento de cascos "TOR" vêm da Áustria. Confortáveis e seguros, é possível equipá-los adicionalmente com pesos, rodas para movimentação e elevador elétrico para os membros traseiros.
Fazendo você mesmo
Você mesmo pode fazer uma máquina estacionária para aparar cascos. É feito de tubos de madeira ou metal.
Materiais e ferramentas
Fazer uma máquina de madeira é bastante simples e barato. Para trabalhar você precisará de:
- vigas de madeira;
- Pranchas;
- Bôer;
- serra para madeira;
- unhas;
- corrente;
- correia transportadora ou correias de couro.
Deve-se selecionar uma área plana para instalação da estrutura.
Produção passo a passo
Pilares com altura de 1,8-1,7 metros são feitos de barras - 4 peças. Você precisará de mais 2 colunas com 0,7-0,5 metros de altura. Longos postes são cravados no solo ao longo do perímetro do local, cujo tamanho é de 1,5 x 1,0 metros.
Os pilares escavados no solo são fixados com tábuas. São necessárias 2 tábuas longitudinais e uma transversal para fixar a cabeça.Atrás da estrutura são fixados pequenos postes e sobre eles é colocada uma travessa forte, sobre a qual será colocada a perna do animal no aparamento dos cascos. Correntes com correias ou correia transportadora para coleta conveniente são jogadas nos postes antes do procedimento.
Para prolongar a durabilidade da estrutura, ela é revestida com óleo secante ou pintada para protegê-la da umidade e do apodrecimento.
Regras para usar a máquina
A vaca é conduzida para dentro da estrutura e imobilizada com cintos. Limpe a sujeira dos cascos e remova a camada de crescimento com uma faca afiada até que a cor fique branca.
Importante: você não pode realizar o procedimento sozinho se não tiver experiência, pois pode causar sérios danos ao animal.
A superfície é nivelada com uma fresa, o excesso de lã é removido com uma tesoura e as arestas vivas são lixadas. Após o corte, os cascos são tratados com solução de sulfato de cobre ou formaldeído a 2%. Eles são colocados em um recipiente com solução desinfetante por 10-15 minutos. Mesmo a mais simples máquina de podar cascos simplifica o trabalho do agricultor, pois seus animais devem ser tosados sistematicamente para que as vacas não sofram de doenças ortopédicas.