A palavra “carne” é familiar a todos os amantes da comida. Se você se lembrar de outros tipos de carne, por exemplo, cordeiro, porco, então pelos nomes você poderá descobrir sua origem. Mas não está claro por que a carne de uma vaca ou de um touro é chamada de bovina. Esta pergunta foi feita até em “linha direta” com o Presidente da Rússia em 7 de junho de 2018. A resposta não foi anunciada então, mas linguistas posteriores explicaram a origem do termo.
Por que a carne de vaca é chamada de boi e não de vaca?
O mistério está na língua eslava da Igreja Antiga. Antigamente, vacas e touros eram chamados pela mesma palavra “carne” ou “govedo”.Portanto, carne bovina é carne retirada de carne bovina. Com o tempo, a palavra desapareceu da fala, mas seu derivado permaneceu para denotar produtos cárneos.
De acordo com Dahl, principalmente os touros eram chamados de bovinos. Na Idade Média, a carne de touro era consumida como alimento e as vacas eram preservadas para produzir leite. Mas na designação dos produtos cárneos não é utilizada a divisão em gênero masculino e feminino. Além disso, a carne de touro é de qualidade superior à da vaca.
Se você observar os nomes das vacas em muitas línguas do mundo, encontrará uma notável semelhança com “gou”. A tabela mostra como a palavra “vaca” soa em alguns grupos indo-europeus.
Linguagem | A palavra "vaca" |
Inglês | vaca |
norueguês | ku |
Alemão | uh |
tadjique | governo |
Armênio | ′ ′ (kov) |
Posteriormente, “govedo” foi substituído por “byki” em todas as línguas eslavas. Agora o que resta deste termo é “carne bovina”.
O antigo nome dos touros ainda é usado hoje?
Na língua russa hoje, “carne bovina” praticamente não é usada. Você pode encontrá-lo na literatura religiosa, em crônicas antigas. Também está presente nas obras de escritores, por exemplo, no poema de A. K. Tolstoi “Às vezes em Feliz Maio...”, escrito em 1871, há versos:
“Onde está a carne gordurosa
Nós nos alimentamos de carne assada.”
A palavra foi expulsa da língua russa pela abreviatura KRS no início do século 20 e às vezes pode ser ouvida em dialetos siberianos. Em algumas línguas eslavas, "carne" ou "govedo" é usado para designar o gado. Assim, na língua búlgara o gado é chamado de “goveda”, e na língua eslovena – “govedo”.
Como é chamada a carne de bezerro?
A carne bovina é a carne do gado. Além das razões linguísticas, há outra razão para tal “disfarce”. A carne de vaca tem sabor inferior aos produtos feitos de touro.
Portanto, a vaca raramente era levada para o abate. Ao combinar produtos pecuários em uma palavra, você pode vender carne de segunda classe sob o pretexto de carne de alta qualidade.
Os bezerros são a melhor “fonte” de produtos cárneos de primeira classe, chamados de “vitela”. Nos países ocidentais, produtos de vitela ou boi são usados para cozinhar. Eles não têm o conceito de “carne bovina”. Vacas e bois são considerados matérias-primas de segunda classe. Restaurantes e cafés costumam preparar pratos de vitela, menos frequentemente de touros.
Na Rússia, na culinária, a carne bovina é dividida em 3 tipos:
- A vitela é a carne de bezerros, com idade não inferior a 2 semanas e não superior a 3 meses. Produto da mais alta qualidade e mais delicioso.
- Carne jovem - carcaças de bezerros, com no mínimo 3 meses e no máximo 3 anos.
- Carne bovina - produtos cárneos de bovinos com mais de 3 anos.
A variedade mais apreciada é a vitela marmorizada. Para tanto, os bovinos jovens são alimentados com uma dieta especial. O resultado é uma carne vermelha com estrias de gordura que lembram o padrão do mármore. A palavra “carne” está tão arraigada na vida cotidiana que a maioria das pessoas não percebe que o termo tem uma etimologia interessante. O termo, que atravessou séculos, revela as páginas gerais da história mundial.