O repolho é uma das hortaliças mais comuns e despretensiosas, mas também exige uma mudança de local. E aí surge a pergunta: o que pode ser plantado depois do repolho no ano que vem?
A rotação de culturas ajuda a controlar pragas, evita o esgotamento do solo e permite aproveitar as propriedades resultantes em benefício da colheita futura. Todo jardineiro experiente sabe que para obter uma colheita rica não se deve negligenciar as regras de rotação de culturas.
O impacto do repolho no solo
Primeiro é preciso saber o que a planta tira do solo e em que condições fica a área após a colheita das espigas.
- Para o desenvolvimento normal, o repolho precisa de nitrogênio, que retira do solo em grandes quantidades.
- O cultivo é acompanhado pela alimentação regular da planta com esterco e composto.
- A planta possui um sistema radicular altamente desenvolvido. A raiz principal atinge a profundidade de 40 cm, e os brotos laterais podem penetrar 1 m no solo. Portanto, o repolho deixa para trás o solo esgotado em toda a profundidade de germinação.
- Não se deve negligenciar o fato de que o repolho é suscetível a uma série de doenças, cujos patógenos permanecem no solo mesmo após o inverno. Isso significa que as plantas seguidoras serão imediatamente atacadas por bactérias nocivas.
- Além disso, não devemos esquecer os “inimigos”: borboletas do repolho, pulgões do repolho, besouros das folhas. Tendo sobrevivido ao inverno, as pragas famintas atacarão as novas plantações com apetite.
Tendo considerado todos os fatos, fica claro porque não é recomendado cultivar repolho no mesmo local durante vários anos.
Plantas que não devem ser plantadas depois do repolho
Mesmo depois de limpar e preparar minuciosamente o solo para a próxima época de plantio, deve-se lembrar que é indesejável plantar alguns tipos de hortaliças em área esgotada:
- nabo,
- rabanete,
- rabanete,
- sueco,
- agrião,
- raiz-forte,
- estupro,
- mostarda de folha.
O que você pode plantar depois do repolho?
Ao mesmo tempo, o canteiro, que no ano passado ostentava fileiras ordenadas de espigas compactas, pode se tornar um habitat confortável para muitas outras hortaliças. Portanto, não é difícil escolher um vegetal que seja ótimo como “substituto do repolho”.
- Uma das melhores opções seriam os pepinos. Eles também podem ser bons vizinhos do repolho.
- O repolho branco e a couve-flor removem o excesso de ácido do solo, tornando-os mais adequados para o cultivo de tomate em terreno aberto.
- Os vegetais cultivados com fertilizantes orgânicos tornam-se bons precursores da cebola e do alho. A cebola pode ser cultivada de três a quatro anos sem alterar o local de plantio, mas o alho deve ser movido a cada dois anos para evitar a contaminação do solo pelo nematóide do caule.
- Se você plantar berinjela depois do repolho, poderá obter uma excelente colheita. Antes do plantio, o solo tem tempo para descansar e os fertilizantes são distribuídos de maneira uniforme, o que tem um efeito benéfico no desenvolvimento e na fertilidade das plantas.
- Você também pode plantar cenouras, elas se sentirão bem e terão nutrientes suficientes para o pleno desenvolvimento. Mas devemos lembrar que ambos os vegetais podem ser afetados pelas mesmas doenças e pragas. É por isso que a cenoura é considerada uma vizinha perigosa do repolho.
- Também é comum plantar aipo, salsa, espinafre, endro ou alface em antigos canteiros de repolho.
Onde plantar repolho
Bons precursores do repolho são pepinos, cebolas, grãos, legumes e raízes. Após esses plantios, nutrientes suficientes permanecem no solo, para que a planta se sinta bastante confortável.
Bairro jardim
O método de plantio misto permite um combate mais eficaz às doenças e pragas das plantas. Este método consiste em escolher vizinhos ideais para as plantas do jardim.
- Batata e repolho se dão bem ao lado: protegem-se de doenças e pragas e também se alimentam com secreções do sistema radicular.
- Camomila, sálvia e hortelã-pimenta são ótimas para repelir borboletas do repolho.
- Malmequeres e malmequeres plantados entre fileiras repelirão pulgões e moscas.
- O alho-poró irá protegê-lo das lagartas vorazes da borboleta cutworm.
- O endro não só repele lagartas e pulgões, mas também melhora o sabor do vegetal.
- A salada ajudará a proteger contra os besouros de pulgas.
O repolho é um vizinho bastante amigável, mas não se dá bem com todas as culturas. É estritamente proibido plantar futuras cabeças de repolho ao lado ou misturadas com outros vegetais crucíferos, pois são suscetíveis às mesmas doenças e pragas. Não se deve plantar aipo próximo às cabeças do repolho, pois atrai borboletas brancas.
Muitas pessoas se perguntam se é possível plantar morangos, ou morangos de jardim, nas proximidades de espigas de repolho, mas não há consenso sobre o assunto. Algumas pessoas acreditam que a proximidade com os morangos é bastante harmoniosa. Outros estão convencidos de que não é desejável plantar morango ao lado do repolho, porque eles se oprimem, o que sem dúvida afetará a colheita.
A rotação de culturas proporcionará a colheita e o livrará de preocupações desnecessárias, e a tabela de lembretes o ajudará a não perder nada de vista:
Plantar | Antecessores | Vizinhos | Seguidores | Inimigos |
Repolho | Pepinos, cebolas, grãos, legumes e raízes | Batata, camomila, sálvia, hortelã-pimenta, malmequeres e malmequeres, alho-poró, endro, alface | Pepinos, tomates, cebola, alho, berinjela, abobrinha, abóbora, cenoura, aipo, salsa, espinafre, endro, alface | Todos os vegetais crucíferos, aipo, cenoura, morango |