Poucas pessoas conhecem os perus das estepes - essas aves são consideradas uma espécie bastante rara e só recentemente começaram a ser criadas em escala industrial em grandes fazendas. Os perus da raça estepe são caracterizados pela passividade, despretensão, resistência a estímulos externos e internos, além de produtividade relativamente baixa. Os perus têm uma aparência brilhante - penas brancas como a neve e barbas vermelhas brilhantes, por isso são frequentemente cultivados para fins decorativos.
Descrição e características da raça estepe
A raça de perus das estepes costumava ser comum no sul. O corpo é forte, musculoso, colocado horizontalmente.A plumagem é branca, sendo permitidas pequenas inclusões de outras tonalidades. Os perus não são muito altos, com pernas fortes, mas às vezes tortas.
Graças à seleção natural durante o processo de criação, as raças aumentaram a resistência às doenças típicas dos perus. Adaptam-se facilmente a qualquer condição de vida e não exigem qualidade dos alimentos e da água. As protuberâncias na cabeça são de um vermelho profundo. Os perus das estepes não são considerados uma raça registrada separada, portanto sua aparência pode variar dependendo da propriedade e das preferências do proprietário.
Vantagens e desvantagens
Os agricultores da região sul do país adoram a raça pela despretensão na alimentação e manutenção, resistência suficiente e quase total ausência de patologias genéticas congênitas, pelas quais os filhotes devem ser abatidos. No entanto, devido à endogamia e à quase completa ausência de um plano de criação unificado, os representantes dos perus das estepes são muito diferentes uns dos outros.
Trata-se de uma raça local cujo melhoramento é feito exclusivamente pelos próprios agricultores, sem um plano claro de trabalho de criação, pelo que os indivíduos diferem muito entre si, tanto na aparência como na produtividade.
Sutilezas de manutenção e cuidado
As aves devem ser mantidas em galpões secos e limpos. A cama deve ser coberta com uma camada suficiente, caso contrário formar-se-ão calosidades nas patas das aves, que irão rachar gradativamente e a infecção poderá passar pelas feridas. As instalações são limpas pelo menos uma vez por dia e, idealmente, 2 vezes. A temperatura ideal para manter aves adultas é de 13 a 15 graus no inverno. A raça tolera bem o frio, mas os animais jovens podem não suportar geadas muito intensas.
Não é permitida a aglomeração de pássaros em uma área limitada - os perus começam a brigar e podem causar sérios danos uns aos outros. O número ideal de cabeças por 10 metros quadrados. metros – 3-4.
Dieta
Os pintinhos de peru podem comer alimentos sólidos desde os primeiros dias de vida e precisam de alimentação regular. Idealmente, os pintinhos recém-nascidos deveriam ter livre acesso à alimentação. Não é permitido alimentar animais jovens com alimentos de origem animal ou restos de comida. Para a alimentação, são vendidos alimentos compostos especiais para pintinhos de peru, cuja quantidade é calculada em função do ganho de peso planejado.
Reprodução
Criar perus da raça estepe não é particularmente difícil. A produção de ovos das galinhas poedeiras é afetada positivamente pela duração do dia - pelo menos 15 horas por dia. Os pintinhos são mantidos em uma sala com temperatura de pelo menos 32 graus Celsius por até um mês. Animais jovens de dois meses podem ser mantidos em ambientes com temperatura de 20 graus, e a temperatura deve ser reduzida gradativamente. A umidade, as correntes de ar e o frio têm um efeito prejudicial sobre os pintinhos, por isso o aviário é cuidadosamente inspecionado antes de se mudar.
As ninhadas não podem ser misturadas com o rebanho geral. Os pintinhos não precisam de muito espaço - 1 metro quadrado. m por cabeça para caminhar até 2 meses - espaço suficiente.
O primeiro alimento ideal para animais jovens são os ovos cozidos. Desde os primeiros dias, você também pode adicionar milho-miúdo e palha de milho à sua dieta. Após uma semana de idade, são adicionados cebolinhas, dentes de leão e trevo.
Doenças
Normalmente, é possível evitar doenças típicas de aves jovens e adultas devido à forte imunidade e resistência inatas da raça estepe. No entanto, recomenda-se administrar complexos vitamínicos aos animais jovens e realizar vacinações preventivas na hora certa. Devido a violações das condições de detenção, podem surgir patologias no desenvolvimento de animais jovens, na maioria das vezes raquitismo. É necessário fornecer aos pintinhos uma quantidade suficiente de comida verde e caminhadas.