Criando perus em casa Recomenda-se começar escolhendo raças universais para criação. Este grupo de raças inclui perus brancos de peito largo, caracterizados por rápido ganho de peso, carne saborosa de alta qualidade e capacidade de adaptação às condições de vida. Os perus são altamente produtivos e têm boa resistência a doenças.
História da criação
A raça foi criada através do cruzamento de um pássaro bronze de peito largo e um pássaro holandês branco.O trabalho de travessia foi realizado por especialistas americanos durante 10 anos. A raça resultante mostrou o efeito da heterose. Heterose é a qualidade da linhagem resultante que excede todas as características da linha parental em termos de desempenho, produtividade e resistência a infecções.
A raça de perus brancos de peito largo tornou-se a base para novos cruzamentos. Deles foram obtidas raças produtivas como Stavropol Victoria, Grade Mator e outras.
Descrição e características da raça
Os perus brancos de peito largo podem ser distinguidos por sua plumagem branca como a neve, que tem um brilho brilhante. Uma característica da raça é a presença de uma mancha preta em forma de medalhão na parte central superior do esterno.
Características da raça:
- plumagem densa na região da cauda;
- peito musculoso, largo e desenvolvido;
- corpo em forma de semi-oval;
- a presença de crescimentos no pescoço e na cabeça;
- a parte superior do corpo está parcialmente exposta.
Os perus parecem menores que os machos. O peso máximo de uma fêmea é de 11 quilos, o peso de um peru chega a 25 quilos.
Tabela de indicadores de peso por idade.
Idade | Indicador máximo |
2 meses | 2-3 quilogramas |
1 ano | 5-7 quilogramas |
mais de 1 ano | de 7 a 9 quilogramas |
Os perus ganham um quilo de massa de carne pura em poucos dias. Esta raça se distingue pelo fato de que os animais jovens podem facilmente atingir o peso corporal necessário se alimentos com alto teor calórico forem incluídos na dieta. A opção ideal para abate é quando o indivíduo atinge os 2 meses de idade. A essa altura, o peru pesa 2 quilos ou mais. 6 meses é o período de abate mais lucrativo na criação de aves para produção de carne.
A maturidade sexual da raça ocorre aos 8-9 meses, o que significa que a partir desta idade os perus estão prontos para botar ovos.A produção de ovos é caracterizada como produtiva, média em termos de indicadores. A fêmea traz até 120 ovos anualmente. O peso médio de um ovo é de 80 gramas. A casca densa permite a eclosão de até 75% dos pintinhos. As taxas de sobrevivência chegam a 90%.
Prós e contras do peito largo branco
Os perus pertencem à categoria das raças universais, apresentam vantagens e desvantagens.
As desvantagens da raça são a possível heterogeneidade que ocorre no cruzamento doméstico de perus de diferentes tipos.
Referência! Os perus desta raça voam bem, por isso os criadores são aconselhados a construir cercas altas para preservar e proteger o gado.
Subespécie de raça
Existem várias subespécies dentro da raça, que se distinguem pelo peso:
- Pulmões. São perus cujo peso corporal varia de 5 a 9 quilos. Adaptam-se bem às diferentes condições de vida e ganham peso com qualquer tipo de dieta.
- Média. Os perus desta subespécie crescem até 17 quilos, perus - até 9 quilos.
- Pesado. Os maiores perus podem pesar 25 quilos aos 2 anos de idade. Os proprietários alcançam esse peso engordando propositalmente as aves.
Referência! A raça de perus brancos de peito largo constitui um grupo de aves da linha carne e laticínios. Isso significa que os pássaros são criados para obter ovos e carne.
Características de manutenção e cuidados
A criação de perus em casa “do zero” começa com a disposição do território destinado à colocação.
O galpão de perus deve ser equipado de acordo com os requisitos:
- Arranjo de poleiros. Os poleiros são colocados a uma altura de pelo menos 70 centímetros. Cada ave recebe até 40 centímetros de espaço livre.
- Arranjo de ninhos. Um ninho é feito para 5 pássaros. O ninho de peru é uma estrutura com entrada acessível e laterais que limitam o espaço interior.
- Disposição de comedouros e bebedouros. Certifique-se de colocar estruturas com suporte. O substrato protege contra perda de alimento. Os bebedouros são colocados a uma altura de 80 centímetros para evitar que as aves respinguem água.
Para que os perus se desenvolvam totalmente, o galpão é equipado com iluminação, a temperatura é mantida e a ventilação é fornecida. No inverno, a luz artificial é ligada para os pássaros para que o dia dure de 12 a 13 horas. Para permitir a entrada de mais luz no galpão dos perus, você precisa cortar uma janela ao lado da porta. Uma janela é suficiente para 1 metro quadrado de espaço.
Os perus domésticos não toleram bem as correntes de ar, por isso, antes que o tempo esfrie, as rachaduras nas aves são calafetadas, as portas são isoladas e vários tipos de aberturas são selados.
A temperatura ideal do ar na qual um peru se sente confortável é uma temperatura de +18 a +25 graus. Quando a temperatura cai é necessário isolar o ambiente, quando a temperatura do ar sobe devem ser fornecidas fontes adicionais de bebida.
No verão, o pássaro precisa passear. Os currais são construídos especialmente para peruspara que possam caminhar com tranquilidade pelo território sem sair da zona de visibilidade.
Informação! Recomenda-se o uso de madeira durável para fazer poleiros, pois os perus pesam muito.Sob seu peso, poleiros frágeis podem quebrar.
O que alimentar os pássaros
A criação de perus envolve fornecer às aves uma dieta completa e balanceada.
Recursos de alimentação:
- os adultos são alimentados 3 vezes ao dia, mas durante o período de acasalamento a frequência das mamadas aumenta para 5;
- No verão, grama fresca e suculenta é adicionada ao cardápio;
- No inverno, a dieta é complementada com vegetais ralados (beterraba, cenoura);
- além da alimentação, as aves devem ter livre acesso aos bebedouros.
A dieta dos perus consiste nos seguintes itens:
- vários alimentos combinados produzidos em fábrica;
- cereais como milho, cevada, aveia;
- ervilhas cozidas;
- farelo de trigo;
- farinha de girassol;
- aditivos minerais tais como fermento, giz, farinha de carne e ossos, sal, cascalho ou conchas;
- suplementos vitamínicos.
Referência! A alimentação suculenta afeta a secura/suculência da carne. Quanto mais suculenta a ração, mais suculenta será a carne resultante.
Sutilezas da criação
Os perus desta raça são boas galinhas. Uma fêmea choca até 20 filhotes. Um peru é capaz de chocar ovos plantados de galinha ou pato sem aplicar o princípio da seleção. O processo de incubação dura de 28 a 32 dias. Além do método natural, na criação em casa, utilizam o método de incubação dos ovos. É 90% eficaz.
Quando aparecem filhotes de peru, é necessário seguir certas regras que ajudarão a criar descendentes saudáveis:
- nos primeiros dias, os perus são alimentados com cereais misturados com ovos cozidos;
- depois de algum tempo, os pintinhos passam a ser alimentados com alimentos ricos em fibras, isso se deve ao fato de o intestino dos filhotes ser estruturado como uma longa alça curva, que requer ajuda adicional para esvaziar;
- Não dê aos pintinhos alimentos sujos ou de baixa qualidade; devido à sua estrutura, o alimento permanece por muito tempo no estômago e pode causar infecção;
- durante os primeiros 10 dias, os pintinhos são alimentados de 8 a 10 vezes ao dia, precisam de bastante líquido e de uma fonte adicional de vitamina C, que ajuda a aumentar a imunidade;
- no 4º ao 5º dia de vida, os pintinhos recebem queijo cottage, que compensa a falta de minerais e vitaminas dos perus;
- para os pintinhos, os comedouros são equipados de forma que as aves não possam cair neles, pois morrem se molharem muito;
- Durante os primeiros 10 dias de vida, os perus são iluminados artificialmente com lâmpadas especialmente instaladas.
Informação! No primeiro dia após a eclosão, os pintinhos não são alimentados, mas sim água.
Doenças e prevenção
O principal perigo para um criador de perus é o desenvolvimento de uma doença em um animal de estimação ou a propagação de uma epidemia em todo o rebanho.
Os perus são suscetíveis às seguintes doenças:
- Bócio difícil. Essa condição se desenvolve devido ao fato de a ave começar a agarrar a comida com avidez. Esse fenômeno é observado após uma greve de fome forçada ou espontânea, quando o indivíduo fica muito tempo sem receber alimentos. O desenvolvimento do bócio é causado pelo inchaço dos grãos em uma parte da faringe. O processo pode ser determinado pelo endurecimento do bócio, recusa de comida ou bebida. Um bócio bloqueado é tratado cirurgicamente. O bócio é aberto e limpo.
- Tuberculose. Uma doença perigosa que ameaça a perda de aves. O bacilo da tuberculose fica escondido em pratos sujos destinados à alimentação, em partes de alimentos que permanecem no chão das aves de peru, em camas que não foram tratadas após aves infectadas. Quando infectada, a ave começa a se mover lentamente, perde o apetite e aparece uma pequena erupção na pele.Um pássaro doente não pode ser curado. O mais rápido possível, é necessário isolar o peru, tratar e ventilar o ambiente.
- Helmintíase. Os vermes costumam incomodar os perus. Eles se espalham pelas fezes, solo e lixo contaminado. Os vermes costumam aparecer em pintinhos. Os parasitas podem ser detectados pelo comportamento dos perus. Eles guincham, comportam-se de forma inquieta, começam a comer alimentos de forma incontrolável e muitos deles desenvolvem diarreia. Para se livrar dos vermes, são usados anti-helmínticos e técnicas especiais de remoção.
- Varíola. Esta é uma doença perigosa que afeta os perus. O vírus entra no aviário vindo de fora durante todas as estações. É transmitido por animais de estimação, bem como por roedores e insetos grandes. A varíola se manifesta por inflamação das membranas mucosas, prolapso das órbitas oculares e aparecimento e propagação de erupções cutâneas. A varíola pode ser prevenida através da vacinação obrigatória.
Medidas de apoio preventivo:
- garantir boas condições de vida;
- manter a temperatura e a umidade do ar;
- vacinação oportuna;
- inspeção regular do gado;
- elaboração de uma alimentação balanceada com adição de vitaminas e minerais essenciais.
Os criadores afirmam que a criação de perus brancos de peito largo compensa em média 5 meses.