Perus de bronze são frangos de corte. Sua peculiaridade é a plumagem escura e brilhante com tonalidade metálica. Os agricultores valorizam os perus bronze pela sua alta produtividade de carne e produção de ovos. Com uma dieta balanceada, o ganho médio de peso por mês é de 1,5 a 2 kg. Existem duas variedades que diferem nas suas características de cultivo.
- Origem da raça
- Descrição dos perus de bronze
- características gerais
- Principais aspectos positivos e negativos
- Regras para manter e cuidar de pássaros
- Construção de instalações
- Instalação de comedouros e bebedouros
- Área de caminhada
- O que alimentar os perus de bronze?
- Sutilezas da criação
- Abate de pássaros
- Doenças e seu tratamento
Origem da raça
Os perus bronze foram criados pela primeira vez no século 20 nos Estados Unidos, e é por isso que são chamados de American Broadbreasts. Perus africanos e Norfolk foram utilizados na seleção. Os criadores enfrentaram a tarefa de desenvolver uma raça produtiva para criação industrial. Eles conseguiram: os perus bronze americanos ganham bem peso e a raça é caracterizada pela alta produção de ovos. Mas apenas a manutenção interna fechada é adequada para pássaros.
Os criadores nacionais continuaram o trabalho dos seus colegas americanos e melhoraram a raça. Perus de bronze, adaptados para crescer em pastagens, surgiram no norte do Cáucaso. Os maiores e mais rápidos híbridos de raças de bronze locais e americanas participaram da seleção seletiva.
Descrição dos perus de bronze
americano perus de peito largo distinguido pela plumagem:
- no pescoço - um tom bronze brilhante;
- no dorso - cor semelhante, com uma faixa transversal preta na ponta de cada pena;
- no peito - bronze escuro;
- nas laterais - preto com tonalidade bronze;
- nos ombros - com tonalidade esverdeada;
- asas - marrom escuro, com listras brancas e cinza;
- a cauda é preta, com listras e bordas claras.
O corpo grande e pesado dos perus bronzeados de peito largo é sustentado por pernas fortes. A idade das aves é determinada pela cor das patas: preta para aves jovens, cor de carne clara, rosa para aves maduras e velhas. A parte sem penas da cabeça é coberta por protuberâncias de coral branco. Um longo crescimento nasal pende do bico.
As cores da plumagem dos perus do Cáucaso do Norte têm tons verde-bronze mais brilhantes.As penas do corpo são brilhantes e a cauda é fosca.
As diferenças externas dos perus domésticos também incluem:
- corpo alongado, expandindo-se em direção ao esterno;
- peito menos maciço;
- crescimentos de coral vermelho na cabeça.
O que as raças americana e do norte do Cáucaso têm em comum na aparência é um corpo largo e maciço e uma cabeça pequena, asas longas e uma cauda em forma de leque. Uma característica interessante da variedade doméstica é que as protuberâncias vermelhas ficam azuis quando os pássaros ficam alarmados.
características gerais
Os perus bronze são uma raça de carne altamente produtiva.
A taxa de ganho de peso nas variedades é mostrada na tabela de peso a seguir:
Idade | Peso em quilogramas | |
americano | Norte do Cáucaso | |
3 meses | 4,4 | 4 |
4 meses | 6,6 | 5 |
9 meses | 11-20 | 8-18 |
Aves engordadas em granjas ganham peso até trinta quilos. Os perus em fazendas privadas raramente atingem o peso máximo. Os machos adultos superam as fêmeas em 10 quilos. Os perus bronze põem de 55 a 70 ovos por temporada. A taxa de sobrevivência dos perus é de 70%. A taxa de fertilização dos óvulos é de 90%. As fêmeas começam a botar ovos aos nove meses.
Principais aspectos positivos e negativos
Vantagens das raças de perus bronze:
- alta produtividade de carne;
- boa produção de ovos;
- imunidade forte;
- precocidade;
- alta taxa de sobrevivência de pintinhos;
- despretensão no conteúdo.
Imperfeições:
- sensibilidade a correntes de ar e umidade;
- as aves ganham muito peso se forem alimentadas adequadamente;
- uma dieta desequilibrada leva a pernas deformadas nos pintinhos.
É necessário distinguir entre perus americanos e do norte do Cáucaso, uma vez que os primeiros não podem ser mantidos em pastagem livre. As aves da variedade doméstica ganham menos peso.O peru bronze de peito largo parece pouco apresentável após o abate devido à sua plumagem preta.
Regras para manter e cuidar de pássaros
Perus de bronze de variedades estrangeiras e nacionais requerem aproximadamente as mesmas condições de vida. As diferenças estão relacionadas à disposição do aviário. Os perus americanos de peito largo são mantidos sem andar, portanto, deve ser fornecido um sistema de ventilação no ambiente.
Construção de instalações
Condições ideais no aviário:
- temperatura +17 graus e acima;
- baixa umidade;
- iluminação natural e artificial.
O cultivo bem-sucedido em casa depende do cálculo correto do tamanho do cômodo. Na engorda, quatro pintinhos de três meses ou dois adultos são colocados em um metro quadrado. Como montar um aviário:
- construir paredes de tijolo e isolá-las por dentro com aglomerado;
- sele cuidadosamente as rachaduras;
- colocar piso autonivelante;
- instalar exaustores e aquecimento;
- equipar ninhos para galinhas.
O chão do aviário é coberto com uma espessa camada de turfa, palha, feno ou serragem. A cama é solta todos os dias e trocada a cada 10 dias. Apesar do grande peso, Poleiros devem ser instalados para perus. Para facilitar a remoção dos excrementos, são colocados paletes sob os poleiros. A duração da luz do dia para alta produtividade dos perus é de 14 horas. Portanto, é necessária a instalação de lâmpadas para iluminação adicional do aviário no inverno.
Instalação de comedouros e bebedouros
Alimentadores de aço inoxidável são usados para alimentar perus de bronze. Eles são pendurados no centro da sala para que todos os pássaros possam se aproximar. Pratos separados são fornecidos para alimentos secos e úmidos. Os restos não consumidos são removidos e os comedouros são lavados. Bebedouros a vácuo são instalados para perus, e para aves adultas, em forma de xícara.Os bebedouros tipo mamilo são considerados os mais higiênicos.
Área de caminhada
As aves mantidas em ambientes fechados recebem um cercado para exercícios. Da sala há uma saída para uma área cercada ao ar livre. A terra está semeada com grama. Os perus podem vagar uma hora por dia. Também são fornecidos recipientes com cinzas para as aves tomarem banho. No verão, os perus do Cáucaso do Norte podem ser criados em pastagens - durante o dia eles podem ser soltos em um gramado com grama e à noite podem ser levados para o aviário.
O que alimentar os perus de bronze?
As granjas avícolas praticam a criação intensiva com alimentos compostos. A mistura finalizada contém cereais, vegetais, vitaminas e estimulantes, que garantem um ótimo equilíbrio de substâncias no corpo e rápido ganho de peso. Ao criar perus de bronze para necessidades pessoais, os criadores preparam sua própria mistura de ração a partir de cereais. Certifique-se de adicionar grama e vegetais frescos à sua dieta. A principal parcela é a proteína, encontrada nos concentrados de grãos. Os pássaros obtêm fibras e vitaminas de plantas e vegetais.
Comida úmida é preparada para perus - grãos e vegetais são misturados em caldo de carne ou peixe.
Alimentação de animais jovens:
- 1-2 dias - ovos cozidos esmagados, queijo cottage com baixo teor de gordura, aveia fina;
- 3-10 dias - trevo e alfafa picados, urtiga escaldada com água fervente;
- 11-30 dias - adiciona-se grão triturado em vez de ovos; comece com dois gramas por indivíduo e aumente para trinta gramas com um mês de idade.
No segundo mês de vida, os perus recebem 5 gramas de bolo por dia. Pintinhos adultos também gostam de penas de cebola verde. Os perus bebem meio litro de água por dia. A partir do décimo dia após o nascimento, os animais jovens recebem uma solução fraca de manganês para beber duas vezes por semana para prevenir doenças intestinais. Os perus e as aves adultas são alimentados três vezes ao dia e as galinhas poedeiras quatro vezes.De manhã dão misturas úmidas, e à tarde e à noite - secas.
Dieta de perus maduros:
- cevada;
- trigo;
- milho;
- farinha de girassol;
- ervilhas;
- vegetais picados cozidos - batata, cenoura, beterraba;
- farelo de trigo;
- fermento para alimentação;
- farinha de carne e ossos;
- cevada e aveia germinadas.
A forragem verde substituirá a silagem no inverno. Giz e sal são fornecidos como suplementos minerais. Perus de bronze, como todas as aves, requerem partículas sólidas para digestão - cascalho fino, cascas de ovos ou cascas trituradas.
Sutilezas da criação
Nas pequenas propriedades, as aves são mantidas juntas, com um macho para cada 15 fêmeas. Em grandes granjas avícolas, os pintinhos são criados juntos até a sexta semana de vida e depois separados por sexo. Quando mantidos juntos, os machos mais velhos começam brigas.
Perus de tamanho médio são escolhidos como criadores, pois um macho muito pesado pode esmagar a fêmea. Nas granjas avícolas, a inseminação é realizada artificialmente. Os perus de peito largo do Cáucaso do Norte e da América são criados dentro da raça. O período produtivo da criação de perus é de 4 anos. Os perus bronze distinguem-se pela maturidade precoce. Mas com iluminação constante, a produção de ovos ocorre 1,5 meses antes. As fêmeas põem ovos de 5 a 9 meses por ano. O peso de um ovo de peru é de 90 a 100 gramas.
Os perus incubam suas próprias garras e os ovos postos de patos e galinhas. O instinto de chocação é melhor desenvolvido em galinhas de dois anos. Os pintinhos eclodem 28 dias após a formação da ninhada. É difícil para os perus recém-nascidos romperem a casca. Portanto, você precisa quebrar cuidadosamente os pedaços no local do chip. Os pintinhos nascidos são colocados ao lado da galinha. Os perus cuidam de seus filhotes durante um mês: aquecem-nos, ensinam-nos a andar e a conseguir comida.
Abate de pássaros
Os perus bronze são abatidos aos 4 meses e os perus aos 5-6 meses. A engorda e a manutenção adicionais não compensam. A prontidão das aves para o abate também é determinada pelo peso corporal. O peso ideal é de 12 quilos. Mas costumam focar na idade, pois existe a possibilidade do peru ganhar peso. Mais tarde, o ganho de peso para. Os pássaros comem mais comida, mas não ganham peso.
Doenças e seu tratamento
As raças de perus Bronze têm forte imunidade. Mas se as regras de higiene do aviário não forem seguidas, a dieta for desequilibrada e não houver vacinas, as aves ficam vulneráveis a infecções.
Doenças comuns:
- tuberculose - transmitida por insetos sugadores de sangue, leva à morte de gado, torna a carne e os ovos impróprios para venda;
- micoplasmose - infecção fúngica do trato respiratório que se desenvolve em aves como resultado da alta umidade no aviário, alimentando vegetais e grãos estragados, e é tratada com antibióticos;
- a varíola é uma doença de pele incurável, transmitida de aves doentes para aves saudáveis, e pode destruir completamente o gado;
- a coccidiose é uma infecção bacteriana transmitida através da água, alimentos e fezes;
- tifo - também transmitido por aves doentes, tratadas com antibióticos na fase inicial;
- histomoníase - transmitida aos perus por galinhas, gansos quando as aves entram em contato ou se mudam para o aviário sem tratamento anti-séptico prévio.
A doença mais comum que ocorre em todos os tipos de aves é uma infecção parasitária. Os perus são infectados com vermes através da água dos lagos e da grama das áreas pantanosas.
Como resultado da alimentação inadequada, os perus desenvolvem deficiência de vitaminas e enterite. A falta de ar fresco e luz dentro de casa causa deficiência de vitamina D.Portanto, mesmo quando mantidas em ambientes fechados, as aves devem poder sair para uma curta caminhada.
Sem vitamina A, os perus ficam fracos e perdem as penas. Para repor a substância, é necessário adicionar cenouras à dieta. Para prevenir deficiências vitamínicas, suplementos minerais prontos - pré-misturas - são adicionados à ração de pintinhos e aves adultas.
Aves não saudáveis apresentam os seguintes sintomas:
- falta de apetite;
- diarreia com impurezas verdes ou vermelhas;
- apatia;
- diminuição da produção de ovos;
- aumento de temperatura;
- secreção mucosa do nariz, olhos;
- respiração difícil.
Os doentes são removidos e um veterinário é chamado. Não é recomendado tratar as aves por conta própria, pois isso pode levar ao surto de uma doença perigosa. As infecções bacterianas desenvolvem-se rapidamente e apresentam sintomas semelhantes. Um veterinário pode determinar com precisão a doença. Se for detectada febre tifóide, varíola ou tuberculose, será necessário destruir as aves doentes e manter o resto da população em quarentena. Para prevenir infecções, as paredes do aviário são cobertas com cal apagada e os pratos são tratados com agentes antibacterianos uma vez por mês.