Um dos principais fatores para o pleno desenvolvimento das aves é o fornecimento de água limpa em quantidade suficiente. O contêiner deve ser conveniente, funcional e de livre acesso. Existe uma grande variedade de bebedouros de peru no mercado, diferindo em tamanho e material. Mas, se desejar, você mesmo pode fazê-los. O principal é saber o que é melhor fazer e em que sequência agir.
Requisitos para bebedouros para perus
Para criação de perus foi a atividade mais lucrativa, vale a pena cuidar não só de um microclima que seja confortável para eles, mas também dos equipamentos. Requisitos para bebedouros:
- fácil de usar;
- deve ser fácil de lavar;
- não crie problemas durante a desinfecção;
- ser suficientemente volumoso;
- não vire ao usar;
- Deve haver designs diferentes para perus e adultos.
Se essas regras forem negligenciadas, a água dos bebedouros irá espirrar e se espalhar no chão, criando umidade no ambiente. E, como resultado, surgirá um ambiente favorável ao desenvolvimento de doenças em perus.
Tipos de bebedouros
Considerando a variedade de bebedouros fabricados na fábrica, às vezes é muito difícil para um avicultor novato decidir sobre uma opção específica. Cada tipo tem seus prós e contras, que devem ser levados em consideração na hora de escolher um tanque adequado.
Regular
Um bebedouro é uma estrutura primitiva em forma de bacia, balde, bandeja ou qualquer outro recipiente. Mas usar um bebedouro normal só é permitido para perus adultos. Deve ser instalado a alguma distância do chão, em um morro. Caso contrário, a água ficará poluída rapidamente.
A vantagem dos projetos convencionais é a sua relação custo-benefício. Esta é uma tigela acessível. Além disso, é bastante volumoso, não havendo necessidade de monitoramento constante do nível da água. Entre as desvantagens, vale destacar a pouca estabilidade, pois pode ser facilmente tombado, pois os perus são aves bastante fortes. Você não pode usar tanques comuns para a geração mais jovem, eles podem não sair se caírem acidentalmente.
Ranhurado
Este tipo de desenho destina-se mais a matar a sede de vários perus ao mesmo tempo. Aqui é possível regar mais de uma dúzia de indivíduos ao mesmo tempo.
Prós:
- disponibilidade;
- facilidade de fabricação;
- funcionalidade.
Desvantagens:
- a necessidade de controlar o volume de água;
- É necessária renovação regular de fluidos.
Xícara
O projeto consiste em uma mangueira, um tanque de água e um bebedouro em forma de tigela. A mangueira, como um elo intermediário, fornece líquido de um cilindro grande para um recipiente menor. As tigelas cheias de água começam a cair, bloqueando a válvula por onde a água flui pela mangueira.
Os perus esvaziam os recipientes, tornando-os mais leves. Sob a ação de uma mola montada em seu interior, eles sobem, abrindo a válvula. E assim as tigelas ficam cheias de água novamente.
Prós:
- Não há necessidade de adicionar água constantemente ao recipiente.
Desvantagens:
- é necessário investimento financeiro adicional para instalar o bebedouro;
- arranjo de proteção do recipiente contra perus adultos.
Tipo de campainha
Os recipientes tipo sino funcionam da mesma forma que os recipientes tipo copo. Quando o tanque enche de água, ele desce, fechando a válvula e vice-versa. Uma característica distintiva é que neste design o líquido não é distribuído entre bebedouros separados, mas preenche apenas uma bandeja.
Prós:
- não há necessidade de monitoramento regular do nível da água.
Desvantagens:
- alto custo da tigela para beber.
Mamilo
Os bebedouros tipo niple são instalados de acordo com o mesmo princípio dos bebedouros tipo copo. Os bicos são instalados ao longo do tubo, embaixo de cada um há um pequeno recipiente de plástico para onde flui o excesso de água. Para evitar o desenvolvimento de microrganismos patogênicos, recomenda-se lavar e limpar regularmente os bebedouros.
Quando o peru se aproxima da tigela, ele levanta a tetina móvel, abrindo a válvula para fornecer água. O jato é pequeno, não há consumo desnecessário, o líquido vai direto para a boca do peru. Após saciar a sede, a ave se afasta, retornando o mamilo à posição original.Em termos de estrutura interna, os bebedouros tipo bico se assemelham a um lavatório de uma casa de campo.
Prós:
- sem estagnação de água;
- sistema de alimentação automático;
- dosagem.
Desvantagens:
- alto custo.
Vácuo
O desenho é feito em forma de recipiente instalado sobre uma bandeja. É com isso que os perus saciam a sede. O tanque está cheio de água por cima. Existe uma abertura na parte inferior para fornecer líquido ao bebedouro. Graças ao vácuo, a água não transborda. O recipiente é preenchido conforme necessário.
Prós:
- variedade de variedades (nas pernas, tipo piso, suspensas);
- não há necessidade de monitorar constantemente o nível da água.
Desvantagens:
- estabilidade fraca;
- conexão ao abastecimento de água (mas você pode abastecê-la com um balde).
Quais ferramentas e materiais serão necessários
Para fazer seus próprios bebedouros para perus, você não precisa de materiais e ferramentas caras. Qualquer pessoa pode fabricar equipamentos adequados para pássaros usando os materiais disponíveis. Para trabalhar você precisará de:
- fragmento de tubo de plástico (comprimento – 1 m);
- plugues;
- pernas de madeira;
- parafusos auto-roscantes;
- Búlgaro;
- furadeira elétrica.
Instruções para autoprodução
Você pode fazer um desenho para perus com suas próprias mãos em apenas 1,5 a 2 horas. O número de recipientes de cocho dependerá do gado que se pretende manter. Um projeto caseiro é feito levando em consideração as seguintes etapas:
- Prepare um cano de esgoto com 100 cm de comprimento.
- Usando um moedor, faça furos de acordo com o tamanho da cabeça dos perus.
- Conecte a peça de trabalho de ambos os lados.
- Faça suportes de madeira.
A opção mais simples e econômica de equipamento para perus são as garrafas plásticas.
Regras de instalação
Para aumentar a estabilidade dos bebedouros, não há necessidade de soluções tecnológicas complexas.Para perus adultos, as estruturas com água são montadas em um suporte vertical, mantendo uma distância de 40 a 50 cm do chão. Para perus pequenos, 20 a 30 cm são suficientes.
Os bebedouros para perus são equipamentos simples, mas requerem seleção e instalação adequadas. O principal é que as aves não sintam desconforto ao matar a sede.