Entre as raças de perus adaptadas para cultivo em fazendas em zonas de clima temperado, merecem atenção as subespécies criadas em centros russos. O Bronze de Moscou pertence a esta raça de peru, distingue-se pela sua despretensão e rápida adaptação às condições de vida. As aves geralmente são criadas para obter carne, mas as taxas de produção de ovos permitem 80 a 100 ovos por temporada.
Descrição e características da raça
O peru tem um corpo desenvolvido, denso e oval, com um peito enorme e saliente. O pescoço é alongado, a cabeça é grande com um bico rosa claro bem curvado.As pernas são fortes e desenvolvidas.
Pertencer à raça bronze revela-se pela sua plumagem preta variegada com um tom característico de bronze. A cauda e as asas têm listras de penas marrons com bordas pretas e brancas. O peso médio de um peru de um ano é de 12 quilos e o de uma fêmea é de 7 quilos. Ao atingir a maturidade total, o peso corporal aumenta mais 3 quilos.
Prós e contras dos perus de bronze de Moscou
O peru bronze de Moscou tem uma série de vantagens, graças às quais a subespécie interessa aos agricultores e criadores, e desvantagens que limitam a criação em massa.
A tonalidade escura da carcaça impôs restrições à criação de aves em escala industrial.
Condições de vida, alimentação e cuidados
A casa dos perus de bronze deve estar quente e seca. O edifício pode ser em pedra ou em caixilharia, neste último caso será necessário aquecimento adicional.Uma cama de palha é colocada sobre uma base de concreto ou madeira do chão, poleiros são construídos na proporção de 40 centímetros por cabeça e os ninhos são colocados em locais escolhidos pelas próprias aves.
A base da dieta é:
- grama;
- milho;
- vegetais.
As aves são preparadas com purê e oferecidas vassouras feitas de capim ou urtiga. As fêmeas recebem queijo cottage adicional durante o período de postura dos ovos. Os perus adultos são resistentes, ao contrário dos perus jovens, que são sensíveis ao frio e à umidade. Nos primeiros dias de vida, os perus aprendem a bicar. Os pintinhos recebem um ovo cozido esmagado, grãos, grama e vegetais são introduzidos gradualmente.
A solução ideal para alimentar um peru de bronze seriam misturas de rações prontas enriquecidas com nutrientes e vitaminas. As aves devem ter acesso constante à água doce.
Reprodução
Os perus da raça Moscou Bronze chocam voluntariamente os filhotes, incluindo ovos de outras raças, e cuidam da ninhada. A galinha pode ser uma fêmea com idade entre 1 e 4 anos. 15-18 ovos são colocados sob uma galinha, dos quais geralmente eclodem 75-80% dos perus.
Você pode aumentar o indicador usando uma incubadora com calibração preliminar de material fresco para postura. É desejável que o elemento de aquecimento do dispositivo esteja localizado na parte superior.
Doenças e prevenção
Cuidados inadequados podem causar doenças infecciosas e virais. As medidas de prevenção incluem:
- controle das condições de vida dos perus (manutenção da temperatura e umidade, limpeza oportuna do aviário, processamento de comedouros e bebedouros);
- dieta balanceada;
- cumprimento do calendário de vacinação e exames veterinários.
Se não forem devidamente cuidados, os perus são suscetíveis a doenças fúngicas e parasitárias. A alimentação inadequada pode causar distúrbios digestivos.