A raça de perus pretos Tikhoretsk foi criada na década de 50 do século 20 na região de Krasnodar. As formas parentais da raça eram indivíduos locais e peito largo bronze. Como resultado, foi desenvolvida uma nova variedade de frangos de corte. Pode ser criado tanto em escala industrial quanto em fazendas privadas. Consideremos a descrição e características da raça, a tecnologia de sua criação e cultivo.
Descrição da raça
Os perus Tikhoretsky são agora criados não apenas no Território de Krasnodar, mas também em outras regiões da Rússia e em países próximos, porque se acostumam facilmente às novas condições e clima. A variedade ganhou esse nome devido à cor de sua plumagem – preta, brilhante, com tonalidade bronze. O corpo dos perus é forte, alongado e largo. Uma característica externa distintiva dos perus Tikhoretsk são as penas finas na base do pescoço. As penas são claramente visíveis nas aves adultas.
A cabeça é pequena, a pele é cinzenta, as protuberâncias da pele são vermelhas, as pernas são longas, também cinzentas. A plumagem dos pintinhos é verde-oliva, com manchas escuras no corpo. Os perus desta raça são ativos e adoram caminhar, por isso não são adequados para serem mantidos constantemente dentro de casa.
Características dos perus pretos Tikhoretsk
A raça Tikhoretsk pertence ao tipo leve. Aos 14 meses, os machos pesam 9 kg, as fêmeas - 6 kg. No entanto, os animais jovens apresentam taxas de crescimento rápidas. Aos 3,5 meses, os perus podem pesar 4 kg.
A carne dos perus Tikhoretsk é suculenta e de excelente sabor. Não é fibroso e não possui odor ou sabor desagradável. As fêmeas começam a botar ovos aos 9 a 10 meses. Em um ano, um peru pode produzir 80 ovos pesando 80 g cada.A eclodibilidade dos perus é de 84%. Uma fêmea pode chocar 2 dúzias de ovos. Os perus Tikhoretsky chocam e criam seus filhotes com responsabilidade.
Vantagens e desvantagens
Os perus quase não têm desvantagens, exceto pelo tamanho e peso moderados.
Condições de detenção e cuidados
Perus Tikhoretsk adultos podem mostrar agressividade contra pessoas e outras aves, então você precisa mantê-los separados em casa.Para criar perus e aves adultas, é necessário alocar um aviário espaçoso onde as aves não se sintam apertadas. Deve haver 1 metro quadrado por ave. m.
Quando mantidos em ambientes fechados, os perus muitas vezes desenvolvem doenças infecciosas e distúrbios relacionados ao estresse.
Os perus não gostam de frio, correntes de ar, umidade e sujeira. Para o bom desenvolvimento dos pintinhos e prevenção de doenças, é necessário manter constantemente o ambiente limpo, trocar a roupa de cama, limpar os comedouros, equipamentos e bebedouros. No verão e no inverno, você deve tentar manter uma temperatura aproximadamente constante - cerca de 20 ˚С. Se a casa não for isolada, precisa ser isolada antes do inverno, no frio os pássaros pioram e não botam ovos. Em climas extremamente frios, o aviário deverá ser aquecido. Em qualquer época do ano, o ambiente deve ser ventilado para refrescar o ar.
Na estação quente, os perus Tikhoretsk precisam ser levados para passear em um curral. Caminhar tem um bom efeito na saúde física e mental da ave e aumenta sua produtividade.
Dieta
Os perus pretos são alimentados com misturas de grãos, às quais são adicionados palha de capim, farelo, farinha, vegetais ralados e raízes. Pré-misturas, giz, casca e sal devem ser adicionados à mistura. Os purês são preparados com água ou leite coalhado; devem ser quebradiços e não líquidos, para não grudar na garganta das aves. A água dos bebedouros deve ser trocada a cada alimentação. Quando os perus pretos Tikhoretsk atingem um mês de idade, eles são transferidos para aves adultas.
Perus adultos são alimentados com ração mista ou purê de grãos e vegetais. Eles adicionam grama, copas de jardim, ervas e suplementos minerais. A ração e o purê são dados 3 vezes ao dia.Os alimentos compostos ou misturas são colocados nos comedouros até 2/3 da sua capacidade para que as aves não derramem o excesso. Todas as sobras após a alimentação são removidas imediatamente. Deve haver sempre água fresca e limpa nos bebedouros. Antes do abate, os perus são alimentados por até 4 meses.
Como criar a raça corretamente
Para obter ovos para reprodução, é necessário colocar ninhos no aviário na quantidade de 1 para 2-3 fêmeas. Um rebanho reprodutor é formado por 1 peru para 3-4 perus. Eles devem ser mantidos separados até botarem ovos. Você pode deixá-los para a fêmea chocar ou usar uma incubadora.
A galinha que chocou os pintinhos os criará. Até crescerem, devem ser mantidos em um quarto separado da mãe para que não caiam sob os pés de uma ave adulta.
Doenças
O maior problema do avicultor de peru preto são as infecções e os distúrbios nutricionais. As causas das doenças estão no não cumprimento das regras de cuidado e manutenção e na alimentação inadequada. Normalmente, as doenças infecciosas se desenvolvem quando a ave vive em camas sujas, é mantida em um quarto apertado, escuro e úmido e não sai para passear. A prevenção de infecções e distúrbios alimentares consiste na limpeza regular das instalações, troca da roupa de cama, ventilação das instalações e desinfecção.
Os perus pretos Tikhoretsky não estão entre os maiores, mas compensam essa deficiência com rápido crescimento, baixo consumo de ração e qualidade da carne. A raça pode ser cultivada em qualquer região, em fazenda particular ou em pequena propriedade. A tecnologia de criação e alimentação desta raça é padrão.