A presença no apartamento de animais exóticos ou simplesmente estranhos, que nunca foram considerados adequados para serem mantidos em ambientes fechados, continua popular. As pessoas criam animais selvagens e répteis, porcos ornamentais e aves de criação. Ter gansos em um apartamento tem suas próprias dificuldades, que você deve conhecer antes de adquirir pássaros em uma metrópole.
Características de manter gansos em casa
O ganso é um pássaro grande. Para um desenvolvimento normal, ela precisa de pelo menos 2 metros quadrados de espaço. Afinal, nem todo proprietário se permite deixar um ganso passear pelo apartamento todos os dias.As principais desvantagens das aves de grande porte que devem ser consideradas são:
- estes não são gatos, é quase impossível treiná-los para ir até a caixa sanitária, os gansos comem muito e cagam em quase todos os lugares se estiverem fora da gaiola;
- no verão os gansos saem para passear durante o dia, é impossível oferecer essas condições na cidade, ninguém permite que os pássaros comam a grama e pastoreá-los várias horas todos os dias é uma tarefa impossível;
- comem até 2 quilos de massa verde ou feno por dia, deve-se pensar onde será armazenado o alimento, principalmente no inverno;
- os gansos são pássaros barulhentos e com voz alta, as pessoas que vivem atrás do muro não ficarão encantadas com tal vizinhança;
- Eles devem ser passeados regularmente e ter um lago ou a oportunidade de nadar na banheira.
As aves requerem exames veterinários e vacinas. Eles mudam duas vezes por ano, então haverá muita penugem e penas no apartamento. A natureza dos pássaros deve ser levada em consideração - os gansos ficam com ciúmes e lembram-se de um insulto por muito tempo.
Raças adequadas
Depende das preferências do proprietário. Todas as raças de gansos são divididas em 3 tipos: pesados - quando o ganso pesa 7 a 9 quilos, ganso - até 8 quilos, médio, que inclui a maioria das raças decorativas, raças leves, se os gansos adultos atingirem 4 a 6 quilos. Em casa são mantidos pássaros grandes de 9 a 12 quilos, que vão surpreender vizinhos e amigos com seu tamanho, ou representantes de raças decorativas. Por exemplo, os pássaros da raça encaracolada têm uma cor branca como a neve e uma plumagem muito bonita.
Preparando as instalações
O ganso pode ser colocado em uma gaiola em uma varanda envidraçada ou loggia. Deve-se ter em mente que ele pode acordar os vizinhos com seu grito. Às vezes constroem um pequeno recinto em um dos quartos ou no depósito ou colocam uma gaiola adequada.Se for destinada uma despensa para alojamento do animal, ela necessita de iluminação (pelo menos 14 horas por dia).
A gaiola contém roupa de cama, bebedouro e comedouro. Eles são lavados diariamente. Além do comedouro, é necessário um recipiente com pedrinhas, necessárias para a digestão normal. A água deve estar sempre no bebedouro. Palha ou aparas são usadas como roupa de cama. Para evitar odores, a cama é trocada diariamente. A ave deve poder sair da gaiola todos os dias para se exercitar. Uma vez a cada 2-3 dias, o ganso precisa nadar para manter as penas limpas e se livrar do excesso de penugem.
Regras de alimentação
Alimente o animal de estimação 3 vezes ao dia. No verão, a dieta requer grama fresca, no inverno - feno, pelo menos 2 quilos por indivíduo por dia. De manhã e à noite dão grãos triturados (uma mistura de milho, aveia, trigo). Aves adultas consomem 300 gramas de mistura de grãos por dia, divididos em 3 doses.
Durante o dia, além da grama, é necessário um purê de vegetais picados (cenoura, beterraba, abóbora, batata). Indivíduos que moram em apartamento recebem carne picada 2 a 3 vezes por semana. Esta é uma fonte de proteína. A dieta deve conter fermento alimentar, sal, óleo de peixe ou farinha de peixe. Para enriquecer a dieta com cálcio, adiciona-se queijo cottage ao purê de vegetais e dá-se soro de leite ao animal. A alimentação deve ser de boa qualidade, os vegetais devem estar limpos, sem sinais de mofo ou podridão.
Se um ganso pequeno for adotado (com um dia de vida, ou o proprietário decidiu comprar um ovo fertilizado e observou o processo de emergência), ele recebe ovos cozidos e picados.A partir do 5º dia, o queijo cottage é misturado aos ovos e, após uma semana, a urtiga fresca picada é introduzida na dieta.
Após 2-3 semanas, o bebê é gradualmente transferido para uma dieta de adulto. Ele também precisa de acesso constante a água doce. Os gansos preferem se alimentar à noite e à noite, é preciso ter certeza de que há comida no comedouro à noite.
Higiene
Os gansos devem ser desparasitados duas vezes por ano. Os medicamentos são adquiridos em farmácia veterinária e utilizados de acordo com as instruções do fabricante. Consultas sobre vacinas necessárias podem ser obtidas na clínica veterinária mais próxima. É melhor encontrar um hospital especializado em animais de estimação com penas. Gansos após 3 semanas de idade e aves adultas devem tomar banho 2 a 3 vezes por semana sem o uso de detergentes. É melhor dar água morna ao seu animal de estimação.
Após os tratamentos com água, o ganso deve ser colocado sob uma lamparina para secar, no inverno a caixa com o bebê é simplesmente colocada mais perto do radiador de aquecimento. As patas são lavadas após cada caminhada e sempre que ficam sujas.
Possíveis dificuldades
As principais dificuldades surgem com o banheiro. O animal de estimação não consegue aprender a ir até a bandeja, portanto, ao sair de casa, deve ser colocado em um cercado ou gaiola. É melhor cortar as asas, pois um pássaro forte e grande, ao decolar, pode causar confusão no apartamento. Os gansos são caprichosos e ciumentos, acostumam-se rapidamente com o dono, mas podem beliscar estranhos e tentar expulsá-los do território que o animal considera seu.
É necessário reservar um local no apartamento para guardar ração e material de cama, você mesmo pode preparar a mistura de grãos com produtos comprados na loja, mas podem surgir problemas com o feno no inverno.
Em cativeiro, com bons cuidados, um ganso pode viver até 30 anos.Ao planejar ter um animal de estimação com penas em um apartamento na cidade, você precisa avaliar objetivamente suas capacidades, já que o pássaro não é muito adequado para ser mantido em ambientes fechados. Claro que sempre existe a opção de prepará-lo com maçãs para a mesa festiva, mas esta não é a melhor solução.