Na Sibéria e nas regiões dos Urais, é popular a raça Shadrinsky, que surgiu a partir da domesticação de gansos selvagens, e ganhou suas características atuais graças a um trabalho de seleção de longo prazo. O ganso Shadrinsky não pode ser considerado altamente produtivo em termos de carne e ovos, mas os representantes da raça possuem forte imunidade, estão adaptados às condições climáticas do norte e não são caprichosos no cuidado.
Um pouco de história
No final do século XVII, em aldeias próximas à cidade de Shadrinsk, no sul dos Urais, gansos selvagens foram domesticados e os melhores indivíduos foram selecionados para reprodução.O trabalho de seleção foi realizado durante vários séculos, resultando em aves de grande porte com forte imunidade e adaptação às duras condições climáticas da Sibéria e dos Urais. A seleção continua: ainda há necessidade de aumentar a produtividade e corrigir defeitos exteriores.
Existe uma lenda interessante sobre os gansos Shadrinsk. No final do século XVII, em Shadrinsk, um funcionário da cidade roubou fundos arrecadados por comerciantes para os bombeiros. Quando chegou o calor do verão, um prédio na periferia pegou fogo e o vento contribuiu para a propagação das chamas às casas de madeira vizinhas. Os bombeiros tiveram dificuldade em combater o incêndio; metade da cidade foi queimada.
Os habitantes furiosos da cidade ameaçaram escrever uma queixa à imperatriz contra o oficial ladrão. Mas ele apressou-se em justificar-se perante Catarina, a Grande, e escreveu-lhe uma carta de relatório. Indicou que metade das casas foram queimadas pela vontade de Deus, dos edifícios sobreviventes “as baratas estão correndo para os campos”, o que significa que as casas restantes também serão em breve engolidas pelo fogo. E para que isso não seja uma surpresa para os habitantes da cidade, que a imperatriz os instrua a “recolher os seus pertences e deliberadamente atear fogo ao resto”.
Catherine foi informada sobre uma carta de um oficial astuto e engenhoso. Ela respondeu: “Que ganso Shadrinsk! É interessante olhar para ele.” A Imperatriz falou isso do funcionário, mas na província dos Urais, para onde foi enviada a ordem, interpretaram tudo ao pé da letra. E em vez do ladrão oficial, enviaram gansos locais para a capital.
Os gansos foram preparados para o jantar da embaixada. A Imperatriz e convidados de alto escalão gostaram do presente. Os gansos Shadrinsk começaram a ser fornecidos regularmente à cozinha real.
Características e aparência da raça
Os gansos Shadrinsky se distinguem por um físico forte e moderadamente bem alimentado e músculos bem desenvolvidos. A barriga é esgalgada, com leves depósitos de gordura. Os membros são curtos, com esqueleto forte.A cabeça é pequena, o bico é reto, o pescoço é curto, o peito é moderadamente convexo.
A descrição e produtividade da raça Shadrinsky são apresentadas na tabela.
Peso | Masculino – 6-7 kg, feminino – 5-6 kg |
comprimento do corpo | masculino – 75-80 cm, feminino – 70-75 cm |
Envergadura | 160-165 centímetros |
comprimento da asa | 43-48 centímetros |
cor | cinza, branco, manchado de branco-acinzentado, bico laranja, patas rosa claro com tonalidade amarelada |
produção anual de ovos | 30 ovos pesando 160-170 g |
sobrevivência de pintinhos na ninhada | 90 % |
peso do fígado de ganso | até 400g |
A produtividade da carne é baixa, mas a carne é macia e dietética. Os patês são preparados com fígado de ganso Shadrinsk. A gordura de ganso, rica em substâncias benéficas, é utilizada na produção de cosméticos e medicamentos. A penugem dos gansos Shadrinsk é dura e não adequada para a produção de travesseiros e cobertores.
Prós e contras dos gansos Shadrinsk
Requisitos para manutenção e cuidados
A raça Shadrinsky não é caprichosa no cuidado. O aviário é feito de tábuas, o telhado é de ardósia ou feltro. O principal é que não haja uma única rachadura, os gansos adoecem com as correntes de ar. Uma mistura de serragem, palha e casca de girassol é utilizada como piso. O lixo contaminado é trocado regularmente.
A área de caminhada deve ser espaçosa.Os gansos adoram nadar. Se não houver nenhum corpo de água natural próximo, você deve construir uma piscina para os pássaros. No verão, uma cobertura é estendida sobre a área de caminhada para proteger os gansos do sol do meio-dia e da chuva.
Os gansos Shadrinsky são imunes à temperatura, mas a temperatura mais confortável na casa é de 12 a 18 °C. No inverno, os animais de estimação não sentem desconforto no quintal em temperaturas de até 20 °C negativos. Quando a temperatura cai abaixo, eles não devem ser liberados de casa. O principal é a ausência de umidade. Em invernos rigorosos, as paredes são isoladas e aquecedores são instalados.
É melhor instalar comedouros e bebedouros de madeira e plástico. Em invernos gelados, as patas dos gansos podem congelar em equipamentos de metal. Para evitar que as aves se esmaguem enquanto comem, os comedouros são instalados levando-se em consideração o número de indivíduos do aviário. Deve haver 15 cm de comprimento do comedouro por indivíduo.
Padrões de dieta e consumo
No verão, os gansos pastam e obtêm sua própria comida. A base da alimentação de verão são as gramíneas. Para aumentar a produtividade da carne, a dieta é complementada com cereais e alimentos vegetais suculentos. A porção diária por indivíduo é:
- 30g de milho;
- 90g de cevada;
- 30g de ervilhas;
- 40g de farelo;
- 100g de batata cozida;
- 300-400 g de beterraba;
- 4 g de giz, concha, areia.
A suplementação da dieta fitoterápica é feita 2 vezes ao dia: de manhã e à noite. Um ganso adulto deve receber 700 g de grama e 400-500 g de vegetais cozidos por dia. Nos meses de inverno, para fortalecer a imunidade dos gansos e garantir o ganho de peso, a porção diária é aumentada e ração mista é adicionada à dieta. Deve haver sempre água fresca no bebedouro. No inverno, a água é aquecida à temperatura ambiente, evitando que congele.
Sutilezas de reprodução
Os machos tornam-se sexualmente maduros aos 9 meses de idade, as fêmeas atingem a maturidade sexual aos 9,5 meses. Os jovens gansos Shadrin chocam cerca de 30 ovos por temporada. O peso médio de um ovo de um indivíduo jovem é de 150 g; gansos com mais de um ano de idade põem ovos pesando até 170 g. O número de ovos postos por estação é afetado pela duração do dia; para obter resultados máximos, deve ser 15 horas.
Os gansos Shadrinsky têm um instinto maternal altamente desenvolvido. Não é necessária uma incubadora e, se a criação não for planejada, os ovos devem ser removidos debaixo da ave.
Os gansinhos Shadrinsky são fortes e bem desenvolvidos. Após 2-3 dias eles podem ser soltos no pasto. Aos 5 meses, com boa alimentação, os gansinhos chegam a 5 kg. Apesar da resistência ao frio da raça Shadrinsky, os animais jovens devem ser mantidos em ambientes fechados durante os meses de inverno, onde a temperatura permanece estável entre 18-20 °C.
Doenças e vacinas
Os gansos Shadrinsky têm forte imunidade. As doenças aparecem apenas devido à manutenção e alimentação inadequadas e à falta de higiene no aviário. Pintinhos cujos corpos ainda não são fortes o suficiente são especialmente suscetíveis à infecção.
Para prevenir doenças infecciosas, é importante vacinar os gansos em tempo hábil. A vacina é administrada contra as infecções mais comuns e perigosas:
- Enterite viral. É obrigatória a administração de vacina viva em animais jovens com 22-28 dias de idade, em adultos, pela primeira vez 45 dias antes da postura dos ovos e pela segunda vez 2 semanas depois.
- Pasteurelose. Administre uma vacina viva ou morta (pelo menos 5 dias após a utilização do medicamento).
- Paratifóide. Gansinhos infectados condicionalmente são vacinados por via oral aos 2-4 dias de idade, se a vacinação não tiver sido realizada antes da postura. Se produzido, então aos 8 a 10 dias de idade.Gansos adultos são vacinados um mês antes de entrar no período produtivo, 2 vezes com intervalo de 5 dias.
Para prevenir a aspergilose, colibacilose, neisseriose e outras patologias infecciosas e parasitárias, é necessário cumprir as normas e regras sanitárias para a criação de gansos, fornecer uma dieta balanceada e de alta qualidade e fornecer suplementos vitamínicos às aves. Uma vez por ano, quando aparecem os gansinhos, o aviário deve ser bem limpo, as superfícies tratadas com soda cáustica e cobertas com cal. Os comedouros e bebedouros devem ser limpos semanalmente.