Ao criar gansos, há muitos recursos a serem considerados. Em primeiro lugar, recomenda-se escolher uma raça que atenda a parâmetros de alta produção de ovos e seja fonte de carne saborosa. Os gansos Gorky são caracterizados por excelentes indicadores de produtividade. Para ter sucesso na criação de aves, é importante prestar-lhes um atendimento completo e de qualidade.
História da raça
Os gansos desta raça foram criados na região de Nizhny Novgorod. O principal objetivo dos pesquisadores era tornar a criação de aves lucrativa e dar resistência às aves a fatores externos adversos. A raça foi baseada em gansos chineses. Eles foram cruzados com diversas espécies de aves. Como resultado, foi possível obter elevados parâmetros de precocidade e resistência, bem como aumentar a expectativa de vida.
A seleção não terminou aí. Para melhorar a penugem e levar o ganho de peso a um novo nível, os cientistas cruzaram os gansos resultantes com a raça Ladger. Como resultado, conseguimos obter o resultado final.
Descrição e características dos gansos Gorky
Os gansos têm penas brancas. Às vezes são encontrados pássaros azuis e cinza. Os gansos Gorky têm uma cabeça pequena. Sua característica é a presença de uma protuberância na testa. Diretamente abaixo do bico há uma pequena dobra de pele. Os gansos Gorky são caracterizados por um corpo largo. O peito não é muito largo, mas sim convexo.
Em média, os gansos ganham até 6,9-8 kg e os gansos - 5-6,5. Caracterizam-se por uma carne muito saborosa. As fêmeas da raça Gorky são consideradas excelentes galinhas poedeiras. Os parâmetros anuais de produção de ovos são de 50 a 65 ovos. No entanto, estas não são as melhores galinhas. O instinto maternal dos gansos Gorky não é tão expresso. A puberdade ocorre 240 dias após o nascimento.
Os gansos Gorky são caracterizados por altos parâmetros de fertilidade. As taxas de fertilização de óvulos chegam a 90-100%. Ao mesmo tempo, a eclodibilidade dos gansinhos está na faixa de 70-80%, o que é considerado um excelente parâmetro.
Além disso, os gansos Gorky adaptam-se bem a diferentes climas. Outra vantagem é o aumento do peso vivo. Aos 2 meses, o peso das aves é de 3,5 a 4 kg. Além disso, as aves jovens são resistentes a patologias. Portanto, 80-96% dos pintinhos são preservados.
Prós e contras dos pássaros
Requisitos para manutenção e cuidados
Para que os gansos Gorky cresçam e se desenvolvam bem, eles precisam de temperatura e iluminação confortáveis. Para o máximo conforto das aves, vale a pena instalar corretamente bebedouros, poleiros e comedouros. Isso ajudará a evitar brigas por território. Manter a cama seca é importante. Em condições de alta umidade, aparece mofo ou podridão. Isso aumenta o risco de desenvolver patologias.
Os recipientes para alimentos devem ser mantidos sempre limpos e a água substituída por água doce todos os dias.
O que alimentar os pássaros?
O principal diferencial dessa raça é que mesmo com pequena quantidade de grãos as aves conseguem se desenvolver plenamente. No entanto, ao criar uma dieta alimentar, é importante seguir uma série de recomendações:
- Os gansos precisam receber comida verde. Portanto, vale a pena colocar periodicamente verduras frescas nos comedouros.
- O volume de ração é selecionado levando-se em consideração a finalidade da criação das aves.
- Os gansos devem ser alimentados pelo menos 2 a 3 vezes ao dia. A frequência depende da dieta e de fatores sazonais.
- Em climas quentes, as aves devem ser soltas no pasto. Graças a isso, eles poderão encontrar sua própria comida. Isso ajudará a reduzir o número de mamadas para 2 vezes ao dia.
Recomenda-se também levar em consideração a necessidade de suplementos minerais. Também é importante adicionar areia de rio, cascalho fino ou conchas trituradas aos comedouros. Isso ajuda a melhorar a digestão e eliminar patologias intestinais. À noite, vale a pena dar muita fibra aos gansos, pois os pássaros gostam de comer à noite.
Deve haver quantidade suficiente de água nos bebedouros. Os gansos não apenas bebem, mas também enxaguam a cabeça, as narinas e os bicos.
Recursos de reprodução
As fêmeas começam a botar ovos em fevereiro. O primeiro par de óvulos geralmente não é fertilizado. Porém, devem ser retirados do ninho, pois a ave pode parar de produzir ovos. Uma fêmea pode chocar de 11 a 17 ovos - tudo depende do tamanho dela. Um mês depois, nascem os gansos. Recomenda-se colocar o primeiro filhote de forma que a fêmea não saia do ninho. Após a conclusão da eclosão, os gansos devem ser devolvidos à mãe.
Possíveis doenças
Apesar da forte imunidade, os gansos desta raça são suscetíveis ao desenvolvimento de enterite viral.Para evitar patologias, recomenda-se retirar as gaiolas após cada alimentação. Na primavera, os pássaros costumam apresentar deficiência de vitaminas. Esta patologia pode ocorrer ao comer alimentos monótonos ou à falta de exercício. Os gansos Gorky se distinguem por parâmetros de alta produtividade. Para criar aves com sucesso, elas requerem cuidados abrangentes.