Os gansos pretos pertencem a uma raça de aves selvagens chamadas gansos. Uma espécie rara de Anseriformes vive em condições naturais em latitudes frias na Sibéria, Yakutia e na zona costeira do Oceano Ártico. A caça e a escassez de alimentos ameaçavam a existência da população. A criação artificial de gansos brant, capazes de se adaptar à vida em um aviário, ajuda em parte a resolver o problema da extinção da espécie.
Descrição e características da raça negra
Os gansos pretos são membros da família dos patos e são menores em tamanho do que os gansos domésticos normais.Externamente, as aves são semelhantes aos patos, mas diferem em características externas idênticas entre machos e fêmeas, pescoço alongado e hábitos característicos dos gansos. A cabeça, o bico e o pescoço dos pássaros são pretos. A plumagem principal do corpo é preta ou cinza escuro, passando para marrom escuro, marrom claro ou cinza nas asas e abdômen, e para branco na região inferior da cauda.
Uma característica é uma estreita faixa de penas brancas localizada ao redor da parte superior do pescoço. As pernas curtas distinguem-se por uma cor escura para combinar com a cor dominante da plumagem.
Vantagens e desvantagens
A raça apresenta vantagens e desvantagens que devem ser consideradas na criação de aves.
Aclimatados em latitudes frias, os gansos brent são aves caprichosas, propensas à migração e mudanças frequentes de habitat. Para criar gansos em uma fazenda, é necessário proporcionar às aves condições favoráveis e locais para nadar e pastar.
Características de manutenção, alimentação e cuidados
Os gansos pretos adaptam-se às condições da fazenda e se dão bem com as aves aquáticas domésticas. Uma das principais condições de detenção é a presença de um reservatório onde os gansos passam muito tempo.Os pássaros também acasalam na água.
A resistência dos gansos ao frio permite que sejam mantidos em aviário com cobertura durante quase toda a temporada. Para proporcionar ao gado acesso constante à água, normalmente é instalada uma área de natação no território do curral. Também é necessária uma área de pastagem com tapete de grama baixa. A base da dieta são os alimentos vegetais. Além disso, os gansos comem crustáceos aquáticos e pequenos peixes.
Em casa, o menu inclui:
- ervas frescas;
- milho;
- algas marinhas;
- vegetais.
Os animais jovens são alimentados com ovos cozidos, grama fresca e grãos germinados. Uma mistura de ração universal para aves é adequada para a alimentação de gansos pretos, além de fornecer grânulos destinados a aves aquáticas.
Para prevenir a hipovitaminose, complexos vitamínicos e minerais são adicionados à ração.
Criação de aves e suas possíveis doenças
A época de acasalamento dos gansos pretos começa em junho. O casal formado torna-se inseparável. O macho atrai a fêmea com movimentos característicos e torna-se agressivo com outros machos. Durante a reprodução, o casal é transferido para um recinto separado. Um ninho de vime ou madeira é colocado em um local isolado. A fêmea o isola com a própria penugem e põe, em média, de 4 a 5 ovos, em casos raros, a ninhada contém até 8 ovos. A eclosão da prole leva de 24 a 26 dias. O método de incubação de criação também é usado.
Desde as primeiras horas de vida, os gansos são independentes, móveis e necessitam de alimentação regular em intervalos de 2 horas. Na natureza, os filhotes permanecem com os pais até atingirem a maturidade sexual, que ocorre aos 2 a 3 anos.
Os gansos pretos distinguem-se pela resistência e boa saúde, mas a violação dos requisitos de manutenção, uma dieta desequilibrada e o contacto com aves infectadas podem causar o desenvolvimento de doenças infecciosas, somáticas e parasitárias.
Possível doenças de gansos:
- salmonelose;
- coccidiose;
- colibacilose;
- pasteurelose;
- aspergilose;
- estomatite;
- infestações helmínticas;
- aracnoentomose.
Para prevenir infecções no aviário, é necessário limpar prontamente o local, tratar comedouros, bebedouros e limpar reservatórios artificiais. Os gansos são vacinados contra diversas infecções. O gado deve ser inspecionado regularmente e os indivíduos doentes devem ser isolados.