Alimentar pássaros em parques e pátios já se tornou uma tradição - as pessoas tratam os pássaros com alegria com sementes, pão e cereais. No entanto, poucas pessoas pensam se é possível alimentar os pombos com arroz. Descobrir este ponto é especialmente importante se você planeja criar pássaros propositalmente. Uma dieta balanceada proporcionará às aves um bem-estar normal e uma vida longa, enquanto a alimentação inadequada pode levar a graves consequências negativas.
É possível alimentar os pombos com arroz?
Dar arroz aos pombos não só é possível, mas também recomendado.O produto contém grande quantidade de amido com pequena proporção de gordura. Os cereais também contêm carboidratos, minerais e vitaminas B. É por isso que o arroz é ideal para alimentar pombos. Além disso, quando combinado com giz triturado, este produto, quando meio cozido, é um excelente complemento alimentar para curar indigestão em pombos. O arroz é utilizado separadamente e em mistura com outros tipos de grãos, bem como descascado ou não refinado.
É importante evitar que os pombos consumam arroz excessivamente, pois isso levará ao desenvolvimento de patologias do sistema nervoso e outras anormalidades.
Benefícios e malefícios do produto
O arroz possui propriedades nutricionais benéficas e por isso é recomendado para consumo:
- o produto contém muito amido e pouca gordura;
- contém minerais e vitaminas B;
- em combinação com giz triturado ajuda a eliminar a indigestão.
A desvantagem deste produto é o fato de que o abuso do arroz acarreta o desenvolvimento de doenças graves, inclusive as que afetam o sistema nervoso central (há risco de paralisia e até morte).
Como alimentar o arroz corretamente?
Na maioria das vezes, cereais regulares brancos ou marrons não refinados são dados aos pombos como suplemento à ração seca. O arroz cozido é misturado com giz e usado como aditivo alimentar para fins medicinais.
Para garantir que o produto seja absorvido normalmente e que a ave não sinta falta ou excesso de nutrientes no organismo, devem ser seguidas as seguintes regras de alimentação:
- Os especialistas recomendam alimentar os pombos com cereal de arroz durante o dia. Neste caso, deve-se misturar o arroz com ervas, vegetais ou outros alimentos.
- Às vezes, os pássaros podem ser alimentados com arroz cozido, depois de diluído em leite. Os animais jovens irão gostar especialmente deste prato.
- Uma combinação de joio e farinha de arroz é considerada benéfica. Para preparar o prato você precisará do seguinte:
- misture o arroz não polido com outros alimentos na proporção de 1:3;
- adicione uma pequena quantidade de leite ou água à mistura resultante.
Não é permitido o uso constante de cereal de arroz sozinho na dieta ou seu uso muito frequente. Saúde e vida útil dos pombos dependem da qualidade e variedade dos alimentos.
Como todos os outros produtos, o cereal de arroz apresenta vantagens e desvantagens. Este produto é ideal como alimento para aves, inclusive pombos, pois contém vários componentes úteis, um mínimo de gordura e muito amido. Porém, a alimentação deve ser realizada de acordo com a dieta alimentar e recomendações de especialistas. É importante observar a medida, caso contrário existe o risco de desenvolver doenças e, em alguns casos, morte da ave.