Os pombos são aves que habitam todos os continentes da terra, exceto a Antártida. Eles costumam se estabelecer ao lado de humanos e parecem ser conhecidos de perto por nós desde a infância. No entanto, se você olhar de perto, poucas pessoas conseguem responder a perguntas simples relacionadas a essas aves. Por exemplo, nem todo mundo sabe como são seus filhotes ou quantos anos vivem os pombos. A expectativa de vida das aves será discutida mais adiante.
Quantos anos vivem os pombos?
A resposta a esta pergunta depende de muitos fatores. A expectativa de vida é afetada por:
- nutrição;
- raça de pássaros;
- suas condições de vida.
A vida dos pombos selvagens que vivem longe da civilização é mais curta do que a dos seus homólogos que se estabeleceram perto dos humanos. Os pássaros que vivem em um pombal ou em casa geralmente se tornam os pássaros que vivem mais tempo entre essas aves.
Na natureza
Na natureza, os pombos pousam nas rochas, nas florestas, nas montanhas, nas margens íngremes dos rios. Em média, os pombos selvagens vivem cerca de 5 a 8 anos. Os fígados longos entre as aves selvagens podem viver até 10 anos. Muitos deles morrem devido a ataques de predadores, adoecem ou sofrem com a falta de comida e água potável.
Estas aves são espécies que gostam de calor, por isso as aves que se estabeleceram nas regiões do sul do nosso país vivem mais do que as que se estabeleceram no norte. Tipos de pombosque vivem na Ásia e na África também podem contar com uma vida longa se não forem capturados pela carne saborosa ou pela bela plumagem, se não sofrerem com a propagação de doenças infecciosas ou morrerem por beber água suja.
Os pombos de rua, vizinhos habituais do homem, não são selvagens no sentido pleno, estão habituados a encontrar facilmente alimento em praças e parques, junto a empresas da indústria alimentar, cantinas e cafés, e em lixões urbanos.
Na cidade, os pássaros vivem sob os telhados dos edifícios, sofrem menos com a humidade e o frio, têm acesso a água de boa qualidade (lagos urbanos limpos, fontes, piscinas exteriores), pelo que vivem mais do que os seus congéneres selvagens. É claro que os pássaros urbanos podem se tornar vítimas de um gato ou cachorro, mas isso não acontece com muita frequência. Na natureza, um pombo urbano pode viver de 10 a 15 anos.
Em casa
Os pombos que têm a sorte de se encontrarem em casa têm ainda mais sorte.Com uma alimentação variada e equilibrada, vitaminas e minerais suficientes, sem sofrer frio e humidade no inverno e calor no verão, vivem mais de 2 vezes mais que os seus congéneres selvagens.
Água potável, vacinas e supervisão veterinária sistemática prolongam a vida dos pombos para 18 a 20 anos. É claro que aqui também existem riscos: um pombo-lutador pode cair devido à natureza do seu voo ou ser vítima de um surto de infecção, mas isso é muito raro. Os pássaros que vivem em gaiolas em um apartamento sofrerão, talvez, de solidão ou de comer demais. Nessas condições confortáveis, um pombo pode viver em média de 18 a 25 anos. Após 10-12 anos, os pombos são considerados velhos e incapazes de se reproduzir.
O que pode afetar a vida útil?
Assim, a expectativa de vida dos pombos é influenciada pelo clima da região onde vivem, pela disponibilidade de alimentos e água. Com abundância de inimigos naturais (predadores, humanos caçando pássaros), não se deve contar com a longa vida dos pássaros.
Em áreas com situação epidemiológica desfavorável, onde há muitos aterros, lixo e resíduos espalhados, principalmente em climas quentes, os pombos costumam ser vítimas de diversas infecções ou portadores de doenças. Nesse caso, as aves tornam-se perigosas para os animais domésticos e as pessoas.
A água muitas vezes se torna uma fonte de perigo para os pássaros. Na ausência de uma fonte de fluxo limpo, os pássaros precisam beber em poças e corpos d'água estagnados. A presença de diversas infecções intestinais na água provoca infecção das aves, que transmitem a doença entre si, agravando o quadro.
Como determinar a idade de um pássaro?
É impossível determinar com precisão a idade das aves. Existem 2 períodos na vida dos pássaros em que isso é mais fácil de fazer. É fácil distinguir aves jovens e aves mais velhas de outras aves.
Importante: para os pombos domésticos, para determinar a idade exata, após o nascimento, colocam um anel na pata com informações sobre a hora e local de nascimento da ave, a migração das aves é rastreada através dos anéis.
Os pintinhos com menos de um mês são cobertos, intercalados com penas, com penugem amarela. Eles são menores em tamanho e não emitem ruídos de arrulhar, mas sim sons de rangidos. O bico dos pintinhos é macio, fino e longo, com uma pequena cera escura. As pálpebras são finas e quase transparentes. Aos 3-4 meses, o bico endurece, se expande e a cera fica mais clara. Os olhos ficam amarelos ou laranja. Aos 5 meses a ave atinge a puberdade. Os pássaros começam a se interessar pelo sexo oposto.
Aos 6-7 meses, os pombos mudam pela primeira vez. Nos pombos velhos, as patas apresentam coloração menos intensa, após os 5 anos de vida o pigmento vai descolorindo gradativamente. As aves adultas têm uma pálpebra branca e densa.
Tempo de gravação
Em casa, o recorde de expectativa de vida dos pombos é de 35 anos, porém, este é um dado não confirmado. A ave, com mais de 25 anos, hoje vive na Inglaterra. Seu dono pegou o filhote na rua; o pombo viveu com seu dono a vida toda. Cuidados, boa nutrição e cuidados com a saúde das aves aumentam significativamente sua expectativa de vida.
Criadores e criadores de pombos apaixonados despendem muito esforço na criação de aves com características melhoradas, resistência a doenças e forte imunidade. Isso afeta a vida útil das aves, aumenta.
Durante o enorme período de tempo que os pombos vivem ao lado dos humanos, eles aprenderam a tirar vantagem dessa proximidade. É por isso que há cada vez menos pombos selvagens e cada vez mais habitantes emplumados nas cidades e vilas. A tarefa das pessoas é preservar as espécies que evitam os humanos, porque é especialmente difícil para elas num mundo em rápida mudança.