“Vityuten” ou “pombo” são os nomes das mesmas espécies de pombos que vivem no cinturão florestal. A ave chama a atenção pelo seu tamanho incomum para uma raça de pombos. O pombo torcaz é muito maior que seus parentes, mas em outras características externas quase não difere dos pombos urbanos ou domesticados de outras raças. A cor das penas, caracterizada como calma e rica, permite que a ave se esconda dos predadores entre as árvores.
Origem da espécie e descrição da ave
Espécies de pombos selvagens Começa sua história desde os tempos da Grécia Antiga. Os historiadores observam que as descrições contêm referências a pássaros selvagens que na aparência se assemelham a pombos-florestais. A espécie existe há muitos séculos sem mudanças visíveis. Características dos dados externos do pombo torcaz:
- Coloração de penas. A cor principal de fundo é cinza-azulada; entre as penas da cauda há penas mais brilhantes; no peito há pequenas manchas de tons avermelhados e verdes.
- Peso e dimensões. O peso máximo para aves desta espécie é de 1 quilo. O corpo é oblongo, alongado, podendo atingir 50 centímetros de comprimento. A cabeça é proporcional ao corpo, fundindo-se suavemente com o corpo.
- Asas e patas. Quando a asa se abre, sua envergadura chega a 80 centímetros. A envergadura permite atingir velocidades de até 180 quilômetros por hora. Os pés são rosa-avermelhados, com garras afiadas que ajudam a ave a se ancorar na casca das árvores.
Referência! A expectativa de vida média dos pombos torcazes é de 10 a 16 anos.
Variedades de pombos torcazes
Existem até 35 espécies no gênero de pombos-torcazes, que se distinguem pelo habitat e pelas diferenças externas.
Visualizar | Descrição |
Açores | A cor é mais escura, encontrada no arquipélago dos Açores |
iraniano | Apresenta plumagem de cor mais clara |
Asiático | Possui estreitas manchas amareladas no pescoço |
Norte da África | Vive no norte da África, não tem diferenças externas |
Gigi | Encontrado na Sardenha |
As espécies principais possuem várias dezenas de subespécies. O número total de variedades chega a 290 exemplares.
Habitat
O pombo-torcaz vive na Europa, instala-se na Sibéria Ocidental e é encontrado na África.O pombo pertence à categoria das aves migratórias ou parcialmente migratórias. O sedentarismo de um pombo é determinado pela sua sensibilidade às condições de temperatura.
Dieta
A base da dieta do pombo são os alimentos vegetais. Os pombos se alimentam de frutas vermelhas, brotos de árvores jovens, sementes e grama. Muitas vezes encontram sementes e restos de culturas de cereais em áreas que separam as florestas dos campos e prados. Na impossibilidade de obter a alimentação habitual, os pombos podem alimentar-se de folhas de trevo e repolho. Isso indica as altas qualidades adaptativas da espécie e a capacidade de sobreviver em diferentes condições.
Referência! Os pombos torcazes armazenam comida por algum tempo, usando capacidades fisiológicas. A colheita da ave comporta até 8 bolotas.
Em alguns casos, o pombo-torcaz se alimenta de vermes e insetos. Isso acontece nas transições das estações, quando é difícil obter alimentos vegetais e a força é necessária para a sobrevivência.
Território e habitat
O habitat do pombo-torcaz pode ser diferente. Os pássaros vivem em densas florestas de coníferas, no território de zonas mistas decíduas e coníferas. Eles se adaptam às condições de existência. As aves são frequentemente encontradas onde têm a oportunidade de obter bolotas para alimentação e construir ninhos longe de locais onde possam ser caçadas por humanos.
Caráter e estilo de vida
Os pombos torcazes são frequentemente reconhecidos pela sua voz. Suas características vocais são diferentes daquelas da raça de pombos de espécies relacionadas. São sons altos característicos que enchem a floresta desde o início da manhã. Os pombos-florestais ficam em silêncio apenas durante a época de reprodução, quando ocorre o acasalamento.
Em geral, os pássaros demonstram cautela constantemente, estão atentos aos sons da floresta e saem rapidamente de casa quando o perigo se aproxima. Os pombos são calmos e não brigam entre si. Na maioria das vezes eles ficam em pares, mas ao mesmo tempo se reúnem em numerosos bandos no outono, quando a maioria dos pássaros dá à luz filhotes. Os pombos são muito sociáveis entre si, são aves enérgicas e sociáveis que procuram constantemente o melhor local para construir ninhos.
Os pombos torcazes distinguem-se pela natureza heterogénea da sua migração. Um grupo de pombos do sul parte para o inverno em países quentes com a aproximação do frio, mas são substituídos por aves do norte que ocupam seus lugares anteriormente ocupados. Os tempos de voo variam todos os anos. As aves começam a se mover em setembro e terminam em um mês. À medida que o tempo esquenta, os pássaros se afastam gradativamente e iniciam o voo de retorno.
Ao migrar, os pássaros se deslocam durante o dia, à noite encontram abrigo e se escondem entre a folhagem das árvores altas. Os pombos regressam pelo mesmo percurso, parando nos mesmos locais. Quando voam no inverno, o vôo é caracterizado pela rapidez, raramente param para descansar durante o dia. Após o inverno, o vôo demora mais. Cada vez que ocorre uma parada, os pombos se dispersam em busca de alimento, enchem suas plantações e passeiam tranquilamente entre os campos ou prados que encontram com comida.
Estrutura social e reprodução
Em uma temporada, as mulheres podem dar à luz 3 vezes. O processo de criação começa em abril e vai até outubro. Os pombos são chamados de pássaros fiéis, eles se apegam uns aos outros e se comportam como uma família separada dentro do rebanho.
Como se formam os pares de pombos?
Os pombos atingem a maturidade sexual aos 10-11 meses.A partir deste momento, os machos atraem ativamente as fêmeas. Eles sentam no topo das árvores e desde cedo começam a chamar a atenção com vocalizações. Depois que o homem percebe que está interessado na mulher, ele desce. Os jogos de acasalamento continuam por algum tempo. Eles incluem o macho circulando a fêmea e o arrulhar bilateral.
Arranjo do ninho
Os jogos de acasalamento terminam com a postura dos ovos. Mas antes disso, os pombos organizam espaço para a posterior eclosão dos filhotes. Os pombos selecionam cuidadosamente os materiais para construção, usam galhos grossos e finos, tecem cuidadosamente os galhos na estrutura e constroem um piso durável. Uma cobertura macia especial é fornecida para o piso das aves. O material para isso são penas de sua própria plumagem, grama e galhos jovens esmagados. Os ninhos estão localizados a uma altura de 2 metros. As estruturas se diferenciam pela resistência, confiabilidade e comodidade. É permitido criar vãos entre os entrelaçamentos das hastes: são necessários para a entrada de luz e ar em seu interior.
Referência! Os pombos torcazes nunca usam restos de ninhos de outras raças para construir seu próprio ninho.
Chocando ovos
A fêmea põe 2 ovos por postura. Estes são ovos brancos de tamanho médio. Ambos os pais participam ativamente na incubação da prole. Eles se revezam para aquecer os ovos com seu calor e se revezam para pegar comida um para o outro. O período de incubação dos pintinhos dura 2 semanas. Os pesquisadores observam que os pássaros estão em estado de atenção redobrada o tempo todo. Quando um pombo está descansando, aquecendo os ovos, o outro guarda o ninho e voa regularmente pela área, em busca de inimigos.
Cuidado com a prole
Os filhotes nascidos se alimentam de leite de ave.É um resíduo semelhante a coalhada que se acumula no papo da fêmea. Gradualmente, os pintinhos são transferidos para a alimentação de adultos. Quando os pássaros ficam mais fortes, os pais começam a ensinar-lhes as nuances do voo. Por volta de 1-1,5 meses, os filhotes são capazes de deixar o ninho e começar uma vida independente.
Inimigos naturais do pombo-torcaz
Inimigos perigosos dos pombos florestais são aves de rapina. Eles atacam pombos, destroem seus ninhos e comem seus filhotes. Falcões, falcões e águias desprezam os pombos, então os pombos-torcazes costumam se esconder em árvores com folhas densas. Os pombos tornam-se presas de gaios, corvos ou pegas. Esses indivíduos agem com astúcia: descobrem ninhos, esperam e só atacam quando o pombo perde a vigilância.
Os esquilos representam um perigo para os pombos florestais. Eles atacam nas árvores e muitas vezes vencem a luta. No solo, se um pássaro pousa para coletar grãos ou cereais, martas, raposas e texugos atacam. Devido ao seu tamanho impressionante, os pombos não conseguem decolar instantaneamente do solo - isso é uma fraqueza na linha de comportamento defensiva do pássaro. Os pombos instalam-se a 2 ou mais quilômetros de distância da habitação humana, pois as pessoas são perigosas para esta espécie. Os pombos torcazes são caçados para obter carne selvagem e também para captura devido ao perigo que representam para os carvalhos.
Atenção! A cautela natural dos pombos torcazes interessa aos caçadores amadores que rastreiam e atiram no pássaro.
Status da população e espécie
A caça ao pombo-torcaz não é proibida devido ao facto de as aves serem reconhecidas como pragas de terras agrícolas. A captura de pássaros é considerada um dos tipos mais emocionantes de caça amadora. Apenas uma espécie de pombo está sob protecção do Estado - o pombo dos Açores, que vive no arquipélago dos Açores.Uma das subespécies do pombo dos Açores foi completamente destruída.
A população está diminuindo gradativamente, isso acontece por vários motivos:
- captura ou tiro por caçadores;
- controle de pragas devido ao uso de agrotóxicos em campos destinados ao plantio agrícola;
- um aumento no número de zonas industriais que utilizam substâncias tóxicas nocivas lançadas no ar.
Os pombos saem gradativamente de suas casas, exploram novos territórios desconhecidos, onde morrem devido à caça de predadores ou por causas naturais.