As amoras Navajo são de origem norte-americana e são amplamente cultivadas na Rússia e nos países da CEI. Os arbustos adaptam-se com sucesso às novas condições, dão frutos abundantes e raramente são suscetíveis a doenças ou besouros nocivos. A casta é cultivada para venda ou consumo pessoal, visto que os frutos silvestres apresentam excelente sabor e aspecto. Primeiramente você deve se familiarizar com as características da variedade e o algoritmo de plantio de arbustos.
- História reprodutiva da espécie
- Descrição
- Fruta
- Arbusto
- Período de floração e tempo de amadurecimento
- Indicadores de rendimento, datas de frutificação
- Âmbito de aplicação de bagas
- Resistência a patologias e insetos nocivos
- Vantagens e desvantagens das colheitas de frutas silvestres
- Especificações do plantio de amoras
- Tempo recomendado
- Escolhendo um local adequado
- Preparação do solo
- Seleção e preparação de material de plantio
- Técnica de plantio
- Cuidados adicionais com o arbusto
- Rega e fertilizantes
- Poda de arbustos
- Inverno
- Possíveis doenças, ataques de besouros, sua eliminação
- Colheita e armazenamento
História reprodutiva da espécie
Uma variedade de amora-preta de maturação tardia foi criada em 1987 na América por criadores da Universidade de Arkansas. O nome vem do nome dos povos indígenas. Espécies foram usadas como pais amoras sem espinhos, Cherokee.
Descrição
Fruta
As amoras têm formato cônico, são pequenas em comparação com outros tipos. O peso de 1 cópia é de cerca de 4 a 7 gramas. Num arbusto existem cerca de 500 bagas - azuis escuras, brilhantes, com um excelente sabor adocicado.
Os provadores avaliaram 4,9 pontos. Os frutos mantêm a apresentação durante 5 dias.
As sementes são pequenas, quase invisíveis.
As amoras Navajo são excelentes para transporte devido à sua casca grossa.
Arbusto
Os arbustos são eretos, os rebentos são lisos, sem espinhos, e crescem até 2 metros. Os caules apresentam estrutura densa, tonalidade esmeralda. A planta não necessita de instalação de treliças ou podas de formação complexa.
Período de floração e tempo de amadurecimento
As amoras Navajo florescem na segunda quinzena de junho na Rússia central. As inflorescências são pequenas, imperceptíveis, de cor creme e centro peludo. Demora 2 meses desde a formação dos ovários até o amadurecimento do fruto.
Indicadores de rendimento, datas de frutificação
De 1 arbusto de amora-preta da variedade Navajo, são colhidos até 7 quilos de frutas. A colheita amadurece a partir de 15 de agosto e vai até o início de setembro. O momento de amadurecimento dos frutos é afetado pelo local de plantio e pelas condições climáticas da estação.
Âmbito de aplicação de bagas
As amoras podem ser utilizadas para consumo in natura, pois seu sabor é sobremesa e doce.Você pode adicionar frutas vermelhas a produtos assados e fazer preparativos para o inverno com elas.
Resistência a patologias e insetos nocivos
As amoras Navajo praticamente não são suscetíveis a doenças ou infestações por besouros devido à sua poderosa imunidade. Quando os arbustos não recebem os devidos cuidados, suas propriedades protetoras são reduzidas.
Vantagens e desvantagens das colheitas de frutas silvestres
A variedade de amora-preta Navajo oferece muitas características positivas, mas também há aspectos negativos.
prós | Desvantagens |
Autopolinização | Verões frescos reduzem os rendimentos |
Alto rendimento | O sabor das frutas é afetado pela intensidade da luz |
Pouco exigente para colocar, pousar | É necessário retirar regularmente o excesso de galhos que engrossam os arbustos |
Fácil de cuidar | |
Fácil acesso aos frutos durante a colheita devido à ausência de espinhos | |
Boa preservação de amoras, transportabilidade | |
Excelente sabor |
Especificações do plantio de amoras
As amoras crescem com sucesso em qualquer solo, mas para obter uma boa colheita é aconselhável plantá-las em solos leves, arenosos ou argilosos, saturados de húmus, com acidez neutra ou ligeiramente aumentada. Solo muito úmido, localizado em várzea, com alto nível de lençol freático, não é adequado para arbustos. Existe o risco de apodrecimento do rizoma.
Tempo recomendado
O ideal é plantar amoras no final de abril, maio ou início de junho, dependendo das condições climáticas da região. Quanto mais cedo o arbusto for plantado, mais tempo ele terá para criar raízes antes que chegue a geada. Não se deve plantar no outono, pois as amoras não toleram bem as geadas.
Escolhendo um local adequado
Os arbustos de amora devem ser plantados em local ensolarado e quente, mas você também pode escolher sombra parcial.Na sombra, não receberão luz ou calor suficientes e os frutos ficarão pequenos e azedos. Escolha um local do terreno plano ou com ligeiro declive, próximo a cercas e edifícios. As amoras não devem ser expostas a rajadas de vento.
Preparação do solo
Se você plantar amoras em solo devidamente preparado, elas darão frutos por 10 a 15 anos. 2 semanas antes do plantio, o solo é arado com uma pá e limpo de ervas daninhas. Se o solo for ácido, adicione cal. As covas são cavadas 2 a 3 dias antes do plantio, com diâmetro de 60 cm e profundidade de 50 cm, devendo a distância entre os canteiros ser de 1,5 metros. Um balde de húmus, 2 xícaras de cinzas, 80-100 g de minerais são colocados nas reentrâncias e regados.
Seleção e preparação de material de plantio
As mudas são inspecionadas em busca de doenças e ataques de besouros. Deve ser liso e não deformado. Coloque as mudas durante a noite em um estimulador de crescimento radicular chamado Epin ou Matador. Além disso, mergulhe em uma solução fraca de manganês.
Técnica de plantio
O sistema radicular das mudas é cuidadosamente endireitado, colocado em covas preparadas e coberto com terra. Depois regue as plantações com 10 litros de água para cada arbusto. A área da raiz é coberta com cobertura morta, as mudas são encurtadas para 2-3 botões. Cada arbusto é equipado com uma treliça, o que aumentará a produtividade e facilitará o cuidado.
Como as amoras Navajo têm uma capacidade aumentada de formação de brotos, pedaços de ardósia e ferro devem ser escavados ao longo das bordas como um limitador.
Cuidados adicionais com o arbusto
O cuidado adequado com amoras envolve regar, afrouxar, podar e fertilizar em tempo hábil. Os arbustos são tratados com agrotóxicos para evitar ataques de besouros e doenças.
Rega e fertilizantes
Os arbustos de amora-preta devem ser irrigados na presença de precipitações periódicas durante a formação e amadurecimento dos frutos. Se a estação for seca, faça irrigação abundante com recarga de água. As amoras devem ser fertilizadas em março, 20-25 g de nitrogênio - uréia, nitrato de amônio - são adicionados às plantas. Durante o amadurecimento dos bagos, 30 g de potássio. Uma vez a cada 3 anos, alimente na primavera com húmus, composto, pegue 4 baldes por 1 arbusto.
Poda de arbustos
Os ramos jovens são pinçados em setembro e junho, quando atingem 1 metro de altura. O topo é cortado em 20-25 cm e os rebentos laterais. A manipulação estimula o crescimento dos ramos laterais, aumenta o pólen e a formação de ovários.
Inverno
O trabalho preparatório envolve a remoção completa dos rebentos velhos e deformados e a remoção dos ramos das treliças. Os arbustos de amora-preta são cobertos com cobertura morta orgânica e fibra agronômica.
Possíveis doenças, ataques de besouros, sua eliminação
As amoras Navajo às vezes sofrem de septoria, oídio e antracnose. No primeiro caso, nota-se o aparecimento de manchas marrons ou acinzentadas com borda amarela. Como tratamento utiliza-se uma solução de calda bordalesa, com ela os arbustos são irrigados antes da floração e após a frutificação.
A antracnose é caracterizada pelo aparecimento de manchas cor de ferrugem nas folhas, as folhas tornam-se quebradiças, caem e secam. Para salvar a planta, pulverize-a e ao solo significa Skor na proporção de 20 ml por 10 litros de água antes do pólen e após a formação dos frutos. Quando uma camada solta e esbranquiçada aparece nos brotos e nos frutos, isso indica uma doença do cinzeiro. Após o derretimento da neve, os arbustos são regados com água quente e, no período de formação dos ovários, são borrifados com Oxyx, Vectra e Fundazol.
Entre os besouros nocivos, as amoras podem ser atacadas por ácaros, ácaros da amora e besouros da framboesa. Na primeira situação, as folhas caem, a produtividade diminui e o crescimento da massa verde diminui. Para se livrar dos insetos, trate com tintura de tabaco, cascas de cebola e caldo de alho com adição de sabão em pó.
As manipulações são realizadas 2 a 3 vezes com intervalo de 1 semana. Os ácaros da amora-preta alimentam-se dos seus frutos e determinam a sua presença pela deformação dos frutos. O tratamento é o mesmo do caso de infestação por ácaros. O besouro da framboesa revela-se por um grande número de buracos nos frutos, que apodrecem. Os arbustos são salvos tratando-os com Actellik e Fufanol. São realizadas 2 pulverizações com pausa de 10 dias.
Colheita e armazenamento
Os frutos são colhidos manualmente, em diversas abordagens. Após a colheita, os espécimes maduros e danificados são descartados. São consumidos imediatamente ou enviados para processamento. As frutas vermelhas devem ser armazenadas em um ambiente com temperatura de ar de até +5, podendo ser um porão, adega ou geladeira. Coloque as amoras em caixas de madeira ou plástico, com oleado ou papel colocado no fundo. A umidade do local onde as frutas são armazenadas não deve ultrapassar 80%.