As amoras da variedade Thornfree foram uma das primeiras a surgir no mercado nacional. Foi cultivado tanto por residentes de verão amadores quanto por industriais. A variedade conquistou o amor dos veranistas de todo o mundo graças aos seus deliciosos frutos silvestres suculentos.
- História do desenvolvimento de amoras-pretas Thornfree
- Vantagens e desvantagens da variedade
- Descrição externa
- Bush e atira
- Fruta
- Sistema radicular
- Características
- Região e clima adequados
- Resistência a doenças e pragas
- Termos e indicadores de rendimento
- Onde as frutas são usadas?
- Propagação da cultura
- Regras de pouso
- Momento ideal
- Escolhendo um local adequado
- Composição necessária e preparação do solo
- Seleção de mudas
- Algoritmo e tecnologia de pouso
- Cuidados com amora
- Recursos de irrigação
- Fertilizante
- Aparar e modelar
- Arbustos de liga
- Processamento sazonal
- Como se cobrir para o inverno
História do desenvolvimento de amoras-pretas Thornfree
A variedade Thornfree foi criada em 1966 nos Estados Unidos, no estado de Maryland. O híbrido tornou-se uma das primeiras variedades de frutos silvestres sem espinhos que os criadores conseguiram obter. O híbrido é destinado ao cultivo em escala industrial.
Vantagens e desvantagens da variedade
Os benefícios das amoras Thornfree incluem:
- Não há espinhos nos arbustos.
- Os frutos são doces e suculentos, com ligeira acidez e aroma delicado.
- Alto rendimento.
- Os arbustos não requerem muito tempo para cuidar.
- Imunidade a doenças e insetos.
- Os frutos não enrugam durante o transporte prolongado.
As desvantagens da variedade sem espinhos incluem a necessidade de plantio em áreas abertas e ensolaradas. Se plantar amoras à sombra ou sombra parcial, os frutos tornam-se aguados e azedos.
Descrição externa
Antes de escolher um híbrido de amora-preta, são estudadas as características do arbusto, dos brotos, das características do fruto, bem como do sistema radicular.
Bush e atira
A bucha pertence ao tipo semi-vertical. Precisa de suporte. Os rebentos são grossos, em média 3-5 cm, de rica tonalidade verde. A base é facetada, sem espinhos.
Fruta
Bagas maduras de rica tonalidade preto-bordô. Na fase de plena maturidade separam-se facilmente do pedúnculo. O peso do fruto é de 5 a 7 g, o comprimento chega a 4 cm e o rendimento chega a 30 kg sem cuidados regulares. Um pincel pode conter até 30 frutas.
Sistema radicular
O rizoma do arbusto é bem desenvolvido, por isso as amoras podem ficar muito tempo sem regar.
Características
Características importantes de qualquer variedade são robustez no inverno, resistência a doenças, produtividade e uma série de outros parâmetros.
Região e clima adequados
As amoras sem espinhos não toleram geadas severas, por isso é recomendável plantá-las em regiões quentes ou de clima temperado, bem como na região do Volga. As amoras não criarão raízes no norte.
Resistência a doenças e pragas
A variedade Thornfree é caracterizada pela imunidade ao cancro do caule e à antracnose. Mas se você não cuidar dos arbustos, a imunidade da amora-preta por si só não será suficiente.
Termos e indicadores de rendimento
O rendimento desta variedade de amora está acima da média. Até 30 kg são coletados de um arbusto. A frutificação é estável. Os primeiros frutos maduros aparecem nos arbustos em agosto.
A frutificação continua até os últimos dez dias de setembro.
Onde as frutas são usadas?
Amoras maduras são adequadas para consumo fresco. Esta variedade apresenta frutas doces e suculentas. Amoras também são adequadas para fazer geléias, conservas e confeitos. Você pode congelar as frutas para o inverno ou moê-las com açúcar.
Propagação da cultura
A maneira mais fácil de propagação é por meio de mudas verdes. Usando este método, você pode obter uma quantidade bastante grande de material de plantio, já que as mudas verdes criam raízes rapidamente em um novo local.
Para propagação no verão, os rebentos são cortados. Depois disso, eles são cortados em estacas. Resta apenas uma folha em cada estaca. Os dois inferiores estão completamente cortados. As mudas são colocadas em recipientes com terra para que os botões das folhas cortadas fiquem no solo. Coloque os recipientes em local escuro e regue regularmente. Após 14 dias, as raízes devem aparecer. Depois de um mês, as mudas são plantadas no solo.
Regras de pouso
A maior produtividade depende do correto plantio das mudas.
Momento ideal
Recomenda-se plantar amoras na primavera, na segunda década de abril - início de maio. Não é aconselhável plantar mudas no outono.
Escolhendo um local adequado
Nas regiões centrais e na região do Volga, Thornfrey é plantada em áreas abertas e ensolaradas. Na região sul - à sombra parcial, pois os raios solares podem queimar as folhas.
Composição necessária e preparação do solo
Solo leve e fértil, rico em nutrientes, é adequado para o plantio. A acidez é neutra ou baixa. Não é aconselhável plantar amoras onde costumavam crescer framboesas. Eles começam a preparar o solo no outono. Estrume, superfosfato e cinza de madeira são adicionados ao solo.
Seleção de mudas
Mudas saudáveis com sistema radicular bem desenvolvido são adequadas para o plantio. As raízes não devem ser danificadas. Os caules são elásticos, não secos.
Algoritmo e tecnologia de pouso
Cave um buraco em solo previamente preparado. Coloque a muda com cuidado e enterre-a com terra. Em seguida, compacte próximo ao caule e despeje bastante água morna.
Cuidados com amora
Cultivar amoras é um processo fácil. Se você dedicar tempo à tecnologia agrícola, o rendimento será sempre o melhor.
Recursos de irrigação
Regue abundantemente os arbustos antes da floração e durante a formação dos ovários. Então, durante a frutificação, a rega é interrompida. Antes do início do inverno, as amoras devem ser regadas generosamente novamente.
Fertilizante
Na primavera, os arbustos são regados com uréia. Em junho, fertilizantes potássicos são aplicados no solo. Quando começa a formação dos ovários, a planta é alimentada com fertilizantes orgânicos líquidos. No outono, após cavar o solo, adicione superfosfato.
Aparar e modelar
Para a variedade Thornfree, é utilizada a formação unilateral. Os rebentos jovens são direcionados em uma direção e os rebentos velhos na outra.Com esse tipo de formação, os arbustos precisam ser amarrados em treliças altas.
Caso não seja possível amarrar os arbustos a treliças altas, os rebentos devem ser pinçados depois de atingirem 60 cm de comprimento.
Novos brotos crescem nessas axilas. São pinçados quando atingem 50 cm de comprimento, método adequado para a região sul, pois será problemático dobrar os arbustos para o inverno devido à espessura dos caules.
Arbustos de liga
A maneira mais simples de amarrar é instalar vários postes com arame amarrado a eles. Este método é universal e adequado para todas as regiões de cultivo.
Processamento sazonal
No outono, vale a pena cavar o solo para destruir os insetos nocivos que hibernam no solo. Na primavera, os arbustos são pulverizados com uma solução de sulfato de cobre a 3% ou calda bordalesa. Esses produtos protegem as amoras contra doenças e insetos. Se necessário, o tratamento com estes produtos pode ser repetido ao longo da temporada.
Como se cobrir para o inverno
No outono, os rebentos velhos são podados. Eles são queimados no terreno da dacha. Os jovens são retirados da treliça e colocados no chão. Então eles encobrem. Antes de dobrar os arbustos, é aconselhável colocar palha ou tábuas no solo. Nas regiões sul, os arbustos não precisam ser cobertos durante o inverno. Começam a cobrir as plantas da parte central imediatamente após a primeira geada. Se o clima na região for imprevisível, é possível mais cedo.