O alho Gulliver, criado na Rússia, não tem sabor inferior às variedades holandesas e está adaptado a diferentes condições climáticas. O alho destrói germes e vírus, evita a formação de coágulos sanguíneos e reduz a pressão arterial. Este produto aromático é utilizado na culinária, na conserva de vegetais e no tratamento de resfriados. As folhas novas são adicionadas às saladas.
Demora muito para descascar uma cebola pequena, por isso os jardineiros tendem a cultivar variedades de alho com cabeças grandes.
Descrição da variedade
As características de produtividade de Gulliver, a capacidade de plantá-lo tanto no inverno quanto na primavera, atraíram não só proprietários de pequenos lotes, mas também agricultores. As folhas desta variedade são de cor verde escura, crescem até 60 cm de comprimento, até 7 cm de largura, e há até 12 delas em um arbusto. O alho amadurece 3 meses após o surgimento dos brotos.
A cabeça tem:
- formato arredondado;
- escamas roxas;
- pesando até 230 gramas;
- sabor picante.
Um bulbo produz até 7 dentes cobertos por uma casca branca. A polpa densa contém mais de 23% de aminoácidos e contém vitaminas C.
As vantagens de Gulliver incluem estabilidade:
- para fusarium;
- oídio;
- podridão negra.
É colhido pouco menos de um quilo de bulbos por metro quadrado. Se esta variedade de alho for desenterrada a tempo, não perde as suas propriedades, não seca nem apodrece durante 8 meses.
Características de cultivo
Gulliver é mais frequentemente plantado em canteiros pequenos do que em campos e cultivado em solos soltos. Não tolera alta acidez e morre quando as águas subterrâneas estagnam. Se você ler os comentários e a descrição da variedade, poderá entender que os bulbos pesarão até 300 ge darão um alto rendimento quando plantados não na primavera, mas no outono, duas ou três semanas antes do aparecimento da geada.
A cama do Gulliver precisa ser colocada em uma área iluminada pelo sol o dia todo, onde cresceram na temporada passada:
- repolho e pepino;
- feijão e feijão;
- batatas e tomates.
O alho brota flechas, reproduz-se por crianças e cravos, que são submetidos à estratificação e embebidos em solução de permanganato de potássio.
Antes de plantar Gulliver, são feitos sulcos no solo. Neles são despejadas cinzas de madeira, que contêm microelementos que aumentam a produtividade das culturas:
- cálcio e potássio;
- magnésio e fósforo;
- cobre e ferro.
O alho é colocado a uma distância de 15 cm a uma profundidade de 10 centímetros. Os canteiros são cobertos com feno, serragem, composto, galhos e folhas secas.
Cuidados com a variedade
Na primavera, os brotos aparecem na superfície do solo. Depois que ocorrerem, é preciso começar a soltar o solo, caso contrário se formará uma crosta que impede a entrada de ar no solo. Depois de concluído esse trabalho, o solo é coberto com turfa ou húmus.
Regar alho de inverno começar em maio. Em clima quente, isso é feito duas vezes por semana. Um balde de água é suficiente por metro quadrado. Durante a chuva, 20 dias antes de desenterrar as cabeças, a hidratação é interrompida.
Para a primeira alimentação, use uma solução de uréia. Na segunda vez a cultura é fertilizada com nitroammofos. Quando os bulbos estão se formando, o alho é o que mais precisa de magnésio, cálcio e fósforo. Esses microelementos estão presentes no superfosfato, 2 colheres de sopa dele são dissolvidas em um balde de água. Este produto é suficiente para 3 metros quadrados. m de terreno.
Para prevenir pragas:
- Após a colheita, as penas e as pontas são queimadas.
- As cabeças são secas antes do armazenamento.
- Antes do plantio, os cravos são endurecidos e processados.
Com um nematóide traça da cebola, os gorgulhos são combatidos pulverizando-se alho com inseticidas. Pirimor ajuda bem contra pulgões; Karbofos é usado para destruir lagartas.
Quando cavar?
O alho plantado no inverno começa a ser colhido em julho. Nas regiões sul, o Gulliver amadurece no meio do mês, nas regiões centrais do país uma ou duas semanas depois. Para evitar que as cabeças ressequem e percam suas propriedades benéficas, elas precisam ser desenterradas, focando em alguns sinais:
- Os cravos separam-se bem.
- As folhas inferiores ficaram amarelas.
- As caixas localizadas nas setas estão rachando.
É melhor colher o alho alguns dias antes.Os bulbos maduros se desintegram e são mal armazenados.
A variedade Gulliver é cultivada por muitos produtores de vegetais há muitos anos. Para o plantio não se utiliza apenas o cravo, mas também as sementes, das quais se obtêm grandes espigas para a próxima safra.
Para que a variedade de alho Gulliver recompense com uma boa colheita, é necessário seguir as regras da tecnologia agrícola, alimentar e soltar o solo, e não se esquecer de regar em climas secos e quentes.