Existem muitas razões pelas quais o alho pode ficar pequeno. O vegetal picante é bastante caprichoso em termos de composição e cuidado do solo, por isso é necessário seguir as regras durante todo o seu período de cultivo. Isso permitirá que você obtenha uma rica colheita de grandes cabeças de alho.
- Por que o alho não cresce: razões para o fraco crescimento
- Rega insuficiente
- Material de semente de baixa qualidade
- Terra estéril
- Outras razões
- Doenças que retardam o crescimento
- Ferrugem no alho: como tratar?
- Bacteriose ou podridão bacteriana
- Míldio ou peronosporose
- Fusarium de alho, medidas de controle
- Podridão mofada preta e verde
- Medidas necessárias para aumentar o crescimento
Por que o alho não cresce: razões para o fraco crescimento
O alho encolhe na maioria das vezes como resultado de solo mal preparado, cuidado insuficiente ou devido a más condições climáticas. Ao identificar a causa a tempo, você pode corrigir a situação e colher uma colheita rica e saudável.
Rega insuficiente
O alho adora umidade. Ao longo de toda a temporada, o canteiro de vegetais nunca deve secar. No início do verão, geralmente há pouca precipitação e o sistema radicular do vegetal é pouco desenvolvido e penetra superficialmente no solo. Portanto, a rega deve ser regular. Se a cama secar, formar-se-ão pequenos dentes.
Com a falta de umidade, as penas do alho tornam-se cinza-azuladas e as pontas curvam-se para baixo. Não só a falta de umidade pode causar uma pequena colheita. O excesso de umidade também é prejudicial ao vegetal. As folhas adquirem uma cor verde pálida.
Material de semente de baixa qualidade
A colheita futura depende da qualidade do material de plantio. Uma grande cabeça de alho é formada apenas por dentes grandes e densos, sem podridão ou mofo. Mesmo que um dente de cabeça sólida esteja com defeito, outros não podem ser selecionados para plantio. Todas as fatias selecionadas para plantio devem apresentar película intacta e sem danos. Você só pode plantar cravos-da-índia secos e sem germinação.
Os dentes devem ser separados somente antes de iniciar o trabalho de plantio. Antes do plantio, é útil mergulhar os dentes de alho em uma solução com Fitosporina por 5–6 minutos. Isso fortalecerá o sistema imunológico e desinfetará a superfície.
Como desinfetante, você pode usar uma solução fraca de permanganato de potássio, na qual o material de plantio é colocado por 5 a 6 horas. Depois disso, são lavados e colocados em um saco por 2 a 3 dias. Durante este tempo, pequenas raízes irão brotar.
Terra estéril
Solo solto, leve e nutritivo é favorável ao alho.Uma boa colheita pode ser obtida na presença de solo com reação alcalina neutra ou moderada. Se a acidez do solo for alta, a cinza de madeira, simplesmente espalhada nos canteiros, ajudará a reduzi-la.
Desde o outono, os fertilizantes são aplicados no local pretendido para o plantio do alho. A próxima aplicação de fertilizantes minerais e orgânicos deve ocorrer um mês antes do plantio. Assim que aparecerem os primeiros brotos, é útil adicionar nitrato de amônio. Ativa o crescimento da vegetação. No momento em que aparecem 4 penas, inicia-se a postura do bulbo. Neste momento, alimente com superfosfato e sal de potássio.
Os horticultores experientes dão conselhos sobre o cultivo de alho na horta, segundo os quais não se deve cravar os dentes muito fundo no solo, principalmente se estiver muito solto. Em tempo chuvoso, as fatias ficam ainda mais profundas. A germinação será lenta e atrasada, e às vezes você pode nem esperar pela germinação.
É preferível plantar as rodelas em sulcos previamente preparados, com cerca de 6 cm de profundidade, os sulcos são feitos em intervalos de 20 cm, uma distância tão grande que permitirá que a luz penetre em todas as partes da planta. Recomenda-se adicionar um pouco de superfosfato e cinza de madeira nos sulcos. A distância entre os dentes é de 8 a 10 cm e, depois de plantado o alho, é coberto com terra e coberto com húmus ou turfa.
Outras razões
Recomenda-se plantar alho no canteiro onde cresceram repolho, legumes, abóbora e ervas no ano passado. O vegetal fica mal se for plantado depois de tomates, batatas e cebolas. Percebeu-se que as cabeças ficam maiores se os pimentões e os tomates forem plantados lado a lado.
Você não pode plantar alho no mesmo lugar o tempo todo. É aconselhável mudar o local de plantio pelo menos uma vez a cada dois anos.
Se você planeja plantar um vegetal para o inverno, é melhor plantá-lo em um local onde mais de uma safra foi colhida (não cebola).
O alho adora luz. Até a sombra de uma cerca pode afetar o tamanho dos cravos. Portanto, a hortaliça deve ser plantada em terreno seco e onde a luz do dia chegue sem obstáculos.
As dicas a seguir ajudarão a acelerar o amadurecimento e aumentar o tamanho do bulbo. Quando o alho tem uma flecha com caixa de sementes, é melhor retirá-la. Alguns jardineiros dão um nó nas penas. Estas medidas permitirão que todos os nutrientes se acumulem na parte subterrânea.
Outra razão pela qual o bulbo de alho no jardim racha, apodrece e não cresce é infecção ou dano causado por pragas de insetos.
Doenças que retardam o crescimento
Uma causa comum do fraco crescimento do alho é a infecção. Você pode reconhecer o problema pela aparência da planta. Geralmente parece letárgico, as penas mudam de cor, as cabeças apodrecem e pequenos dentes se formam. Se o problema for identificado precocemente, podem ser tomadas medidas para impedir a propagação da infecção.
Ferrugem no alho: como tratar?
A doença começa com o aparecimento de manchas amarelo-laranja nas penas do alho. Gradualmente eles crescem e ficam pretos. Se as medidas de controle não forem iniciadas imediatamente, todas as folhas enferrujam e morrem. O fornecimento de nutrientes é interrompido e o crescimento das cabeças fica mais lento.
Antes do plantio, os cravos são colocados em uma solução fraca de formaldeído. O alho deve ser plantado em canteiros tratados com Fitosporina (tomar 15 g do medicamento para cada 10 litros de água) ou calda bordalesa. Quando aparece ferrugem no canteiro do jardim, as plantas são pulverizadas com fungicidas Hom, Kuproksat, Gamair ou sulfato de cobre. O tratamento é realizado a cada duas semanas.Um mês antes da colheita, pare de pulverizar.
Bacteriose ou podridão bacteriana
As bactérias afetam com igual frequência os vegetais da horta e as culturas já colhidas. Os cravos começam a apodrecer e aparecem manchas amarelo-acastanhadas. A podridão cobre rapidamente toda a cabeça do alho, racha e fica coberta por uma camada amarelada. Na maioria das vezes, desenvolve-se como resultado do armazenamento de colheitas verdes ou mal secas.
Antes do plantio, os cravos devem ser condicionados com sulfato de cobre. Se forem encontradas cabeças afetadas, você deve se livrar delas imediatamente. Colete apenas os bulbos maduros dos canteiros e seque-os bem.
Míldio ou peronosporose
A infecção fúngica do alho é comum em regiões onde o clima é chuvoso e fresco. Primeiro, as pontas da planta começam a amarelar e secar. Gradualmente, toda a folha fica amarela, seca e murcha. O crescimento e o desenvolvimento não apenas das copas, mas também dos bulbos ficam mais lentos. Os dentes de alho são pequenos, soltos e sem gosto.
Se o alho estiver doente, pare de regar e adicionar nitrogênio. É útil pulverizar as folhas com qualquer solução à base de cobre, por exemplo, Hom, sulfato de cobre. O combate à peronosporose é feito com o auxílio de medicamentos como Tiram, Fentiuram, Arcerida. As plantas jovens podem ser tratadas com uma solução de calda bordalesa.
Fusarium de alho, medidas de controle
Em regiões de clima quente, existe um alto risco de propagação do fusarium. A doença afeta os bulbos. O alho produz poucos dentes e todos são pequenos. O primeiro sinal é o amarelecimento e ressecamento das pontas das penas. Gradualmente, toda a folha é afetada. Você pode ver pequenas listras marrons no caule. Os bulbos amolecem e uma camada amarela, branca ou rosada aparece entre os cravos.As raízes apodrecem e a planta inteira morre.
Quando surge uma doença, pode-se tratar os canteiros com um fungicida, por exemplo, Fitosporin, Alirin, Champion. As medidas preventivas incluem seleção de material de plantio de alta qualidade, aplicação oportuna de fertilizantes e manutenção do nível de acidez exigido.
Podridão mofada preta e verde
A doença mais comum que afeta o alho coletado para armazenamento é a podridão verde ou preta. Em primeiro lugar, são afetadas as cabeças, que depois de escavadas ficam mal secas e não maduras. Os bulbos amolecem e aparece poeira preta ou verde entre os segmentos.
Recomenda-se desinfetar o solo e os cravos antes do plantio. A melhor luta é a prevenção. O alho precisa ser desenterrado a tempo e bem seco por duas semanas.
Se você não seguir a técnica de plantio e colheita de hortaliças, além do desenvolvimento da podridão, surge outro problema - o alho não pode ser dividido em dentes. Um dos indicadores de que a cebola não está madura é a ausência de segmentos individuais ou é necessário separá-los à força.
Medidas necessárias para aumentar o crescimento
Os horticultores têm em seu arsenal vários métodos que são usados se o alho crescer mal e as folhas ficarem amarelas e secas. Esse problema geralmente ocorre devido à falta de nutrientes, principalmente nitrogênio e potássio.
Você pode alimentar canteiros de vegetais com uréia. É mais eficaz realizar a pulverização foliar com solução líquida. Para preparar a solução, será necessário diluir 25 g de uréia em 10 litros de água.
A alimentação com sulfato de potássio é útil. Para a alimentação foliar, serão necessários 5 g do medicamento, que é diluído em um litro de água.Pode-se regar os canteiros com uma solução líquida, neste caso será necessário diluir 20 g em 10 litros de água.
Se um vegetal picante crescer mal devido ao aumento da reação ácida, é útil tratar a área com farinha de dolomita no outono ou na primavera. Você pode polvilhar um pouco de cinza ou fazer uma solução líquida. É útil adicionar fertilizantes orgânicos.