Jardineiros experientes sabem que a colheita é multiplicada pelo sistema de rega correto. Além disso, isso cria um microclima benéfico para as plantas. O alho é, sem dúvida, bom para a saúde. Porém, esta planta possui características próprias. A saber: a exigência de um alto nível de umidade do solo e um sistema radicular fraco. Isso impõe uma técnica própria de cultivo de alho, seja industrial ou doméstico, em terreno pessoal.
Como regar o alho corretamente?
Para que o alho cresça nas condições corretas, você precisa compreender os aspectos básicos de seu suprimento de umidade. Eles são os seguintes:
- A irrigação é excluída quando a temperatura média diária cai abaixo de 13 graus.
- A água para irrigação deve estar a uma temperatura de cerca de 18 graus.
- O início da manhã ou o final da noite após o pôr do sol são períodos favoráveis para a irrigação.
- Após cada irrigação, o solo deve ser solto até uma profundidade de dois centímetros.
- Depois da chuva não é preciso regar o alho.
Estas são as regras cujo cumprimento garantirá o correto regime de irrigação do alho.
Regar após o plantio
A fase inicial de crescimento é o período desde o surgimento até a formação dos dentes. Uma característica especial do período são os requisitos de umidade. A umidade excessiva também pode causar danos, mas neste período não é crítica. Com que frequência regar o alho após o plantio:
- Umidade abundante do solo.
- A profundidade da umidade é de até 30 centímetros.
- Modo de umidificação: uma vez a cada 7–8 dias.
- A primeira rega é feita com adubação, independente da época.
Período de maturação
Preciso regar o alho quando estiver maduro? É necessário, mas não tão intenso. Quando o alho brota em maio, os bulbos começam a amadurecer em julho. O período termina em agosto. A umidade retarda a formação dos bulbos e reduz a quantidade de minerais neles contidos.
Com base nisso, a rega da planta deve ser interrompida até agosto. Caso contrário, a colheita ficará estragada. A precipitação natural no verão não é tão ruim. Mas é aconselhável ter ranhuras nos leitos para onde a precipitação será drenada.
Pare de regar quando a limpeza estiver por vir
O alho cresceu e adiante conheceremos o resultado de um trabalho árduo – a colheita. Preciso regar o alho? A resposta é não, antes deste evento é necessário interromper o fluxo de umidade para o solo. A data de interrupção da irrigação depende da finalidade do cultivo:
- Para colheita para armazenamento - com 20 dias de antecedência.
- Processamento - dentro de 7 dias.
A escolha das datas de colheita depende da região de cultivo. A precipitação natural também contribui para a suspensão da rega. É aconselhável consultar a previsão meteorológica preliminar antes da colheita se o alho crescer em terreno aberto.
Métodos de irrigação
O fornecimento de água às raízes das plantas é dividido em vários tipos. Eles são usados dependendo das habilidades do jardineiro e da quantidade de alho cultivada.
Irrigação manual
A primeira delas é a conhecida irrigação manual. Um método primitivo sem uso de mecanização. Imperfeições:
- Estresse físico do jardineiro, principalmente quando ele tem que cuidar de uma grande área de plantio.
- É necessário caminhar nas plantações.
- A quantidade de umidade é dosada a olho nu.
Vantagens:
- Baixo custo do método.
- Não requer abastecimento de água para plantios.
- Independente de eletricidade.
O método é relevante para pequenas áreas de cultivo. É assim que a maioria dos residentes de verão rega alho caseiro em terreno aberto.
Aspersão
Vantagens:
- Distribuição precisa de água para as plantações. Você só precisa saber quanta água é necessária para um determinado estágio de crescimento.
- Método mecânico.
Imperfeições:
- Dependência de eletricidade ou pressão da água no sistema.
- Se o sistema não desligar automaticamente, o solo pode ficar saturado de umidade. E isso pode levar à salinidade.
Observação! A principal desvantagem do sistema é que pode provocar o crescimento de doenças do alho. Uma grande quantidade de vapor subirá da superfície do solo e micróbios perigosos com vapor de água cairão sobre as penas do alho.
A aspersão é melhor feita em pequenos volumes. Se possível, é melhor recorrer a outro método de rega.Jardineiros experientes param de regar dessa maneira.
Irrigação por gotejamento
O sistema de irrigação por gotejamento é reconhecido pela comunidade de técnicos agrícolas como o mais eficaz. Razões para isso:
- A água flui diretamente para as raízes da planta.
- Cuidado com a distribuição uniforme da umidade.
- Regulação precisa.
Existe apenas uma desvantagem do sistema - o alto custo do equipamento. Porém, em um terreno pessoal é possível usar um sistema de irrigação por gotejamento caseiro, que não será pior que seus equivalentes de fábrica. Preciso regar o alho com sistemas caseiros? Sim, eles apenas requerem ajuste.
Medição de umidade do solo
O alho precisa de umidade quando a saturação do solo cai abaixo de 70%.
O valor ideal do teor de umidade deve ser lembrado e não deve cair durante a estação antes do início do período de maturação. Para medir a umidade do solo, é aconselhável usar um dispositivo - um medidor de umidade. A precisão das medições permitirá cuidar adequadamente da planta.
Mas nem todos os jardineiros têm isso. Além disso, algumas pessoas ficam com pena do dinheiro para comprar o aparelho. Existe outra maneira de medir a umidade do solo? Sim, para isso eles usam o método antigo e manual de medir a umidade do solo. Você só precisa tirar um punhado de terra de uma profundidade de cerca de 10 centímetros. Você precisa apertar um punhado e depois abri-lo. Os resultados serão baseados nas seguintes características:
- 80% ou mais - aparece líquido no computador.
- 75–70% - o caroço é uma bola formada que se desintegra quando pressionada.
- 70% - há contornos de dedos no caroço.
- 60% - o caroço desmorona.
A seleção adequada da umidade é importante na fase de maturação. Isso permitirá que você saiba quando parar de regar.
Resultados
Ao anotar as informações sobre como regar o alho, você poderá cultivar uma safra de alho de alta qualidade.É necessário respeitar rigorosamente o regime de rega, prestando atenção à precipitação natural. É extremamente importante monitorá-los durante o período de maturação. Para evitar que o solo fique saturado com a umidade da chuva, crie um sistema de drenagem no cume.
É ideal usar um sistema de irrigação por gotejamento como sistema de irrigação. Regar alho em terreno aberto com este sistema é simples e eficaz. É fácil fazer você mesmo com os materiais disponíveis, mesmo para pequenas plantações. O método manual não oferece alta precisão e, por isso, o solo pode ficar saturado de umidade. O sistema de gotejamento levará água diretamente às raízes.
Quando parar de regar o alho? Antes de amadurecer, reduza a quantidade de umidade; no final, não regue nada.