Cultivar berinjelas em sua dacha exige muito esforço. Esta cultura é suscetível a diversas doenças, a berinjela também sofre de pragas. É importante escolher a variedade certa de vegetais. Sua resistência a doenças, rendimento e sabor são levados em consideração. Os moradores do verão observam que ao plantar berinjela da variedade “Long Purple” você pode fazer uma boa colheita.
Descrição detalhada
A berinjela “Long Purple” é considerada uma variedade de maturação precoce e muito produtiva. Da sementeira à colheita demora cerca de 3 meses. Esta cultura é adequada para cultivo em estufas e terrenos abertos. As berinjelas também são chamadas de berinjelas azuis devido à cor característica da fruta.
Os arbustos da planta podem crescer cerca de meio metro de altura. As flores são lindas, lembrando um pouco as flores da batata. Os frutos são alongados, podem ter até 25 cm de comprimento e pesar até 300 gramas. A polpa é azul, de densidade média, de cor branco esverdeada, sem amargor. Os vegetais são utilizados no preparo de conservas, acompanhamentos e primeiros pratos.
A variedade “Long Violet” distingue-se pelo sabor picante e apresentação apresentável. Esses vegetais não estragam durante o transporte a longo prazo.
Características da Berinjela Roxa Longa
Nos últimos anos, foram desenvolvidas muitas variedades de berinjela, de diferentes tamanhos e cores. Porém, mais frequentemente, nos jardins, existem os azuis que têm uma cor roxa bonita e brilhante. Os veranistas são atraídos pelas características desta cultura.
- Os arbustos de mirtilo são compactos e não ocupam todo o espaço disponível. A planta cresce cerca de meio metro de altura.
- Precocidade. Com o momento correto de plantio, mergulho e plantio em campo aberto, a primeira colheita pode ser obtida em até 3 meses. Se as sementes forem plantadas em março, a colheita está prevista para o final de junho.
- Produtividade. De um arbusto são colhidos até 10 frutos, cada um pesando cerca de 300 gramas. Com os devidos cuidados, um arbusto pode produzir até 3 kg de vegetais.
- Polpa saborosa e aromática, com sementes tenras.
A variedade “Long Purple” pode ser utilizada não só no preparo de primeiros pratos, acompanhamentos e lanches. Esta colheita também pode ser preservada para o inverno.
Deliciosas berinjelas salgadas com cenoura frita, salsa e alho.
Vantagens e desvantagens
Como toda hortaliça, esta variedade apresenta vantagens e desvantagens. As vantagens incluem:
- Alto rendimento.
- Excelente sabor.
- Aparência atraente.
- Armazenamento de longo prazo.
Entre as desvantagens, os veranistas destacam a suscetibilidade a doenças e a frequente invasão de áreas com pragas azuis. As desvantagens desta variedade incluem o fato de que, se não forem bem cuidados, os arbustos enfraquecem e apresentam poucos ovários.
Cultivo de mudas a partir de sementes
Você pode cultivar mudas de diferentes maneiras. Se não houver estufa, você poderá usar vasos de flores ou recipientes especiais. De acordo com a observação de muitos moradores de verão, as mudas de estufa são mais fortes e resistentes a doenças.
Na estufa
Você pode plantar mudas na estufa no final de fevereiro. Uma condição importante para uma boa germinação das sementes é um solo suficientemente quente e fertilizado. O solo é primeiro fertilizado com fertilizantes minerais e esterco. Eles esperam algumas semanas e começam a plantar os azuis.
Em contêineres de desembarque
O solo é coletado em recipientes no outono, mas primeiro é fertilizado. Se a ideia de plantar berinjela surgiu espontaneamente e não há terra colhida, não importa. Solo especial para plantio de frutas e hortaliças pode ser adquirido em loja especializada.
Para plantar sementes, use recipientes de plástico e vasos de turfa. Neste último caso, as mudas são plantadas no solo diretamente em vasos.
Não se pode usar o mesmo solo para plantar mudas por 2 anos seguidos. O solo se renova a cada ano.
Transplante
Antes de começar a plantar sementes, elas devem estar preparadas. Isso é feito em várias etapas.
- Dissolva uma colher de chá cheia de sal de cozinha em um litro de água morna da torneira. Despeje na solução as sementes preparadas para o plantio, misture e deixe por 5 minutos. As sementes que flutuam para cima são drenadas e as que caem para o fundo são bem lavadas com água limpa.
- Dilua o permanganato de potássio e mergulhe as sementes na mistura por 20 minutos. A cor da solução deve ser vermelha, mas não saturada. Em seguida, as sementes são mergulhadas em uma solução estimuladora de crescimento e deixadas por 10 horas.
- Coloque almofadas de algodão umedecidas em uma bandeja, coloque as sementes preparadas sobre elas e cubra-as com algodão úmido por cima. O material de plantio é deixado neste estado por 3 dias em temperatura ambiente.
Após três dias, as sementes são avaliadas. A essa altura eles já devem ter eclodido, para que você possa remover espécimes fracos sem brotos ou com brotos fracos.
Certifique-se de que as almofadas de algodão estejam constantemente úmidas. Caso contrário, as sementes morrerão!
Depois disso, faça furos no solo preparado com um lápis, coloque 2 a 3 sementes neles e polvilhe com terra. Cubra os potes com filme e coloque em local aquecido. Os primeiros tiros geralmente aparecem depois de algumas semanas. Na estufa, os azuis são plantados da mesma forma.
Cuidados de cultivo
Após o aparecimento dos primeiros rebentos, a temperatura da divisão diminui. Isso evitará esticar demais os brotos. Durante 5 dias, mantenha a temperatura não superior a 16 graus durante o dia e não superior a 13 graus à noite.
Em seguida, muda-se o regime, à noite a temperatura deve ficar em torno de 18 graus, e durante o dia - 26. Ao mesmo tempo, os brotos fracos são retirados dos vasos.
Regras de rega
Mudas de berinjela devem ser regadas à medida que o solo seca. É ideal fazer isso após 2 dias no terceiro. A água para irrigação é retirada em temperatura ambiente.Não despeje água diretamente sob a raiz.
Cobertura
A primeira alimentação é realizada após o aparecimento das terceiras folhas verdadeiras nos brotos. Para alimentação, use fertilizante mineral adquirido em loja. Dilua de acordo com as instruções.
Formação de arbusto
O arbusto é formado pela retirada de brotos laterais e folhas até a primeira bifurcação. Após a floração da planta, restam 6 a 7 dos maiores ovários, recomenda-se que o restante seja removido.
Doenças e pragas
As berinjelas são suscetíveis a doenças, mas na maioria das vezes são consequências de cuidados inadequados.
- Perna Preta. Uma infecção fúngica ataca o caule da planta devido ao excesso de água.
- Requeima. Neste caso, as folhas inferiores ficam cobertas de manchas escuras. Esta doença também é de natureza fúngica e se desenvolve devido à umidade excessiva.
- Mosaico. Esta doença se manifesta ainda durante o período de crescimento das mudas. É caracterizada pela coloração irregular das folhas, que secam com o tempo. As plantas afetadas por este vírus apresentam frutos pequenos e de formato irregular.
Das pragas, as plantas são mais frequentemente afetadas pelos besouros e lesmas da batata do Colorado. Se houver poucas pragas, elas são coletadas, caso contrário as plantas são tratadas com agrotóxicos.
Colheita e armazenamento
As berinjelas são colhidas à medida que os frutos amadurecem. Se as mudas forem plantadas precocemente, a primeira colheita poderá ser feita no final de junho, início de julho. Armazene a colheita em adega, geladeira ou local fresco. Os vegetais são revisados periodicamente e os estragados são removidos.