A berinjela da variedade Destan é caracterizada pelo alto rendimento. É utilizado para cultivo em terreno aberto ou em estufas. Planta de maturação precoce, o rendimento de um arbusto é de até 9 quilos. Uma característica da cultura é a necessidade de calor constante.
- Descrição e características do híbrido
- Prós e contras da variedade
- Cultivo de berinjela
- Datas de desembarque
- Semeando sementes e cuidando de mudas
- Seleção e preparação de um local de pouso
- Transplante
- Cuidados de cultivo
- Como regar
- Fertilizante
- Formação de arbusto
- Proteção contra doenças e pragas
- Colheita e armazenamento
Descrição e características do híbrido
Os frutos, via de regra, amadurecem 112-120 dias após serem plantados no solo. A planta é baixa, até 60 centímetros. Em média, a altura do arbusto é de 71 centímetros.Os frutos são roxos escuros, brilhantes e de formato cilíndrico. O miolo da berinjela é caracterizado pela ausência de vazios e amargor desagradável. O peso da fruta chega a 300 gramas.
Prós e contras da variedade
Vantagens:
- alta produtividade;
- frutificação estável;
- As frutas se prestam perfeitamente a diversos tipos de transporte.
Imperfeições:
- A planta precisa de calor estável, sem flutuações de temperatura.
- Modelagem necessária.
Cultivo de berinjela
A principal razão pela qual as plantas estão em estado letárgico são as baixas temperaturas do ar e do solo.
Se você tem uma estufa ou estufa equipada, pode começar a cultivar mudas da variedade Destan de 10 a 15 de abril.
Datas de desembarque
A época mais favorável para semear em caixas é meados de março. Após a semeadura, as mudas devem ser mantidas em local bem iluminado, garantindo constantemente que a temperatura do solo não seja inferior a 15 graus. Semeie não muito grosso, caso contrário os brotos esticarão.
Vinte dias após o plantio, plante as mudas em vasos, estufas ou canteiros.
Problemas com berinjelas Destan na fase de muda surgem mais frequentemente devido a condições incorretas de temperatura. Portanto, não tenha pressa ao plantar sementes em solo fresco. É melhor plantar as plantas um mês depois do esperado, mas no final você terá um rendimento maior. Não se esqueça que os ancestrais da berinjela vieram da Índia.
Semeando sementes e cuidando de mudas
Se você pretende cultivar mudas em uma sala no parapeito de uma janela, semeie as sementes de 20 a 25 de março. Primeiro, semeie em uma pequena caixa ou vaso cheio de mistura de solo.
Opções de mistura de solo:
- Solo de jardim, húmus, turfa na proporção de 3:2:1. Se desejar, adicione cinza de madeira na proporção de 1/2 xícara para cada 10 litros.
- A segunda opção é húmus e grama na proporção de um para um.
Em condições ambientes é difícil manter a temperatura necessária. Esforce-se para manter a temperatura em um determinado nível, caso contrário não será alcançado um resultado positivo.
Se as sementes forem de alta qualidade e a temperatura for mantida corretamente, os brotos aparecerão em 10-12 dias, ou até antes.
A ausência de mudas indica que você cometeu um erro. Você deve aumentar a temperatura ou semear novamente as sementes.
Seleção e preparação de um local de pouso
O solo mais adequado para berinjelas é argiloso ou arenoso.
A variedade Destan se dá bem em solos mais pesados, é necessário adicionar turfa e húmus ao solo na proporção de um balde de cada fertilizante por metro quadrado de terreno.
Também é necessário diluir o solo pesado com areia grossa de rio ou serragem. É melhor fazer isso no outono, seis meses antes do plantio das mudas.
Transplante
Após o aparecimento das primeiras folhas verdadeiras, os brotos devem ser plantados em vasos diferentes, que devem ser preenchidos exatamente com o mesmo solo em que as sementes foram plantadas.
As culturas devem ser regadas uma vez a cada dois ou três dias, sempre com água morna e certamente através de uma peneira. No momento em que as mudas adquirirem pelo menos quatro folhas verdadeiras, elas poderão ser regadas todos os dias.
Cuidados de cultivo
Quando chegar o tempo quente e estável, transfira as mudas para a varanda ou coloque-as sob uma cobertura de filme.
Ao cair da noite, as mudas deverão ser retiradas para algum local aquecido. É aconselhável plantar em duas fileiras.
Como regar
Para esta cultura, a rega é o ponto mais importante em dias de calor extremo. Afinal, apesar de a berinjela vir da Índia, ela não se sente confortável no calor extremo.
- Durante os períodos de calor, regue as plantas duas vezes ao dia.
- É necessário fazer sulcos entre as fileiras, que de vez em quando precisarão ser cobertos com palha ou serragem.
- O solo ao redor dos arbustos também deve ser coberto com cobertura morta, pois isso ajuda a reter a umidade e, até certo ponto, a eliminar a necessidade de procedimentos frequentes, como afrouxamento.
- Além disso, recorrendo ao procedimento de cobertura morta mencionado acima, você pode abafar um processo tão desagradável como o superaquecimento do solo. Se houver superaquecimento severo, a planta pode perder não apenas as flores, mas também as folhas.
- O melhor é regar os sulcos entre as fileiras, pois neste caso a água não se espalha e você, em primeiro lugar, economiza água e, em segundo lugar, gasta menos tempo e esforço nesta operação.
Fertilizante
Os brotos devem ser alimentados dez dias após o aparecimento. Fertilize com uma solução de chorume e excrementos de pássaros ou com uma variedade de fertilizantes minerais complexos.
As mudas são alimentadas após 8 a 10 dias com solução de chorume (1:10), excrementos de pássaros (1:15) ou fertilizantes minerais, principalmente uma mistura de uréia, superfosfato e sulfato de potássio tomados em proporções iguais (o potássio pode ser substituído por cinzas, mas você precisa ingerir três vezes mais do que fertilizantes de nitrogênio e fósforo).
Formação de arbusto
Remova o excesso de brotos do arbusto. Essa técnica vai tirar a carga dos arbustos e ajudar as plantas a dar frutos maiores. Retire a flor que se forma no meio do primeiro garfo.
Proteção contra doenças e pragas
Um dos pontos mais importantes na colheita de berinjelas é que elas nunca devem ser colhidas imediatamente após a aplicação de produtos anti-pragas.
Via de regra, os primeiros frutos aparecem em meados de julho. Não é recomendável colhê-las, pois as primeiras berinjelas se caracterizam pelo baixo sabor, além da presença de grande quantidade de ácidos e taninos.
Colheita e armazenamento
Não é fácil determinar o momento em que os frutos podem ser colhidos, pois não diferem na cor dos frutos maduros. Quando os vegetais estiverem completamente maduros, eles ficarão pálidos ou vermelhos e a polpa ficará áspera e não comestível.
O ideal é que as berinjelas sejam colhidas entre essas duas etapas.
Berinjelas maduras demais que não são adequadas para colheita são difíceis de identificar. Via de regra, os frutos começam a clarear da ponta ao cálice. Se você não tiver tempo para coletá-los, eles ficarão pálidos e pouco atraentes.
As frutas que você escolhe com antecedência enrugam e ficam muito moles.
Colha berinjelas uma vez por semana. O ideal é utilizar tesoura de poda para a colheita, pois os frutos devem ser separados do arbusto com muito cuidado para não danificar de forma alguma os “vizinhos”.
Se a fruta estiver danificada ou sem pedúnculo, deve ser utilizada o mais rápido possível, caso contrário desaparecerá.
Frutas pesando trezentos gramas são melhor armazenadas. Se você levar frutas para processamento, poderá cortar amostras de qualquer formato e peso. O principal é que não estejam maduros demais. Em média, o rendimento da berinjela é de cerca de 350-400 quilos por cem metros quadrados. Esta cultura não se destina ao armazenamento por muito longo prazo.
Sob nenhuma circunstância as frutas devem ser armazenadas à luz - nelas se acumula a substância tóxica solanina. A solanina é um alcalóide e além disso prejudica o sabor do produto acabado.