As variedades de centeio de primavera não são tão populares na Rússia quanto o centeio de inverno devido aos rendimentos mais baixos. Consideremos uma descrição do centeio de primavera, regiões e clima preferidos para cultivo e as melhores variedades. Qual tecnologia é utilizada para o cultivo da lavoura, características de plantio e cuidado, proteção contra pragas e doenças, colheita e preservação da lavoura. Como o centeio de primavera difere do centeio de inverno?
- Descrição do centeio primavera
- As melhores variedades
- Terreno e clima para o cultivo de centeio
- Tecnologia de cultivo
- Preparação de solo e sementes
- Preparando-se para semear e semear
- Em que época do ano é semeado o centeio na primavera?
- Recursos de pouso
- Regras para cuidar das colheitas
- Proteção contra doenças e pragas
- Colheita e armazenamento
- Plantar centeio para melhorar o solo
- Diferenças do centeio de inverno
Descrição do centeio primavera
O centeio pertence à família dos cereais. As plantas possuem longas raízes fibrosas que penetram no solo de 1 a 2 m, apresentam bom arbusto e são caracterizadas por alta absorção de nutrientes. Uma planta produz até 10 brotos e, em condições favoráveis, muito mais.
O caule do centeio é um canudo oco, com 3-7 entrenós, reto, pubescente sob a espiga. Atinge 0,8-1 m de altura, as folhas são longas, estreitas, planas, com 15-30 cm de comprimento e até 2,5 cm de largura.A inflorescência do centeio é uma espiga alongada e inquebrável, com 5-15 cm de comprimento e 0,5 cm de largura. 8-1,2 cm As espiguetas têm toldos longos, de 3 a 5 cm. A colheita é polinizada pelo vento.
O fruto do centeio primaveril é um grão oblongo com uma ranhura no centro. Os grãos das variedades de primavera são menores que os das variedades de inverno. Tamanho – 4-10 mm de comprimento, 1,5-3,5 mm de largura. Mil sementes pesam de 12 a 45 g e a cor do grão é acastanhada, verde acinzentada, amarela e avermelhada.
As melhores variedades
As variedades de centeio de elite distinguem-se pela sua despretensão e resistência, resistência ao acamamento, são pouco afetadas por doenças e são produtivas. Na Rússia, a variedade Onokhoiskaya de meia temporada é cultivada com mais frequência. A estação de crescimento das plantas dura 76-100 dias. A variedade é cultivada no leste da Sibéria. Onokhoyskaya tolera bem a seca do verão e as geadas da primavera. As plantas crescem mal, têm tendência ao acamamento e, após o amadurecimento, os grãos podem cair. O peso de mil grãos é de 24 a 30 g A qualidade da farinha é boa.
A estação de cultivo da variedade Vyatka é de 100 dias. As plantas são resistentes ao frio, germinam e arbustos juntas. Produtividade – 40 c/ha. O centeio Vyatka é resistente ao acamamento, mas quando se dirige em tempo chuvoso, a espiga fica parcialmente vazia.
Terreno e clima para o cultivo de centeio
A germinação do centeio começa a uma temperatura de 1-2 °C, idealmente a 6-12 °C, as plantas brotam a 4-5 °C. O centeio adora umidade, necessita principalmente de muita água na fase de inicialização, espiga e na fase de floração - enchimento dos grãos. Mas a cultura também é resistente à seca devido às suas raízes bem desenvolvidas.
Entre todos os cereais, a cultura é a menos exigente em termos de composição e acidez do solo. Cresce em solo podzólico, não adequado para trigo. Em solos leves, seu rendimento perde apenas para a cevada. O centeio produz os melhores rendimentos em chernozems, solos de floresta cinzenta, argilosos leves e médios. Cresce mal em solos argilosos pesados, densos, pantanosos e salgados.
Tecnologia de cultivo
Os antecessores da cultura da região do Volga, o leste e o sudeste da região da Terra Não-Negra, estão em puro pousio. Para o noroeste da região da Terra Não-Negra - pousio após gramíneas perenes e de 1 ano, legumes, trigo sarraceno, linho, tremoço, batata precoce. Para solos franco-arenosos e arenosos da região da Terra Não Negra - pousio após adubação verde.
Preparação de solo e sementes
A lavoura inclui o descascamento do restolho e aração de outono a uma profundidade de 20 cm, após a realização das ervas, legumes e leguminosas, a gradagem e o cultivo. Em seguida, são aplicados fertilizantes: a taxa total de fósforo e potássio e parcialmente nitrogênio. Os fertilizantes fosfatados podem ser aplicados na semeadura em fileiras de 15-25 kg por hectare.
As sementes de centeio são tratadas com protetores fungicidas antes da semeadura e secas. O tratamento reduz a probabilidade de sementes e mudas serem infectadas por uma infecção no solo ou na superfície das sementes.
Preparando-se para semear e semear
O centeio é semeado de várias maneiras: linha estreita, linha e cruz, com linha de bonde de 1,8 ou 1,4 M. Taxas de sementes por hectare para a região da Terra Não-Negra - 5-6 milhões, Zona Central da Terra Negra - 4,5-6 milhões, Região do Volga - 3,5-5,0 milhões, Sibéria e Urais - 6,0-6,5 milhões.Em solos arenosos e franco-arenosos, a taxa é aumentada em 8-10% e aumentada na mesma quantidade para semeadura tardia.
Em que época do ano é semeado o centeio na primavera?
As sementes podem ser semeadas no início da primavera, quando a temperatura do solo é adequada para a germinação das sementes. A semeadura é realizada de maneira ideal nos primeiros 5 dias de trabalho de campo. Colha quando o grão atingir a maturidade cerosa ou completa. Assim, o grão da safra é colhido em datas diferentes, o momento da colheita depende do clima e do período de maturação da variedade.
Recursos de pouso
Se o solo estiver úmido, o grão é enterrado 2-3 cm em solos pesados, 3-4 cm em solos médios e 4-5 cm em solos leves. Se a camada superior já estiver seca, aumente a profundidade em 1-2 cm.
Regras para cuidar das colheitas
A lista de trabalhos inclui: laminação após a semeadura, gradagem de 5 a 7 dias após a semeadura, fertilização com nitrogênio. Na região da Terra Não Negra, são realizadas 2 a 4 irrigações em solos arenosos, o que aumenta a quantidade total de grãos coletados.
Proteção contra doenças e pragas
Além do tratamento pré-semeadura das sementes com fungicidas, as plantas são tratadas com fungicidas e inseticidas quando são detectadas pragas ou sinais de doenças. O controle de ervas daninhas é realizado com herbicidas seletivos. Herbicidas contínuos são usados antes da semeadura.
Colheita e armazenamento
Em média, o centeio primaveril amadurece 3 meses após a semeadura. A colheita é feita em pouco tempo, de duas formas: por combinação direta, quando o grão está completa e simultaneamente maduro, seu teor de umidade está na casa dos 20%. No caso de maturação não simultânea, utiliza-se a colheita separada na fase de maturação cerosa com teor de umidade do grão de 35-40%. As plantas são ceifadas, colocadas em leiras e deixadas para secar, o que dura vários dias. Então eles são colhidos e trilhados.
Os grãos são armazenados em armazéns internos espaçosos e secos. O método de armazenamento a granel é predominantemente usado. O centeio semente é armazenado por 1 ano, o centeio alimentar – 3-4 anos.
Plantar centeio para melhorar o solo
O centeio é considerado um dos melhores adubos verdes, por isso é tão popular nesse sentido. Semeado no campo ou talhão, no período anterior ao corte da massa verde, acumula nela muitos nutrientes, que raízes longas extraem das camadas inferiores do solo. Após o apodrecimento das verduras, os nutrientes são utilizados pelas culturas subsequentes para nutrição.
As raízes soltam o solo, evitam a erosão e o intemperismo e o fortalecem. O centeio compete com as ervas daninhas por alimento, suprime-as e, depois disso, a infestação de ervas daninhas nos campos é significativamente reduzida.
Diferenças do centeio de inverno
As colheitas de inverno diferem das colheitas de primavera na duração da estação de crescimento, que é de 260 a 360 dias. A resistência ao frio permite que permaneça sob a neve e não congele mesmo em geadas severas. A resistência ao frio da cultura é superior à do trigo de inverno. Em invernos sem neve, as plantas podem resistir a geadas de até -20 °C, e sob neve de 20 cm de espessura - até -50-60 °C.
O centeio de primavera é semeado principalmente nas regiões do norte devido à sua natureza amante da umidade e pouco exigente para a fertilidade e acidez do solo, rápida germinação na primavera em clima frio e uma curta estação de crescimento, permitindo que o grão amadureça em um curto verão.
É utilizada como cultura principal em regiões onde é arriscado semear variedades de inverno devido ao risco de congelamento. Ou são usados na primavera para semear novamente os campos de cultivo de inverno. A cultura também é semeada como adubo verde, corretivo de solo e precursor de quase todas as culturas vegetais e industriais.