A cevada é cultivada na Terra há muito tempo. Este é um dos cereais mais antigos, ainda hoje utilizado para a produção de malte, cereais e aditivos alimentares para gado. Existem variedades da cultura na primavera e no inverno. Para obter um alto rendimento, a planta precisa de fertilização. Quais fertilizantes para a cevada de primavera são usados no cultivo, é disso que trata a história de hoje.
Fertilizantes para cevada de primavera
As culturas precisam de muitos nutrientes. A fertilização permite que as culturas resistam a condições climáticas adversas (vento, seca), reduz a probabilidade de desenvolvimento de infecções fúngicas, melhora a qualidade dos grãos e o rendimento por hectare.A cevada da primavera é fertilizada com complexos minerais de nitrogênio, fosfato e potássio.
O nitrogênio é necessário nos estágios iniciais de desenvolvimento das culturas e durante o período de crescimento ativo. O conteúdo insuficiente do elemento no solo causa inibição do crescimento, a planta se desenvolve mal, as colheitas ficarão atrofiadas e os grãos na espiga serão pequenos.
Para aumentar a quantidade de nitrogênio no solo, as culturas são fertilizadas:
- nitrato de amônio;
- ureia;
- mistura de uréia-amônia;
- nitrato de cal-amónio.
A escolha depende da acidez do solo e das condições climáticas da região. A quantidade de fertilizante aplicada depende da finalidade da cevada. Cereais para malte e cereais requerem um pouco menos de nitrogênio do que a variedade forrageira.
O nível de nitrogênio afeta o desenvolvimento do sistema radicular e de toda a planta, os fertilizantes são aplicados durante o período de perfilhamento e depois durante a formação das espigas.
O nitrogênio afeta a quantidade de proteína nos grãos, portanto, é necessária mais quantidade para alimentar a cevada da primavera. O excesso de fertilização com nitrogênio pode levar ao acamamento da cultura.
Os fertilizantes fosfatados e potássicos melhoram o florescimento da cevada e afetam sua capacidade de resistir a infecções fúngicas. Superfosfato e sulfato de potássio são usados. O superfosfato está disponível na forma de pó, grânulos e existe o superfosfato duplo. O pó tem tendência a endurecer e absorve água em ambientes com alta umidade. O superfosfato granular é mais frequentemente usado devido à sua facilidade de uso e forma conveniente. Dissolve-se bem em água, os componentes são liberados uniformemente e afetam o desenvolvimento das lavouras.
O superfosfato melhora o desenvolvimento do sistema radicular da planta e o sabor do grão, afeta o florescimento da cevada e aumenta o rendimento. O superfosfato duplo é usado em climas áridos.O sulfato de potássio é produzido na forma de pó cristalino branco ou grânulos. Aumenta a produtividade, reduz o risco de infecções fúngicas, melhora a circulação de substâncias no interior das plantas.
Existe uma forma líquida de fertilização. Os complexos líquidos penetram facilmente nos sistemas subterrâneos e aéreos dos cereais e são melhor absorvidos pelas plantas (80-90%).
Rotação de colheitas
A alternância de culturas em uma determinada área, permitindo obter uma colheita ideal, é chamada de rotação de culturas. Para produzir malte, a cevada de primavera é semeada depois do milho, da beterraba sacarina, da batata e de outras culturas em linha. Os cereais para a produção de cereais são semeados depois das leguminosas. A cevada é um excelente precursor do trigo de inverno.
Termos e métodos de depósito
O principal complexo de fertilizantes minerais é aplicado durante a aragem dos campos no outono. São utilizados complexos de potássio, nitrogênio e fosfato. Nesse caso, as substâncias penetram nas camadas profundas do solo, distribuem-se uniformemente e na primavera penetram nas raízes, nutrindo a planta. Em solos leves, os fertilizantes são aplicados na primavera, antes da semeadura ou junto com a semeadura. Isso permite evitar a perda de substâncias no período outono-inverno.
Os fertilizantes nitrogenados são aplicados no outono, a próxima alimentação é necessária na primavera, no período de perfilhamento do cereal, a última - quando entra no tubo. A cevada forrageira requer uma maior concentração de nitrogênio no solo.
Se o teor de fósforo for baixo, o fertilizante é aplicado duas vezes: durante a aragem de outono e na semeadura da cevada. Em solos ácidos, é realizada calagem adicional, aproximando o pH do solo do neutro (valor em torno de 7).A cevada não tolera bem solos ácidos e alcalinos. É conveniente usar complexos minerais líquidos, pois contêm adicionalmente cobre, boro e zinco, penetram facilmente no solo e são absorvidos pela planta. Tais variedades são econômicas devido à sua alta absorção pela cultura.
É necessário fertilizar a cevada de primavera; a falta de minerais reduz o rendimento e aumenta o risco de desenvolver infecções. O cumprimento das regras de rotação de culturas e a aplicação adequada de fertilizantes permitem cultivar grãos de alta qualidade, reduzir o custo do cultivo de cereais e obter uma excelente colheita.