A cevada é cultivada pelas pessoas há muitos anos junto com o trigo. Esta cultura de cereais pode resistir ao tempo seco e aquecer até +40 graus. Ao mesmo tempo, a taxa de enchimento de sementes permanece a mesma. Os grãos de cevada são usados como ração para o gado. Eles também são usados para fazer cerveja. É importante ter em conta que muitos factores influenciam o rendimento da cevada por 1 ha.
Rendimento de cevada por 1 ha
As variedades de inverno têm o maior potencial em termos de rendimento.Ao cultivá-los, é possível coletar 60-70 centavos por hectare. Ao mesmo tempo, a produtividade média da safra de primavera é 20% menor.
Com a fertilidade natural do solo, o rendimento da colheita em tempo seco é de 24 a 36 centavos por hectare. Em condições de alta umidade, a produtividade das plantas aumenta para 30-42 centavos.
Fatores que afetam o rendimento
A produtividade da cevada é influenciada por um grande número de fatores. Isso inclui condições climáticas, fertilização e rotação de culturas.
Fertilizantes
A cevada requer fertilizantes minerais. A planta precisa de grandes quantidades de nitrogênio, fósforo e potássio. A eficácia do uso de fertilizantes no cultivo de cereais depende da precipitação.
Um aumento na produtividade após o uso de substâncias nitrogenadas é observado em anos com alta pluviosidade. Ao mesmo tempo, durante os períodos de seca, a produtividade diminui. Padrões semelhantes ocorrem quando se utiliza potássio e fósforo.
Condições climáticas
O bom tempo tem um efeito benéfico no cultivo de qualquer cultura agrícola e a cevada não é exceção. Secas, chuvas fortes, temperaturas muito altas ou baixas provocam frequentemente a morte das colheitas. Para reduzir o impacto negativo das condições meteorológicas, são utilizados sistemas de monitoramento e previsão.
Rotação de colheitas
Para conseguir uma boa colheita, é importante seguir as regras de rotação de culturas. Recomenda-se plantar cevada depois de ervilhas, batatas, colza e plantas anuais. As primeiras leguminosas são consideradas os predecessores mais valiosos. Ao mesmo tempo, os primeiros cereais - aveia, cevada, trigo de primavera - têm o menor valor.
Cuidados de cultivo
A cevada da primavera precisa ser plantada no início da primavera - imediatamente após a neve derreter e o solo secar.Se você perder esta etapa, existe o risco de problemas com o desenvolvimento da raiz. Além disso, existe uma grande probabilidade de as plantas serem danificadas por doenças e parasitas. Mesmo com um atraso de 10 dias, os parâmetros de rendimento diminuirão em 7 a 8 centavos. Numa seca, esse número pode chegar a 12 quintais.
Recomenda-se que as variedades de inverno sejam plantadas em setembro. Nesse período, observa-se a germinação máxima das plantações.
Variedades com alta produtividade
Para obter uma boa colheita de cevada, é importante escolher a variedade certa. Hoje existem muitas culturas produtivas de diferentes tipos.
Colheitas de inverno
Esta cevada é adequada para regiões com invernos amenos. As variedades mais produtivas incluem:
- Selena Star - traz 78 centavos por hectare. A altura do caule chega a 1 metro. Neste caso, a duração da maturação é de 285 dias. A planta é resistente a doenças e queda de grãos.
- Trabalhador esforçado - caracterizado por um alto teor de proteínas. Os parâmetros de rendimento são de 60 centavos por hectare. Demora 228 dias a partir do momento em que os brotos parecem amadurecer. A planta é resistente à seca.
- Dobrynya 3 – em condições favoráveis, a cevada produz 99 centavos por hectare. A planta atinge 95 centímetros de altura. É resistente à ferrugem anã e ao oídio.
Primavera
Este tipo de cevada é adequado para fazer farinha e cereais. As variedades populares incluem:
- Visconde - é um híbrido forrageiro com caule reto e oco. A estação de crescimento é de 73 a 127 dias. A partir de 1 hectare é possível obter 70 centavos de cevada.
- Mameluco - caracterizado por desenvolvimento intensivo e resistência média ao acamamento. Os grãos são utilizados para fazer cereais e como forragem. Com o plantio antecipado, a produtividade chega a 68-70 centavos por hectare.
- Duncan é uma variedade canadense caracterizada por alto rendimento. A cevada é caracterizada por caules fortes, que proporcionam resistência à estagnação e ao acamamento. Os parâmetros de rendimento chegam a 80 centavos por hectare.
Cervejarias
Para a produção de cerveja são utilizadas variedades que se distinguem pelos grãos de alta qualidade. No total, os criadores desenvolveram várias centenas de variedades dessa cevada. Os mais produtivos incluem:
- Gin - possui caule forte que chega a atingir 85 centímetros de altura. A planta é resistente às mudanças climáticas. A partir de 1 hectare é possível obter até 90 centavos. O amadurecimento ocorre 85 dias após o aparecimento dos brotos.
- Konsita – o rendimento da cevada é de 88 centavos por hectare. A variedade é resistente ao acamamento e à poluição.
- Bios 1 – cresce até 80 centímetros e contém muita proteína. A planta é resistente a doenças. A partir de 1 hectare é possível colher 49 centavos.
Como calcular o rendimento
O rendimento da cevada refere-se à quantidade de grãos que pode ser colhida em 1 hectare. Este parâmetro é influenciado por vários fatores:
- Natural e climático – incluem a condição e composição do solo, a presença de águas subterrâneas, indicadores de temperatura e a quantidade de precipitação.
- Econômico – este grupo inclui o custo de grãos e combustível. Os factores económicos incluem também a qualidade do material de plantação, o controlo de parasitas e a utilização de equipamentos modernos.
- Abastecer a fazenda com fertilizantes - para obter uma excelente colheita é importante adicionar matéria orgânica e minerais.
Hoje, muitos métodos são conhecidos para calcular o rendimento planejado. Eles se baseiam em diversos indicadores, o que ajuda a fazer previsões confiáveis.
Termos e regras de cobrança
A colheita separada da cevada deve ser realizada na fase de maturação cerosa. Após a secagem das leiras, os grãos podem ser trilhados. Quando a planta amadurece, o caule da espiga quebra facilmente. Durante a precipitação, a integridade do caule também fica comprometida. Portanto, o atraso na colheita provoca graves perdas na colheita.
Para definir prazos corretamente, vale considerar os seguintes parâmetros:
- umidade do grão – não mais que 18%;
- cor cinza suja de palha;
- grãos duros que estalam quando mordidos;
- tonalidade marrom dos nós do caule;
- a capacidade de remover completamente os grãos das espiguetas.
Para determinar a maturação de um cereal, recomenda-se a realização de um teste de eosina. Para fazer isso, você precisa cortar 20 hastes produtivas a uma altura de 20 a 30 centímetros da espiga e colocá-las em uma solução de eosina a 1% por um dia.
Se durante o período especificado mais de 50% das espiguetas adquirirem uma cor rosa, o momento ideal de colheita ocorrerá após 7 a 10 dias. Se os caules estiverem manchados, os grãos deverão ser colhidos nos próximos 2 a 3 dias. Mesmo que os caules não estejam coloridos, a colheita deve começar imediatamente.
A cevada é um cereal popular cultivado por muitos agricultores. Ao mesmo tempo, os parâmetros de produtividade das plantas dependem de muitos fatores - condições climáticas, umidade do solo e aplicação de fertilizantes.