A cevada guará está se tornando cada vez mais popular entre os jardineiros. É pouco exigente para as condições de cultivo e possui excelentes propriedades decorativas. É por isso que a cultura é frequentemente usada em projetos paisagísticos. Para que o cereal tenha um aspecto esteticamente agradável e se desenvolva bem, é importante levar em consideração as recomendações básicas para o seu cultivo. Nesse caso, é necessário realizar o trabalho de plantio corretamente e cuidar de qualidade da planta.
- Descrição e características da planta
- História da aparência
- Vantagens e desvantagens
- Finalidade econômica e aplicação
- Quando floresce?
- O uso da cevada guará em projetos paisagísticos
- Regras de pouso
- Datas e locais para sites
- Preparando sementes e solo
- Cultivo de mudas e plantio de mudas
- Especificidades do cuidado
Descrição e características da planta
Em condições naturais, a cevada-guará, ou Hordeum Jubatum, cresce no Extremo Oriente e no Leste da Sibéria. No entanto, é bastante aceitável cultivá-lo em diferentes zonas climáticas. A planta é considerada muito despretensiosa. Tolera facilmente geadas, calor extremo, seca e excesso de chuvas.
A planta surgiu como resultado de idioadaptação. Possui folhas não muito longas medindo de 3 a 8 centímetros. Além disso, sua largura não ultrapassa 0,5 centímetros. As raízes são curtas. A altura das hastes chega a 50 centímetros.
As espiguetas são coletadas em 3 peças. Cada um deles tem um grande número de espinhos fofos semelhantes a cabelos, cujo comprimento é de 7,5 centímetros. Graças a isso, a planta lembra uma lagarta fofa, um dente-de-leão alongado ou uma crina de cavalo.
A cultura floresce de julho a setembro. É por isso que os designers a combinam com outras plantas ornamentais, formando composições espetaculares. Além disso, você pode criar lindos buquês secos a partir de espiguetas.
História da aparência
Na natureza, a cultura é encontrada nas regiões de estepe do nordeste da Ásia. Também pode ser visto nas pastagens da América do Norte. O cereal recebeu seu nome científico em 1954. Foi dado à fábrica por Carl Linnaeus.
Com o advento de novos trilhos ferroviários, a planta se difundiu. A cevada guará se espalhou por toda a Rússia na segunda metade do século XX. Hoje a cultura cresce ao longo das ferrovias da região do Volga-Don e da Sibéria Oriental.
Vantagens e desvantagens
Os benefícios da planta incluem o seguinte:
- aparência decorativa;
- pouco exigente para as condições de cultivo;
- imunidade forte.
Ao mesmo tempo, a cultura também apresenta algumas desvantagens:
- toxicidade para animais;
- rápida disseminação por toda a área.
Finalidade econômica e aplicação
A cevada guará possui propriedades exclusivamente decorativas. É usado para paisagismo de parques, praças e jardins. A cultura também é perfeita para criar arranjos florais, desempenhando as funções de flores secas.
Quando floresce?
A cevada começa a florescer em julho. Nessa época, aparecem nos arbustos inflorescências em forma de espinhos, que se curvam levemente no caule. As espiguetas jovens são de cor verde prateada. Com o tempo eles ficam amarelo palha.
A floração da cevada dura 2 meses. Ao mesmo tempo, as sementes aparecem nos arbustos em setembro. Quando seca, a planta mantém suas propriedades decorativas até a geada.
O uso da cevada guará em projetos paisagísticos
A cevada guará é frequentemente usada para decorar canteiros e canteiros de flores. Esta cevada fica especialmente bonita em jardins rochosos e jardins rochosos. Também pode ser plantada em gramados, combinada com outras plantas. Esta cevada pode ser usada para preencher lacunas entre as culturas que florescem rapidamente na primavera.
Os seguintes são parceiros adequados para a planta:
- outros cereais ornamentais - em particular, switchgrass;
- plantas anuais que gostam de luz - por exemplo, grama curvada aberta, pennisetum;
- plantas perenes com folhagem prateada - lavanda, sálvia;
- plantas brilhantes - malmequeres, calêndula.
Além disso, a planta pode ser usada para relvados. Também parece um bom corte. Usando a cevada, você pode fazer buquês e diversas composições decorativas com flores secas. Para isso, recomenda-se preparar o cereal com antecedência - colher no início de junho e secar em cachos. Se você fizer isso mais tarde, as orelhas poderão cair.
Regras de pouso
A planta é considerada muito resistente às diversas oscilações de temperatura. Pode resistir facilmente à geada. A cultura também é considerada pouco exigente na hora de regar. A seca não causa muitos danos aos cereais. No entanto, há uma série de regras que devem ser seguidas.
Datas e locais para sites
É melhor plantar sementes de cevada em climas quentes e consistentes. No entanto, você não deve fazer isso no calor. Claro, os tempos de plantio variam dependendo da região. A cevada começa a ser cultivada em campo aberto na região de Moscou mais tarde do que no sul. Porém, em média, as datas de plantio são em abril ou final de agosto. No primeiro caso, será possível obter uma planta ornamental em julho, no segundo - em junho do próximo ano.
O local de cultivo da planta deve atender aos seguintes requisitos:
- Muito sol. A planta é considerada fotófila. Também cresce bem à sombra, mas pode perder o efeito decorativo.
- Umidade moderada. Quantidades excessivas de umidade afetam negativamente o desenvolvimento da cevada guará. Portanto, não vale a pena plantar a planta em terras baixas.
- Estrutura leve do solo. Solo muito pesado não permite a passagem fácil do ar e retém bem a umidade. Isso pode levar à morte da cultura.Portanto, não é recomendado plantá-lo em solo pesado e denso. Se não houver alternativas, a cevada também pode ser cultivada na areia. As melhores opções são solos alcalinos e levemente ácidos.
Preparando sementes e solo
Para conseguir uma germinação rápida e uniforme, é necessário estratificar as sementes. Para fazer isso, é recomendado fazer o seguinte:
- Despeje um pouco de turfa no fundo de um recipiente pequeno.
- Coloque as sementes por cima.
- Umedeça levemente o solo.
- Embrulhe em filme e faça vários furos com uma agulha. Graças a isso será possível garantir o fluxo de ar para o material de plantio.
- Coloque as sementes no compartimento de vegetais da geladeira por 2 meses. Após o tempo especificado, a cevada guará pode ser plantada.
A única opção de propagação da cultura é o método de sementes. Se pretende replantar posteriormente, é recomendável preparar as sementes com antecedência. Para o cultivo de mudas, recomenda-se planejar o plantio para a primeira quinzena de setembro. No inverno, os brotos devem ser colocados em local aquecido.
Para preparar o solo para o plantio da cevada-guará, recomenda-se fazer o seguinte:
- desenterre cuidadosamente as camas;
- remova todas as ervas daninhas;
- adicione composto e fertilizantes orgânicos que contenham muito potássio e fósforo.
Cultivo de mudas e plantio de mudas
O método de mudas é usado se você deseja obter um florescimento mais precoce da cevada. Graças a isso, o processo começará 1 mês antes. Recomenda-se plantar sementes em meados de março. Para fazer isso, é recomendado fazer o seguinte:
- Encha os recipientes de mudas com substrato especial. Para isso, recomenda-se misturar húmus, turfa e areia na proporção de 2:1:1.
- Coloque as sementes na superfície do solo, pressione-as levemente no solo e polvilhe com turfa.
- Umedeça o solo com um pulverizador.
- Regue os canteiros enquanto a camada superior do solo seca.
- Quando a quarta folha verdadeira aparecer nas mudas, mova-as para recipientes separados.
- Mantenha as plantas em uma janela quente até 10 de maio. Então os arbustos podem ser movidos para terreno aberto. Ao plantar em local permanente, é importante evitar danificar as raízes frágeis.
Para que as sementes germinem bem, elas precisam receber condições adequadas:
- a temperatura deve ser de +14-16 graus;
- a umidade do ar deve ser mantida em 65%;
- a iluminação deve ser difusa.
Para plantar mudas e conseguir uma floração mais precoce, a cevada pode ser plantada em estufa em março. Neste caso, os arbustos começarão a crescer rapidamente. Como resultado, a floração começará em abril.
Especificidades do cuidado
Para que uma planta cresça e se desenvolva normalmente, ela requer cuidados adequados. A umidade oportuna do solo é de grande importância. Ao mesmo tempo, é importante lembrar o senso de proporção. O solo não deve secar, porém a estagnação da umidade deve ser evitada.
Para que a planta mantenha suas propriedades decorativas, ela precisa ser alimentada regularmente. Neste caso, recomenda-se a utilização de fertilizantes no máximo uma vez por temporada. Antes de fertilizar, o solo deve ser bem capinado.
Para evitar que a cevada guará cubra toda a área, recomenda-se desbastar periodicamente os canteiros. Neste caso, você deve primeiro coletar as sementes.
A planta tem forte imunidade. No entanto, às vezes é afetado pela podridão cinzenta. As plantas infectadas devem ser separadas das saudáveis. Neste caso, os fragmentos infectados devem ser removidos. Os fungicidas são usados para tratar patologias.Os medicamentos mais eficazes incluem “Chorus”, “Topázio”, “Fundazol”.
A cevada guará é uma planta popular que possui excelentes propriedades decorativas. Para que uma cultura cresça e se desenvolva normalmente, ela precisa receber um atendimento completo e de qualidade.