O momento da colheita do trigo difere dependendo do clima da região. Ao mesmo tempo, é permitido fazer a colheita literalmente alguns dias por ano. Se colhido cedo, o trigo ficará imaturo. Se você removê-lo tarde demais, existe o risco de perda de grãos devido à queda. Para a colheita, você pode usar diferentes métodos, cada um com certas características.
Métodos para determinar a maturidade do trigo
O grau de maturidade do trigo é afetado pelo seu teor de umidade. Existem os seguintes graus:
- Maturidade do leite.Neste caso, os parâmetros de umidade estão no nível de 60-70%. Esta fase ocorre 10-18 dias após o início da floração. Nesse caso, os grãos atingem o tamanho pré-colheita, preenchendo toda a espiga. Quando a pressão é aplicada a eles, um líquido gelatinoso é liberado. Durante esse período, o ouvido enche e os nutrientes se acumulam.
- Maturidade cerosa. A umidade é de 35 a 45%. Esta fase começa algumas semanas após a conclusão da maturidade do leite. Neste caso, a cor verde dos grãos muda para amarelo. O verde fica apenas no sulco. Os grãos são facilmente cortados com as unhas, mas não esmagam. Após esse período, a consistência dos grãos em seu interior é semelhante à cera. Ao mesmo tempo, a folhagem começa a secar.
- Maturidade total. Neste caso, os parâmetros de umidade não excedem 12-20%. Ao mesmo tempo, a folhagem cai e os grãos adquirem consistência seca e dura e começam a esfarelar.
Quando geralmente é coletado nos campos
O processo de colheita é afetado pelo tipo de cultura. Eles são inverno ou primavera. Além disso, na hora da colheita é necessário levar em consideração as características climáticas da região.
Inverno
O trigo de inverno amadurece quando os parâmetros de umidade do grão não excedem 20%. Se você não terminar a colheita em 3-4 dias, o trigo ficará maduro demais e cairá. Isso provocará perdas significativas. Podem atingir até 50% da colheita.
Yarovaia
Este tipo de trigo deve ser colhido em 1-2 fases. O momento da colheita monofásica depende do teor de umidade dos grãos. Deve ser de 18 a 19%. Neste caso, a obra deverá ser concluída em no máximo 5 dias. Caso contrário, existe o risco de fracasso da colheita, o que leva à deterioração das propriedades da cultura. Como resultado, a vidraça e o peso de 1000 grãos diminuem. Além disso, o trigo perde suas características de semeadura, panificação e moagem de farinha.
A limpeza bifásica é realizada em caso de contaminação significativa das plantações ou de sua ocorrência. Deve ser iniciado no meio da maturação da cera, quando os parâmetros de umidade estão entre 25-35%. É permitido realizar a limpeza 5 a 6 dias antes. Neste caso, a altura de corte é de 15 a 20 centímetros.
Por região
Em diferentes regiões, o trigo é colhido em épocas diferentes. No sul da Rússia, isso é feito em meados de junho, e na região central da Terra Negra - na segunda década de julho. Nas regiões centrais, a limpeza deve ser realizada em agosto, no Extremo Oriente e na Sibéria - em setembro.
Métodos de limpeza
Existem várias opções para a realização de trabalhos de limpeza. Cada método possui características próprias.
Combinação direta
A colheitadeira é um equipamento agrícola complexo que permite realizar diversos tipos de trabalho - colher, debulhar, peneirar. A máquina corta o trigo e o direciona para o compartimento de trilha e separação. Lá a planta é esmagada e os batedores batem os grãos.
Através dos orifícios na parte inferior, os grãos com pequenos detritos são transferidos para a peneira. Lá eles estão separados. Do compartimento de trilha, a palha, as espiguetas vazias e os grãos restantes são transferidos para a câmara do sacudidor de palha. Lá, a palha é totalmente jogada no campo e os grãos vão para um bunker. A partir dele, a colheita é descarregada em máquinas para transporte até a corrente e em celeiros.
A combinação direta é usada quando as espigas de milho amadurecem uniformemente no campo e o número de ervas daninhas nas plantações é mínimo. Este é o método de colheita mais comum. Este método de colheita é utilizado se os parâmetros de umidade dos grãos não ultrapassarem 15%.
A utilização deste método envolve trabalho monofásico.O uso de colheitadeiras ajuda a reduzir o tempo gasto na colheita do trigo e a aumentar seu rendimento bruto. Isso ajuda a otimizar o processo.
Método de coleta separada
Se houver muitas ervas daninhas e plantas perenes no campo, os grãos crescem muito densos ou amadurecem de forma irregular, a colheita deve ser feita separadamente. Recomenda-se que isso seja feito no estágio inicial de maturidade da cera. Neste caso, os parâmetros de umidade devem ser de 30 a 35%. Este método de colheita do trigo produz grãos mais valiosos.
É importante realizar todo o trabalho em tempo hábil. Caso contrário, existe o risco de queda de grãos ou piora do clima. Após a conclusão do trabalho, os catadores de palha entram no campo para coletar alimentos para os animais.
Recepção de colheita monofásica
Este método é usado em dias ensolarados ou 4 horas após a chuva. É considerado menos trabalhoso do que o método separado e ajuda a economizar muito dinheiro. Este método é utilizado para colheita em áreas de sementes dos campos, pois permite obter sementes mais viáveis.
Na prática, na maioria dos casos, é utilizado um método misto de colheita de trigo. Neste caso, o processo começa com um método separado, mas à medida que os cereais amadurecem ou quando o tempo piora, utiliza-se um método monofásico.
Processamento e armazenamento adicional
Após a colheita, ele precisa garantir o armazenamento adequado.Antes de colocar o trigo no celeiro, recomenda-se secá-lo até atingir um teor de umidade de 10-12%. Neste caso, o próprio celeiro deve ser desinfectado. Os grãos devem ser armazenados a granel.
A colheita do trigo pode ser feita de diferentes maneiras. Para este propósito, são utilizados métodos de combinação direta, método separado e método monofásico. A escolha de um método específico é influenciada por muitos fatores - uniformidade de amadurecimento da colheita, condições climáticas, objetivos para o cultivo de trigo.