O trigo é semeado há muito tempo em diferentes regiões do mundo. A partir dela são feitas farinha de alta qualidade e vários tipos de cereais que são utilizados como ração para animais de fazenda. Para regiões quentes, são selecionadas variedades de cereais de primavera; nas regiões frias, são utilizadas variedades de inverno. Muitas pessoas se perguntam se é possível semear trigo de inverno na primavera e como os tipos de cereais diferem.
Razões para o trigo não cultivar no outono
Os cereais de primavera e inverno têm estações de cultivo diferentes. O primeiro amadurece totalmente em 3 meses (100 dias), o segundo precisa de 280-300 dias.Quando semeadas no outono, as variedades de plantas de inverno começam a brotar no outono e continuam o processo na primavera. Se o grão foi semeado tarde ou as sementes foram plantadas em profundidade considerável, as mudas crescerão e se desenvolverão incorretamente.
A violação da estação de crescimento das plantas leva à perda de rendimento e ao desperdício irracional de recursos materiais e físicos.
Como lidar com isso
É necessário semear o cereal em tempo hábil, dependendo das condições climáticas da região, para permitir que as plantas se desenvolvam e formem um nó de perfilhamento antes do frio. Nas regiões Norte, a planta é semeada nos primeiros dez dias de agosto, nas regiões Sul - antes dos primeiros dez dias de outubro.
A profundidade de semeadura é selecionada dependendo do tipo de solo, da altura da cobertura de neve no inverno, do teor de umidade e da topografia do local.
É possível semear trigo de inverno na primavera?
Existem vários motivos pelos quais isso não é feito:
- Falta de colheita no ano da semeadura. Como as espécies de inverno crescem mais lentamente e requerem um período de dormência, as plantas semeadas na primavera começam a arbustos intensamente e não há mais tempo suficiente para o descabeçamento. As plantas que cresceram massa verde morrerão com a geada, para preservá-las é necessário cortar as espigas.
- Os rebentos cortados aumentam significativamente a temperatura; com o degelo no final do outono, existe o risco de encharcamento das raízes. As colheitas apodrecem e morrem.
- A semeadura de trigo de inverno no outono permite que os brotos se tornem mais fortes antes do crescimento das ervas daninhas, caso contrário, as plantas prejudiciais obstruirão as plantações.
É impossível fazer uma boa colheita se não permitir que a planta passe por todas as fases de crescimento e desenvolvimento. Isso não acontece se as variedades de inverno forem plantadas na primavera.
Ambas as variedades de trigo são importantes para os humanos. Massas extraclasse e vários tipos de cereais (sêmola, bulgur, cuscuz) são produzidos a partir de variedades duras de cereais de primavera. Variedades suaves de inverno são usadas para fazer farinha, ração animal, álcool e amido.