As pessoas cultivam trigo há muito tempo. Os grãos de cereais podem ser consumidos inteiros, moídos em farinha, os resíduos constituem ração de alta qualidade para o gado. O perfilhamento do trigo é o processo biológico natural de aparecimento de raízes nodais e brotos laterais nos cereais. Regular esta fase de desenvolvimento da planta permite aumentar o rendimento e ao mesmo tempo reduzir os custos de cultivo.
O que é perfilhamento de trigo
O perfilhamento é o tipo de ramificação dos brotos característico das culturas cerealíferas. Nas axilas das folhas basais do caule principal surge um espessamento (botão), de onde surgem novos brotos.Esses botões são geralmente chamados de nós; vários botões bem espaçados formam um nó de perfilhamento. Localiza-se a uma profundidade de 1 a 3 centímetros da superfície do solo e ocorre na fase de desenvolvimento de 3 a 4 folhas do broto.
Os novos brotos que aparecem têm seus próprios nós. Em condições naturais, o trigo, com os devidos cuidados, pode formar mais de 100 espigas produtivas; foram realizados experimentos em estações experimentais com o cultivo de 300 brotos.
A razão pela qual tantos brotos não sobram durante o cultivo industrial de cereais é que a planta não possui recursos para crescer e desenvolver tantas espigas cheias com grãos de alta qualidade. O meristema (conjunto de células capazes de se dividir rapidamente) do nó de perfilhamento do trigo contém um suprimento de substâncias ativas e fornece à planta a energia necessária ao crescimento, à formação de novas partes e à expansão da massa verde.
Importante: a planta não pode sobreviver após a morte do nó de perfilhamento. Esta é uma área extremamente importante do broto de trigo: em condições desfavoráveis, mesmo que algumas raízes e folhas do broto de trigo morram, mas o nó permaneça intacto, a planta é restaurada.
Vantagens e desvantagens
O perfilhamento é uma proteção evolutiva do trigo contra a morte em condições desfavoráveis ao desenvolvimento. O grau de perfilhamento é afetado pela fertilidade do solo, umidade, clima e duração do dia. As vantagens deste fenômeno são:
- vitalidade vegetal;
- a possibilidade de aumentar o rendimento devido à formação de mais de 3 hastes com espigas;
- redução na quantidade de grãos semeados.
As desvantagens do perfilhamento incluem:
- amadurecimento desigual dos brotos;
- brotos que não produzem grãos desperdiçam recursos da planta;
- os brotos laterais produzem menos grãos.
Por que eles fazem isso?
As taxas de semeadura aceitas reduzem o perfilhamento do trigo; 1 espiga pode morrer devido a problemas climáticos, alta umidade ou falta de nutrientes no solo.
Aumentar o espaçamento entre linhas e a distância entre os brotos estimula o processo de perfilhamento. Uma vantagem adicional é a redução na quantidade de grãos de sementes. O número de brotos também depende da qualidade das sementes, do preparo do solo antes da semeadura e da umidade. O indicador aumenta com a aplicação de fertilizantes estimulantes foliares. A presença de 2 a 4 talos de trigo em um broto torna a planta forte, promove o desenvolvimento do sistema radicular, as espigas amadurecem juntas, os grãos nelas são grandes e não há problemas durante a colheita.
Regras
O trigo de inverno é mais produtivo que o trigo de primavera, os brotos são mais fortes e resistentes às mudanças de temperatura. O período de perfilhamento do trigo de inverno pode ocorrer tanto no outono quanto na primavera. A temperatura ideal para o processo é de +10 a + 14 °C, com umidade do solo de 60-75%; a profundidade de colocação das sementes também afeta. O momento da semeadura do trigo de inverno varia dependendo da região, aproximadamente de 15 a 20 de setembro. Antes da geada, as sementes terão tempo de germinar e ficar mais fortes. Antes da semeadura, um complexo de fertilizantes minerais é aplicado a uma profundidade de 8 a 10 centímetros. São adicionados potássio, fosfatos e nitrogênio, o campo é nivelado e o trigo é semeado.
Para um ótimo desenvolvimento do cereal, é necessário plantar as sementes a uma profundidade de 3 a 5 centímetros e rolar o solo para compactá-lo com rolos.Antes da geada, 2-4 folhas têm tempo para crescer e o processo de perfilhamento começa; continua a uma temperatura de +2-3 °C, depois pára e recomeça na primavera, após o aquecimento do solo. Se a semeadura for tardia, o processo começa na primavera.
O trigo de primavera é semeado quando o solo aquece até +5-6 °C. As sementes são plantadas a uma profundidade de 4 a 5 centímetros e enroladas. Solo rolante, fertilizante e úmido e fértil melhoram o processo de perfilhamento.
A evolução permitiu que os cereais sobrevivessem durante milhares de anos; muitas novas variedades foram desenvolvidas; com os devidos cuidados, proporcionam um alto rendimento, porque várias espigas de grão crescem a partir de uma semente.